É Natal e eu aproveito para presentear vocês com uma convidada muito querida que, além de nos contar um pouco da sua história de vida, trouxe uma receita super especial para compartilhar conosco!!!!
Quando a querida Katia me convidou para participar do "Bonfa convida", fiquei super feliz e ao mesmo tempo muito insegura. Explico: como tudo que vejo nas festas dela e em seu blog em geral é sempre tudo muito chic e delicado, pensei que minhas comidinhas não tem nada de refinado e poderia "distonar" do objetivo do "Casos e Coisas da Bonfa". Mas hoje, dentro de minha insegurança, pensei: "Bom... ela conhece o meu trabalho e me convidou, então é porquê ela gosta do que eu faço!".
Sempre trabalhei muito e como morava sozinha, só comia em restaurantes. Em casa fazia no máximo uma macarronada e algumas tortas doces em dia de festa - era a única coisa que cozinhava bem e com prazer - mas tinha horror a panelas!
Meu marido é italiano e quando foi ao Brasil, antes de casarmos, meu irmão e meu sobrinho fizeram terrorismo com ele, dizendo que eu não sabia cozinhar. Eu também pensava que era verdade! Para impressionar resolvi enfrentar e fiz uma comidinha (exatamente como mandava a receita), mas fiquei irada, pois meu dito sobrinho ajoelhou-se no chão elevou as mãos ao alto e gritou: "Aleluia!". Que nervoso! Todos começaram a rir e percebi a cara de preocupação do meu futuro marido. Ainda bem que ele aprovou o almoço, para compensar o macarrão horrível da noite anterior!
Há 3 anos moro na Itália e simplesmente me apaixonei por culinária. Na primeira semana comecei a inventar, não tinha outro jeito, e alguns dias depois meu marido disse que estava amando a minha comida e confessou que sentiu muito medo por tudo que havia escutado no Brasil ao meu respeito sobre como ser um fracasso na cozinha e que eu era a melhor cozinheira do mundo! Modestia à parte, com o passar dos meses, fui percebendo que ele tinha uma certa razão - ao menos no nosso mundinho me considerava a melhor.
Vi que não gostava de cozinhar porque não tinha tempo e agora como ainda não posso trabalhar aqui, pois meu diploma ainda não foi reconhecido, tive tempo de sobra em casa para fazer e acontecer.
Amo a psicologia, passei anos da minha vida atendendo, mas estou pensando seriamente em render-me aos encantos da culinária definitivamente.
No Cucchiaio Pieno compartilho algumas receitas que inventei, outras que aprendi e alguns truques de uma cozinheira amadora, que mal sabia o significado de pesos, medidas, temperaturas, gratinar, al dente, entre outros.
Como sou vegetariana espero, com meu pequeno trabalho no blog, quebrar o mito que algumas pessoas tem de que quem não come carne come mal e tem poucas opções. Posso assegurar que não é verdade!
Katia, muito obrigada pelo convite, você é um amor!
Bjo grande no teu coração,
Léia Silva
TORTINHA DE BRÓCOLIS E PINOLI AO PERFUME DE LARANJA
Fonte: Revista Cucina moderna Oro - n° 61
Dificuldade: fácil
Preparação: 15 minutos
Forno: 40 minutos
Ingredientes para 4 pessoas
250 gr de farinha de trigo
100 gr de manteiga
1 ovo e uma gema
a casca ralada de uma laranja orgânica
800 gr de brócolis
100 ge de ricota
50 ml de creme de leite fresco
50 gr de pinoli
40 gr de queijo parmesão ralado
farinha de trigo
sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo
Coloque no mixer a farinha de trigo, 80 gr da manteiga gelada em pedaços, a casca da laranja, a gema com 2 colheres (sopa) de agua e uma pitada de sal até obter uma mistura granulada. Termine de trabalhar a massa a mão, formando uma bola, envolva-a com uma película (plástico de cozinha) e deixe repousar.
Lave o brócolis, divida-o em buquês e cozinhe-os. Separe alguns buquês e bata no mixer ou liquidificador o restante com o ovo, o creme de leite, a ricota, o queijo parmesão e pimenta-do-reino a gosto.
Abra a massa e use-a para cobrir 4 forminhas para tartellette untadas e enfarinhadas; encha com o creme de brócolis, polvilhe com pinoli e enfeite com os busques reservados. Leve ao forno preaquecido a 180°C por uns 20-25 minutos. Espere alguns minutos antes de desenformar e sirva.
…………………………………………………………………………………………………
Pessoal, quem acompanha as peripécias culinárias da Léia no CUCCHIAIO PIENO não imagina que um dia ela pensou que não tinha talento para a cozinha! Eu me surpreendi com a declaração dessa talentosa blogueira que me faz suspirar com seus posts cheios de delícias doces e salgadas. Para mim, a Léia é mais um exemplo de que nunca é tarde pra gente descobrir novos gostos e aptidões!!!!
Há algum tempo eu sei que a Léia é vegetariana, mas eu demorei a descobrir isso tamanha é a variedade de receitas que ela publica toda semana. Eu espero um dia me tornar vegetariana também e, se eu tivesse a Léia como personal chef, já pararia de comer carne hoje mesmo!!!!!
Querem conhecer melhor essa mulher talentosa, sensível, atenciosa e muito simpática? Basta clicar no seguinte link para encantar-se com suas criações:
http://www.cucchiaiopieno.com/
Um grande beijo pra todos com votos de um Feliz Natal!!!! Que Papai Noel nos traga muito amor, paz e harmonia!!!!