terça-feira, 20 de abril de 2010

Doce de maçã simples e rápido para comer em um dia chuvoso e triste


No dia em que escrevi esse post não parou de chover no Rio de Janeiro. A chuva começou no dia anterior e muita gente ficou desabrigada. Foi um dia triste. Tentei sair de casa pela manhã para ir à academia que fica na esquina e não consegui passar pelas ruas completamente alagadas. Voltei pra casa e passei o dia no computador.

À tardinha bateu aquela fome de algo gostoso, de preferência doce, e fui correndo vasculhar a geladeira em busca de alguns ingredientes que saciassem meu desejo.

Encontrei algumas maçãs passadas, um punhado de amendoins e nozes e um limão galego verde, além do pote de sorvete de doce de leite Häagen Dazs. Como sou preguiçosa para seguir receitas, resolvi fazer uma mistureba com o que tinha em casa e descobri que a experiência deu certo. Isso é raro! Por isso compartilho o passo-a-passo com vocês:


Usei seis maçãs pequenas para essa receita. Cortei-as em fatias bem finas e depois em palitos.


O amendoim e as nozes sobraram do dia da festinha da Páscoa lá em casa e resolvi usar todo o pote na receita.


O limão galego ainda não estava maduro, mas seu aroma inconfundível me fez ter vontade de usá-lo na minha “invencionice” culinária.


Separei o pote de sorvete e também a lata de azeite aromatizado com tangerina da marca Oliviers & Co. para regar a mistura antes de levá-la ao forno.


Primeiro coloquei os amendoins e as nozes na travessa, misturando-os com o azeite.


Depois acrescentei as maçãs picadas, o suco da metade do limão galego e seis colheres de sopa de açúcar mascavo. Coloquei um pouco mais de azeite por cima e levei a travessa ao forno na temperatura média por mais ou menos 40 minutos, mexendo tudo com uma colher de tempos em tempos.

Quando as maçãs estiverem amarronzadas e as nozes começarem a caramelizar, é hora de tirar a travessa do forno e montar a sobremesa. Eu usei minha caneca de vidro transparente para intercalar as camadas de sorvete com as camadas do doce de maçã. Hummmm, ficou uma delícia! Só não dá pra demorar muito a comer porque o sorvete derrete rápido!


O resultado está na foto acima. Repararam no guardanapo estampado? É mais um da minha coleção! Isso virou uma mania!!!! Tenho preferência por cores quentes e acho que um guardanapo bonito acrescenta um charme a mais na hora de servir.

Se alguém testar a receita e achar que dá pra melhorar alguma coisa, só precisa deixar um recado aqui, tá? Podem palpitar e sugerir modificações à vontade, não se sintam constrangidos, até mesmo porque eu faço tudo de olho e normalmente nunca mais repito a receita com medo de dar errado… meio maluca, né?

Beijos e bon appétit!

Bonfa ass