terça-feira, 10 de maio de 2011

KYNSILAUKKA: um restaurante finlandês especializado em alho

Quando o Marcelo me falou sobre esse restaurante especializado em alho, que era praticamente “temático”, achei a ideia interessantíssima e, apaixonados pelo tempero, resolvemos procurar o local em Helsinque, na Finlândia. Essa foi a primeira refeição da nossa viagem de férias pelo Leste Europeu e posso dizer que ficou entre as “TOP 5” experiências gastronômicas do passeio.

A decoração do KYNSILAUKKA é simples, simpática, aconchegante e os funcionários são bastante atenciosos.

Nosso amigo Roberto, que mora há 3 anos em Helsinque e nunca tinha ouvido falar do lugar, nos acompanhou nessa aventura e eu fiquei muito feliz por saber que ele gostava de alho, condição fundamental pra colocar os pés no restaurante, já que o aroma do tempero tem presença marcante no ambiente!!!!

No cardápio de bebidas, vimos vários drinks e cafés feitos com alho e, como gostamos de experimentar novidades, pedimos um martini e uma cerveja de alho.

Não me empolguei com o martini porque achei-o muito básico: a única diferença para o convencional era o dente de alho ao invés da azeitona espetada no palito.

Mas gostei muito da cerveja, cujo aroma do tempero já se sentia na espuma. Provavelmente tratava-se da própria LAPIN KULTA, marca tradicional finlandesa, misturada a alguma essência de alho. Foi aprovada!!!!

Havia quatro pastinhas na mesa quando chegamos e todas estavam sensacionais!!!!

Foi difícil identificar exatamente os ingredientes de cada uma delas, mas acho que a vermelha mais grossinha levava pimentão, a outra vermelha era meio agridoce e parecia ser feita com uma pimenta fraca, a branca devia ser de cream cheese e a verde permanece uma incógnita. Vocês tem alguma ideia do que poderia ser pelas imagens acima? Todas estavam bem carregadas no alho, uma delícia!!!!

Achei o cardápio variado na medida certa: nem opções demais, nem de menos. Uma vez assisti a um programa do Chef Gordon Ramsey no qual ele dizia que um bom restaurante não deve ter um número exagerado de pratos porque é sempre melhor investir na qualidade do que na quantidade. Acho que isso serve pra praticamente tudo na vida, né?

Para ver o cardápio completo do restaurante em inglês, clique aqui:

http://www.kynsilaukka.com/alacarte.html

Fui a única que pediu entrada e optei pelo HOT GOAT´S CHEESE (queijo de cabra quente). Ameeeeeei o prato e sua apresentação!!!! Além do queijo de cabra em si, que veio sobre uma torradinha com bastante molho de alho por cima, uma saborosa salada verde com rúcula, alface roxa, pepinos, morangos e um vinagrete adocicado incrementavam essa delícia. Hummm, me lembro bem do gostinho do queijo meio derretido até hoje e pretendo tentar reproduzir esse belisquete em breve!!!!

No cardápio de entradas, havia alguns pratos meio exóticos como língua de rena defumada servida fria… mas, uiiiii, não sou tão corajosa assim, rsrsrsrsrs!!!!

Meu pedido principal foi um dos dois melhores que provei na viagem. Era o HOME SMOKED SALMON e foi nessa hora que percebi que o cardápio economizava na descrição dos pratos e não me preparou para essa delícia de salmão defumado que vinha acompanhado por agrião, alho-poró, pignolis e molho cremoso de alho, além de um bowl com batatinhas sautée à parte.

O Marcelo pediu o LAMB STEW (ensopado de cordeiro) e eu não esperava muita coisa do prato porque não gosto de ensopado nem de cordeiro, mas me surpreendi positivamente com o sabor do molho maravilhoso!!!! O Marcelo adorou seu pedido, mas como estava cremoso demais, “roubou” algumas das minhas batatinhas para acompanhar a carne.

O prato do Roberto parecia ser o mais farto e também agradou: SEAFOOD CASSEROLE (cassarola de frutos do mar).

Eu nem estava muito a fim de sobremesa, mas como resistir a um inusitado sorvete de alho???? Eu não me reconheceria se deixasse passar essa oportunidade!!!! Adorei o sorvete, que tinha mais sabor de laranja amarga do que alho em si, mas dava pra sentir um leve gostinho. A calda estava deliciosa e as fatias de morango, bem suculentas.

No final do jantar, depois de pedir a conta, nos foi oferecido um copinho de licor de… anis, será? Não tenho certeza, poderia ser também algum tipo de erva, só sei que achei delicioso e adoro esses mimos inesperados!!!! Não é legal a gente receber uma surpresa ou um pequeno bônus quando faz alguma compra? Sempre digo que os detalhes fazem a maior diferença!!!!

E assim terminou nossa aventura no restaurante temático de alho. Alguns dias mais tarde, descobrimos que existiam outros restaurantes desse tipo nos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), mas como ficamos somente dois dias em cada lugar, preferimos experimentar a culinária local. De qualquer maneira, se algum dia voltarmos pela terceira vez à Finlândia, gostaríamos de repetir a dose!!!!

Um grande beijo e uma ótima quarta-feira pra vocês!!!!!

Bonfa ass