Algumas horas antes de aterrisar em São Francisco, na Califórnia, vi pela janela do avião uma paisagem cheia de montanhas cobertas de neve. Apesar do medo de voar, eu adoro observar o mundo lá de cima e, quando o dia está bonito e não há turbulência, essa visão me dá uma tremenda sensação de paz…
A viagem foi extremamente cansativa e levamos umas 20 horas pra chegar ao nosso destino final. Meus pais e eu saímos do Rio, fizemos conexão em Houston após 10 horas de vôo e esperamos mais duas horas antes de embarcar em um uma jornada de mais 4 horas rumo à São Francisco. Quando chegamos na casa da minha irmã, eu estava exausta e só pensava em dormir, mas com a diferença de fuso de 6 horas, os relógios lá ainda marcavam meio-dia. Consegui tirar um cochilo à tarde e brincar com meu sobrinho Gabriel, que ficou todo feliz ao ver as visitas chegando!!!! Ele só ficou um pouco decepcionado porque não levamos o Baixinho, um dos cachorrinhos da minha mãe por quem ele se afeiçoou quando esteve no Brasil em novembro. Na foto acima, vocês podem ver minha cara de sono ao acordar no dia seguinte, quando recebi o abraço delicioso do Gábi acompanhado de um “Bom dia, Tia Kate”! Ah, que coisa mais liiiinda!!!! Já estou morrendo de saudades daquele largo e espontâneo sorriso de felicidade, além dos cachinhos dourados…
Depois de tomar o café da manhã, eu e meu pai decidimos pegar o metrô até uma estação antes do EMBARCADERO para começarmos nosso passeio. Meu pai já esteve outras vezes na cidade, mas essa foi minha primeira viagem à costa oeste dos Estados Unidos e eu estava ansiosa pra começar a fazer o reconhecimento do local e caminhar bastante!!!
Segundo o site UOL VIAGEM, “São Francisco encanta pela geografia, arquitetura, música, gastronomia, pelo clima, pelos parques, passeios e pelas boas compras. A cidade foi construída em meio a 43 montanhas e colinas. Tem como cenário o mar do Pacífico, ladeiras, artistas de rua, espigões que contrastam com casas vitorianas, museus importantes, grandes casas de espetáculo e uma ponte que é considerada uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, a Golden Gate Bridge. Na bagagem, até os mais calorentos devem levar um casaco. O clima de São Francisco varia bruscamente num mesmo dia. Mesmo no verão, a temperatura pode cair até 9ºC, da manhã para a noite. É comum enfrentar frio de 16ºC nos meses de junho e julho. O clima é seco, variando entre quente e frio.”
Essa última parte geralmente surpreende os visitantes e também surpreendeu minha irmã, que trocou um verão de 35 graus em Washington por outro de 19 graus em São Francisco!
Começamos nosso trajeto no RINCON PARK, perto da ponte BAY BRIDGE, que fica linda à noite, toda iluminada. Apesar da neblina e do friozinho matinal, havia muitas pessoas correndo no calçadão com vista para a baía.
O parque abriga uma enorme escultura de fibra de vidro representando arco e flecha chamada CUPID´S SPAN.
De lá, seguimos caminhando até o EMBARCADERO, que faz parte do Porto de São Francisco e abriga o FERRY BUILDING MARKETPLACE, um mercado com várias lojas e quiosques especializados em acessórios para bar e cozinha, como a SUR LA TABLE, além de vinhos, molhos, temperos e guloseimas variadas.
Fiquei surpresa com a variedade de cogumelos de todos os tamanhos, formatos e cores expostos nessa loja!
Doces delícias como brownies, fudges, cookies, marshmellows e cupcakes estão por toda a parte.
Na parte de fora do Marketplace havia uma feira de produtos orgânicos com direito à provinha de quase tudo, que maravilha!!!!
Meu pai adorou essa grapefruit beeeeem vermelha, que com certeza seria uma ótima matéria prima para uma caipivodka azedinha do jeito que eu gosto!!!!
Uma banda bem animada e vestida com roupas de época alegrava os passantes e frequentadores do local que faziam suas comprinhas ou tomavam o café da manhã ao ar livre.
Depois de beliscar alguns mini-sanduíches, cookies, frutas etc. na feirinha orgânica, continuamos caminhando pelo Waterfront, apreciando a vista da baía de diferentes ângulos.
Achei uma graça essa barraquinha de cachorro-quente que lembra um bondinho!
Enfim chegamos ao PIER 39, onde encontramos diversos restaurantes temáticos, lojas, o Aquário de São Francisco, um lindo carrossel e até mesmo alguns leões marinhos brincalhões!!!!
