quinta-feira, 23 de junho de 2011

Passo a passo de pratos suspensos feitos com discos de vinil

Discos_de_vinil_reciclados

Bom dia, pessoal!!!!! O post de hoje foi publicado no blog da SHEROL VINHAS há uma semana e fiquei tão empolgada com a peça que ela criou que a convidei pra participar dessa seção a fim de compartilhar com vocês o talento e a criatividade dessa artesã que se define da seguinte maneira:

“Criei este site para mostrar que podemos transformar em coisas belas tudo o que queremos, inclusive o lixo que produzimos. Sou apaixonada pelo que faço e sou preocupada com a preservação do meio ambiente e da natureza. Descobri na reciclagem de materiais usados (e descartados) diariamente em casa, uma forma de fazer arte e materializar nas minhas peças minha paixão pelas cores e brilhos, e com isso ter um profissão prazeirosa.”

sherol

Bom diaa!!

De tanto acompanhar e ficar babando nas reuniões festivas da Bonfa, a nossa linda Katia Bonfadini, do blog Casos e Coisas da Bonfa, tive a vontade de desenvolver alguma peça feita com os materiais que uso e que fossem funcionais para estas reuniões que também adoro fazer aqui em casa.

Daí surgiram os pratos suspensos de discos de vinil. Tive que fazer um bolinho rápido pra tirar a foto, né? 

Os docinhos de cima são de doce de leite com coco, especialmente vindos do Tocantins, e os de baixo também são de lá, só que são quebra-queixo. Pra quem não conhece, o quebra-queixo é um doce de melado com coco, chamado assim por ser meio duro de comer, mas o senhorzinho que faz este doce, não o deixa muito duro e fica uma maravilha, mais gostoso ainda. Meu pai sempre que vem me ver tem que trazer estas gostosas e calóricas delícias.

Bom... vocês vão ter que ler bem o passo a passo, tá? Por causa da minha mudança de casa, tive que fazer tudo muito rápidinho, mas é bem facil de fazer e é uma ideia, vocês podem adaptá-la do melhor jeito que acharem, usando materiais que estiverem a seu alcance.

discos_de_vinil1

Vocês vão precisar de discos de vinil, disquete, ferro firme, argolas pra fixar (aqui usei uns pesinhos de mesa mesmo, são estas argolinhas brancas), parafusos para os pés, missanga groça, tinta esmalte, pedaço de madeira e tampas ou latas de atum.

Pra fazer o duplo, coloquei o disco no forno quente em cima de um pirex redondo pra ele dar estas voltinhas, tempo de no máximo uns 5 minutos de forno já pré-aquecido. Dei uma demão de spray branco pra dar um fundo, fixei o ferro na madeira com "belas" marteladas e encaixei a argola.

discos_de_vinil3

Encaixei outra argola no ferro e parafusei quatro parafusos para fazer os pés. Era o que eu tinha na hora, mas vou trocar por suportes próprios pra ter um acabamento melhor.

discos_de_vinil

Fiz um furo no meio do diquete e retirei aquele disco de plástico que vai dentro dele, coloquei primeiro uma argola no ferro e depois encaixei o segundo disco e mais uma argola. O disquete é para dar firmeza ao prato, senão fica meio "molengo".

discos_vinil4

Encaixei a missanga na ponta e aí bastou pintar com a tinta esmalte. Optei pelo esmalte branco gelo para parecer cerâmica.

No prato menor dei aquela amolecida no forno, como já expliquei, e colei nele uma tampa de spray, mas já decidi substituí-la por uma lata de atum, por ser maior e dar mais equilíbrio ao prato. Pintei com o esmalte branco gelo.

Obrigada, minha querida Katia, pelo carinho e apresentação que tem nos dado tantas inspirações maravilhosas.

Beijos a todos e tenham um ótimo dia sempre, sempre.

Sherol Vinhas

………………………………………………………………………………………………………

Sherol, sou eu que agradeço a gentileza de você ter me permitido reproduzir esse post aqui e ainda dizer que fui eu que te inspirei, quanta responsabilidade!!!! Fiquei super feliz com a menção ao blog e a mim, mas eu não tenho o menor talento pra produzir algo tão diferente e interessante a partir desses materiais super inusitados!!!! Você é a criatividade em pessoa e admiro muito o seu trabalho como artesã preocupada com o reaproveitamento da matéria-prima que descartamos no dia a dia.

Pessoal, há pouco tempo eu escrevi que quando me deparo com alguma ideia original e interessante, minha vontade é de compartilhá-la com o mundo, né? Quando li esse post, fui direto convidar a Sherol para participar do BONFA CONVIDA. Achei sua criação sensacional e não me canso de elogiá-la!!!! Imaginem quanta coisa essa mulher talentosa tem para nos oferecer como inspiração!!!!

Vamos conhecê-la melhor? Basta acessar o seguinte link:

http://sherolvinhas.blogspot.com/

Um beijo pra todos com votos de um final de semana bastante criativo!!!!

Bonfa ass