Antes de revelar quem é o casal de celebridades acima, preciso apresentar essa pessoa querida e fantástica que é a Eliete, responsável por caracterizar os noivos de forma brilhante!
Conheci essa menina doce, gentil, simpática, criativa, talentosa, generosa e detentora de um sorrisão super cativante, além de muitos outros adjetivos que não caberiam numa só frase, através do blog. Desde então, trocamos inúmeras mensagens de e-mail e fomos nos conhecendo aos poucos. Minha admiração e carinho pela Eliete vem aumentado dia após dia!
Por tudo isso e muito mais, tenho muito orgulho de apresentar a vocês essa pessoa especial, que hoje vai nos contar um pouco sobre sua vida na Holanda, onde mora, mas já estou esperando um segundo texto sobre o incrível trabalho realizado pela Eliete.
Com a palavra, minha querida amiga!!!!
É muita alegria e porque não dizer, orgulho, participar da Secão BONFA CONVIDA. Quem passa por aqui não tem como sair sem idéias novas e nem sem sentir a criatividade estimulada.
Virei fã de carterinha da Katia, criativa, atenciosa, inteligente e bem humorada. As vezes me pergunto como ela consegue fazer tantas coisas, realmente é como se descreveu, uma designer de mente inquieta para quem a vida não tem espaço pra monotonia. Antes de começar o meu texto, quero lhe dar os parabéns por divulgar suas idéias, incentivar a amizade e saiba que eu sou uma das blogueiras que incentivada pelo seu blog, resolvi compartilhar as coisas bacanas que vivo.
Resolvi contar para vocês as coisas do cotidiano, o que me surpreendeu e venho aprendendo nestes quase completos quatro anos de Holanda, minha primeira viagem ao exterior e já vim para morar.
O primeiro impacto foi o frio, cheguei em outubro, ainda não estava tão frio, mas para uma brasiliense criada no clima de cerrado, foi e ainda é complicado me habituar a usar tantas roupas, meias botas, casacos e cachecois.
Quando cheguei a Holanda fiquei uma semana em Roterdam, onde se encontra um dos portos mais importantes da Europa. Esta cidade havia sido destruída por um ataque de Hitler, foi reconstruida e hoje em dia é uma cidade linda, cheia de prédios, super moderna, e muito nova. Tem um desing bem diferente do restante do país. Um exemplo são as Kijk-Kubus (casas-cubos).
É possível visitar o interior de uma delas por 2,00 euros neste endereço: Overblaak, 70. Uma sensação sufocante, eu não poderia viver em uma apartamento assim, as janelas não dão boa visualização, o teto é muito baixo e acredito que no verão deve ficar SUUUPER abafado.
Rotterdam Kijk-Kubus
Ainda em Rotterdam, Diergaarde Blijdorp - Este Zoo vale a pena visitar e durante o mês de setembro a entrada custa £10,00! Girafas, Pingüins, Gorilas, Búfalos, Ursos polares, um oceanário que possue inclusive tubarões. Eu nunca tinha ido a um desses, fiquei paracendo criança. Tirei foto de tudo que se movimentava, e os pinguins, que gracinha, estavam de mau humor e todos ficaram de costas para a platéia.
O Gorila ficou famoso e foi apelidado de Bokito, pois segundo os notíciarios, uma senhora ia sempre visitá-lo para provocá-lo, fazendo imitações e caretas, e um um belo dia ele resolveu dar um basta e a atacou. Não sei se tem a ver com o fato de que ele havia se tornado pai recentemente. Depois do ocorrido fizeram várias modificações em seu cativeiro.
Diergaarde Blijdorp

Pinguins e Bokito
Meu segundo impacto foi descobrir que a maioria das Holandesas tem seus bebês em casa e para a surpresa ficar um pouco maior, com PARTEIRAS, conhecida como Verloskunde.
É, aqui o sistema é bem diferente, as grávidas não se tratam com obstetras nem ginecologistas, só em casos de gravidez de risco. O pré natal é todo acompanhado por uma equipe de parteiras, que recebem uma educação de quatro anos voltada para o parto normal. Não são feitos todos os exames rotineiros que fazem no Brasil e não se pode escolher entre cesária e normal. Cesária, só em casos de alto risco.
Nunca imaginei isso, mas as crianças Holandesas não acreditam em papai Noel, ao invés dele, elas esperam ansiosamente pelo Sinterklaas ou São Nicolas e seu ajudante Zwarte Piet. Para criançada é o Sinterklaas, montado em seu cavalo Américo que entrega os presentes de acordo com o bom comportamentio delas.
Na minha humilde opnião ele é uma imitação do papai Noel a cavalo.