O WIPE OUT tem como tema o surf e, além de deliciosos hamburguers, lula empanada e comida mexicana, possui drinks maravilhosos em seu cardápio. Nesse primeiro dia, só passamos em frente ao restaurante, mas na penúltima noite da viagem voltamos e experimentamos algumas delícias. Mais tarde eu posto as fotos aqui!!!!
Achei fofíssima a fachada desse restaurante especializado em frutos do mar. Reparem na figura do capitão gancho com um peixe meio mal-encarado na frigideira, não é uma graça?
Também adorei a loja de produtos irlandeses que vende CDs de música celta, mapas do país, pequenas estatuetas de leprechauns, perfumes, canecas de chopp, souvenirs da Guinness etc. chamada TREASURE IRELAND, que faz um trocadilho com o nome TREASURE ISLAND (A Ilha do Tesouro), o clássico livro do Robert Louis Stevenson. Navegando pelo site, vi que eles vendem velas em formato de chopp Guinness, além de saleiro e pimenteiro que imitam tulipas de chopp da mesma marca… ai, ai, porque foi que eu não entrei na loja e me contentei em observar a vitrine? Teriam sido ótimas aquisições para a próxima degustação de cervejas lá em casa, vejam só!!!!
Na foto abaixo, vocês podem observar o lindo carrossel que mencionei anteriormente e a entrada para o restaurante temático BUBBA GUMP SHRIMP CO., cheio de referências a um dos meus filmes preferidos, FORREST GUMP: o contador de histórias.
Paramos no Bubba Gump para tomar um chopp SAMUEL ADAMS acompanhado de um belisquete bem engordativo…
Reparem na criatividade dos ítens que estavam na nossa mesa: o cardápio vinha grudado em uma raquete de ping-pong e as placas RUN FORREST RUN e STOP FORREST STOP serviam para indicar se você ainda estava comendo ou se já estava satisfeito e queria pedir a conta. Bastava trocar do RUN pro STOP que o atendente vinha à sua mesa com o valor da refeição. Isso não faz muito sentido pra quem não viu o filme, mas são duas referências ao personagem interpretado pelo ator TOM HANKS (meu ídolo da adolescência, lindo e talentoso!!!!).
Os camarões empanados com batatas fritas, molho picante e saladinha Cole Slaw estavam bem suculentos, mas eu preferi comer unzinho só e meu pai deu conta do resto!
Após a parada para o mini-almoço (era quase meio-dia), deixamos o PIER 39 em direção ao FISHERMAN´S WHARF, um dos principais pontos turísticos de São Francisco, que concentra um mercado de peixes frescos e restaurantes conceituados.
No meio do caminho encontrei essa simpática caveira e, como eu adoro uma oportunidade pra liberar a criança que existe dentro de mim, resolvi tirar uma foto junto com o personagem.
A placa ali atrás indica que estamos bem no centro do FISHERMAN´S WHARF, um local super badalado onde existe uma série de opções divertidas para crianças e adultos como o RAINFOREST CAFÉ, o MUSEU DE CERA e o MUSEU RIPLEY´S (aquele do “Acredite se Quiser” com o Jack Palance, lembram????).
A BOUDIN é uma conceituadíssima confeitaria, bistrô, museu e loja de artigos gourmet para cozinha, como temperos diversos, azeites aromatizados, porta-copos, moedores de pimenta, livros de receitas etc. Tudo bem diferente e de muito bom gosto. Como a fachada é inteira de vidro, pode-se observar os funcionários preparando os pães que contem sabores e formatos variados, incluindo os famosos bichinhos das fotos abaixo.
São verdadeiras esculturas feitas de pão, né?
Seguindo sempre em frente, chegamos ao ponto final do bondinho (CABLE CAR) da linha Powell-Hyde, que fica próximo à praça GHIRARDELLI, e fizemos a viagem completa até a outra extremidade, onde o bonde faz a curva manualmente e volta pelo mesmo caminho.
Consegui tirar a foto acima um pouco antes de cruzarmos com o bondinho que vinha na direção oposta. Descemos na Market Street e pegamos o metrô de volta para a casa da minha irmã Flávia, onde ela e minha mãe estavam ocupadíssimas preparando deliciosos quitutes para a festa de 3 aninhos do meu sobrinho, cujo tema foi ELVIS PRESLEY, seu ídolo!!! Sendo assim, nosso primeiro dia terminou com uma festa bem animada e pude conhecer alguns casais de amigos da minha irmã, todos extremamente simpáticos e atenciosos. Bom, como acho que essa festa merece um post só pra ela, vou terminando por aqui e deixo com vocês uma prévia do que mostrarei em breve!!!!
Cenas do próximo capítulo
Um grande beijo e uma semana maravilhosa pra todos!!!! Na quarta-feira vou publicar o resultado do CONCURSO DA BONFA sobre FESTAS DE FIM DE ANO. Espero vocês aqui!!!!