Minha primeira convidada pós-férias tem um talento enorme para a cozinha e veio nos presentear com uma criação super inusitada e divertida, o TAPIDOG! Vamos conhecê-la?????
Impossível começar essa introdução sem agradecer a grande honra de ter sido convidada pela Katia para fazer parte da sessão "Bonfa Convida". Se hoje eu me arrisquei a virar uma blogueira foi muito por conta de ter ficado maravilhada ao conhecer o "Casos e Coisas da Bonfa". É um lindo blog, feito com amor e dedicação, e que me deixa sempre com água na boca.
Como digo no meu blog "Fazendo Arte na Cozinha", tenho uma grande paixão pela culinária, mas ela estava um pouco de lado, até encontrar o blog da Bonfa e inúmeros outros que passei a seguir e visitar sempre que tinha vontade de fazer algo diferente. Depois disso, a vontade de voltar a cozinhar veio com força total, e desde então não largo o fogão, e os amigos fazem cada vez mais fila para serem minhas cobaias.
Costumo brincar dizendo que tudo começou no meu aniversário de um ano, quando minha mãe estava assando o meu bolo de aniversário e eu dei um perdido nela e meti as duas mãozinhas na porta do forno. Digo que o acidente me fez ter uma paixão por bolo quente, lógico que ganhei duas queimaduras, mas isso acabou se tornando um grande amor pelo fogão e não um trauma que me levou para longe dele.
Depois disso sempre estive grudada na barra da saia da minha mãe, quando ela estava perto do fogão. Lembro que sempre ficava querendo saber dela para que era aquele ingrediente, ou que tempero estava sendo usado, e é claro como se fazia aquela receita.
Minha primeira tentativa na cozinha foi fritar ovo. Eu devia ter uns 7 anos. Claro que não acertei de primeira, o ovo caiu foi em cima do fogão, mas como sou brasileira, não desisti até hoje...
Além dos bloggers, também não deixo de assistir aos meus programas de gastronomia prediletos. Tudo começou com Ofélia, depois Ana Maria Braga, e hoje, adoro o Jamie Oliver, Claude Troisgos, Nigella Lawson, e mais recentemente as Receitas de Chuck.
Só sei que com essa "brincadeira" de blog e receitas pra lá e pra cá, estou me tornando consultora dos amigos e minhas receitinhas também estão sendo seguidas por eles, o que me deixa mais animada ainda em continuar mexendo o caldeirão e testando aqui e a ali para ver a mágica que vai dar.
Um dia vou conseguir realizar o meu desejo, que é o de um dia ainda fazer um curso de gastronomia. Não sei se seria para trabalhar na área, mas para conhecer mais profundamente essa arte que amo tanto, que é a alquimia de misturar elementos que às vezes imaginamos que não tem nada a ver , mas no final vira uma combinação perfeita.
Por isso é que a receita de hoje é o Tapidog, ou um Cachorro-Quente na Tapioca, uma mistura de um tradicional sanduíche americano , que é o hot dog, com a Tapioca, famosa no Nordeste brasileiro. Olhem só no que deu. Abraços para todos.
TAPIDOG
Ingredientes:
Farinha de tapioca
Requeijão cremoso
Requeijão sabor cheddar
Alho poró
Azeite
6 salsichas
Salsinha picada
Modo de Preparo:
Dê uma leve fervura nas salsichas e reserve.
Misture os dois tipos de requeijão e reserve.
Refogue o alho poró no azeite até murchar e também reserve.
Em uma frigideira em fogo baixo, peneire a farinha de tapioca o suficiente para formar um disco, nem muito grosso, nem muito fino, quando estiver solto virar o outro lado, tomando cuidado para não queimar. Repita essa operação até ter 6 discos de tapioca.
Em seguida passe a mistura de requeijão por todo o disco, espalhe um pouco de alho poró sobre o requeijão e por último coloque a salsicha e enrole como uma panqueca.
Salpique salsinha sobre um prato e coloque o taipidog cortado ao meio na diagonal.
Sirva acompanhado do molho que preferir. Eu usei os tradicionais catchup e mostarda, mas posso garantir que sem molho também fica perfeito.
Bem como a mistura dos dois requeijões, que pode ser substituída por qualquer outro molho.
E o recheio pode ser ainda de carne seca desfiada com queijo coalho, ou qualquer outro recheio que a imaginação e criatividade criar!!!
Espero que gostem!!!
Janaina Oliveira
………………………………………………………………………………………………………………….
Jana, sou eu que agradeço a sua participação e seu carinho demonstrado nesse texto e nos comentários que você escreve aqui no blog. É realmente bom demais fazer o que a gente gosta, né? Entendo perfeitamente o prazer que você sente ao criar seus belos pratos, em montar uma “produção” para fotografá-los e depois postar as receitas no FAZENDO ARTE NA COZINHA! Dá pra perceber claramente que tudo o que você prepara é feito com muito amor, dedicação e capricho. Deixo aqui registrada minha admiração pelo seu talento e originalidade: o TAPIDOG é um dos belisquetes mais criativos que já vi!!!! Parabéns por todo o conteúdo do blog, que é bem diversificado e tem pratos para todos os gostos!!!!
Para se deliciar com as receitas da Jana, basta clicar no seguinte link:
www.fazendo-artenacozinha.blogspot.com
Um beijo enoooorme com votos de um final de semana apetitoso pra todos vocês!!!!
E FELIZ DIA DAS MÃES!!!!!!!