SinterKlaas
A Holanda é cheia de cidezinhas onde as casas parecem de boneca, muitas vacas e ovelinhas nos pastos e os canais finalizam o toque romântico.
Uma dessas encantadoras cidades é Koog-Zaandijk - Uma cidade tipica Holandesa bem próxima a Amsterdam, de trem chega-se, aproximadamente, em 20 minutos e a passagem custa 4,50 Euros. Possui uma fabrica de chocolate que deixa um cheiro MUITO GOSTOSO no ar. Bela paissagem, os moinhos dão o toque romântico. Um deles é aberto para visitantes, a entrada custa 2,00 euros. Para quem não conhece um e não sabe como funciona seu sistema vale a pena conferir. Existem pessoas que vivem dentro dos moinhos, uma casa mesmo, com sala, cozinha, banheiro... Depois dos moinhos existe uma pequena fabrica de queijo de cabra, produzidos artesanalmente, com direito a degustação ;-)!
E outra cidade apaixonantemente bonita e pequena onde todos se conhecem é Volendam, a cidade dos pescadores, onde encontra-se a Holanda antiga. Tem uma loja onde os visitantes podem se vestir a caráter e calçar os famosos tamancos de madeira para tirarem uma linda foto.
Passeando por Volendam
A culinária holandesa não é muito vasta, consomem muitos pães, uma variedade deles, inclusive com sementes de girassol, que até então eu acreditava ser comida de papagaio e muita batata, tal como sugere o pintor Holandês Vicent van Gogh em seu quadro intitulado Os Comedores de Batatas. Um dos petiscos preferidos deles é a batata frita com maionese vendido em quase toda esquina. Não posso deixar de fora a variedade de queijos como por exemplo Gouda e o Edam, a famosa cerveja Heineken, aliás tem um museu super bacana dessa cerveja em Amterdam.
Os comedores de batatas
Conheci a stroopwafel, uma famosa bolacha recheada com um tipo de melado, super doce que faz sucesso na Holanda desde o século 19, o ‘frikandel’ espécie de bolinho de carne moída que ninguém sabe de verdade a receita, pão com croquet, juntos e no topo da minha lista de coisinhas que não experimentarei novamente estão os ‘drops’ uma bala preta doce-salgada de anis e o arrenque, um peixe muito gorduroso que é comido cru acompanhado de cebola.
Comidas tipicas. Imagens retiradas da internet.
Adoro passear pelas feiras onde se encontra de tudo um pouco. Barracas de peixes frescos e também já fritos. Barracas de usados, que vendem desde roupas, livros, sapatos, eletrodomésticos a antiguidades e é impressionante que estes tipos de barracas estão sempre cheias. E só uma vez encontrei algo bacana.
Isso é só um pouquinho da Holanda, ainda tenho muito para contar, muito para conhecer e compartilhar. Deixei para falar sobre Amsterdam da próxima vez. É a cidade onde moro e merece destaque especial, por ser uma cidade culturalmente diferente do resto do mundo.
A Katia deixou e... se vcs quiserem voltarei!
………………………………………………………………………………………………………….
Querida Eliete, sua simpatia e alegria de viver me encantam, além do seu bom gosto e talentos diversos! Eu quero muito que você participe do BONFA CONVIDA quantas vezes desejar e você pode escolher à vontade sobre o que gostaria de escrever! Dou carta branca pra você, claro!!!!!
Eliete, conheci Amsterdam em 2007 e também amei o museu da Heineken! É chamado de “Heineken Experience” e o ingresso dá direito a degustação de 3 tipos de cerveja. No final da visita, tem uma lojinha, claro, onde comprei um abridor de garrafas que está preso na parede da cozinha e um presentinho pro meu avô, já falecido.
Bom, vocês querem saber quem são as celebridades retratadas pela Eliete na primeira foto desse post? Confiram aqui:
http://ateliete.blogspot.com/2010/07/wesley-sneijder-en-yolanthe-cabau.html
E também recomendo que assistam a entrevista dessa querida amiga na TV holandesa clicando no link abaixo:
http://www.shownieuws.tv/web/show/id=186466/langid=43/contentid=198368
Tenho certeza de que vocês irão se apaixonar por essa menina e por seus incríveis trabalhos. Para conhecê-la melhor, basta acessar os dois blogs que ela mantem:
http://papeandocomateliete.blogspot.com/
Neste segundo, ela fotografa festinhas, mesas decoradas, além de comidinhas fofas e criativas que prepara em casa para os amigos! Se vocês gostam de ler minhas peripécias aqui no CASOS E COISAS, vocês vão adorar o PAPEANDO COM ATELIETE! Eu recomendo MUITO!!!!!!!
Um grande beijo e um maravilhoso final de semana pra todos! Até segunda!