Bom dia, pessoal!!!! Espero que o final de semana de vocês tenha sido tão legal quanto o meu!!!! Lembram da promessa que fiz na semana passada sobre o novo concurso em parceria com a editora ELSEVIER (que publicou o livro AS MULHERES FRANCESAS NÃO ENGORDAM)? Pois bem, vim aqui divulgar mais um belisquete testado e aprovado que aprendi a fazer por meio da publicação, além de compartilhar com vocês o passo a passo da receita da SOPA DE CENOURA E LARANJA que postei na quarta-feira.
Então vamos por partes: primeiro segue a receita das TARTINES DE QUEIJO DE CABRA E AVELÃS que aparecem na foto de abertura desse post…
A receita requisita os seguintes ingredientes: pão integral, queijo de cabra fresco, mel, avelãs e alecrim fresco.
Fui ao mercado na quarta-feira para comprar a matéria prima, mas não encontrei avelãs nem queijo de cabra puro, sem tempero. Então resolvi adaptar a receita e substituir as avelãs por amêndoas e o queijo de cabra puro pelo tipo aperitivo com ervas finas.
Encontrei esse pão integral do tipo alemão e achei que era a base ideal para as tartines (espécie de torradinha) que eu me propus a fazer. Cortei as fatias em quadradinhos e as coloquei em uma travessa de vidro para irem ao forno até tostarem.
Em seguida, bastou espalhar o queijo de cabra por cima das torradas, salpicar algumas avelãs picadas, cobrir com mel e finalizar com um raminho de alecrim. Super simples de fazer, né? Podem acreditar que o resultado é delicioso e que essa entradinha é perfeita para qualquer evento. Lembram dessa travessa de vidro que comprei por 3,99 reais e mostrei na FESTA ALEMÃ? Ela reforça minha crença de que nem tudo o que que é bom e bonito precisa ser caro.
Agora vamos à receita que eu fiquei devendo na semana passada?
SOPA DE CENOURA E LARANJA
INGREDIENTES
4 colheres de sopa de manteiga sem sal (sou rebelde e usei a com sal, rsrsrsrs!)
1/2 cebola grande descascada e picada
1/2 kg de cenouras descascadas e picadinhas
Casca de uma laranja
Uma batata média descascada e picada
4 xícaras de caldo de galinha ou de água (confirmando minha rebeldia, usei caldo de legumes)
1/2 xícara de leite integral ou semidesnatado
Sal e pimenta do reino moída na hora
MODO DE PREPARO
1. Derreta a manteiga em banho-maria. Acrescente a cebola e refogue por 4 ou 5 minutos até ficarem macias.
2. Adicione as cenouras, a casca de laranja, a batata e o caldo de galinha e deixe levantar fervura. Tampe, reduza o fogo e cozinhe até que as hortaliças fiquem macias, por mais ou menos 30 minutos.
3. Transfira cuidadosamente a mistura para o liquidificador ou processador de alimentos e bata bem até obter uma consistência cremosa. Acrescente o leite e tempero a gosto. Esta sopa pode ser servida quente ou fria.
Para finalizar, seguem as regras do concurso, que terá como juradas eu e a Roberta, da editora ELSEVIER:
Respondam à seguinte pergunta nesse post (só vale nesse post, tá?):
“Qual o segredinho ou receitinha que você tem mas as francesas não tem?”
A Roberta e eu analisaremos as respostas e selecionaremos a que considerarmos mais criativa/interessante/divertida para ser a vencedora do concurso!!!!!
Caprichem, pessoal, e boa sorte!!!!! A promoção é válida para moradores do Brasil e exterior, seguidores ou não do blog… Enfim, todo mundo!!!!!!!!
Escrevam suas frases aqui até dia 28 de fevereiro, estamos esperando!!!!
Um grande beijo e até quarta-feira!!!!