terça-feira, 28 de junho de 2011

Sopa de legumes com mix de queijos + picanha de forno + massa colorida com manteiga e alho negro + drink de ameixa com espumante para um almoço de domingo


Finalmente tivemos um domingo tranquilo e sem compromissos, no qual pudemos relaxar em casa, preparar um almoço gostoso e ver alguns DVDs de filmes recentes. Às vezes tudo o que a gente quer é descansar e não ter que pensar em nada, né?

Não havia programação para esse dia e o Marcelo sugeriu que a gente preparasse uma comidinha em casa mesmo. Nós adoramos sair pra almoçar no domingo, mas eu estava com “preguicite aguda” e já havia pensado em como aproveitar as sobras do Brunch do Dia dos Namorados pra fazer uma sopinha. Juntamos o útil ao agradável e, enquanto ele foi ao mercado comprar uma peça de picanha, eu vasculhei a despensa em busca de uma massa italiana colorida que havíamos comprado há alguns meses.

No HORTIFRUTI, encontrei um saco de legumes já cortados, próprios para sopas ou saladas, e uma bandeja com abobrinha verde ralada. Na geladeira havia pedaços de cheddar, maasdam e brie que sobraram da comemoração do domingo anterior. Piquei meia cebola roxa, acrescentei três dentes de alho e manteiga com sal em uma panela e comecei a refogar a mistura.

Depois que a cebola ficou douradinha, coloquei os legumes e a abobrinha na mesma panela, junto com três copos d´água, um punhado de sal e pimenta branca. Depois que os legumes amoleceram, levei a sopa ao liquidificador e bati por um minuto até que adquirisse a consistência de uma papinha.

Cortei os queijos em cubinhos pra facilitar seu derretimento em fogo baixo e os inseri na panela de sopa. Fui mexendo com cuidado até que o líquido ficasse mais denso, mas deixei alguns cubinhos intactos pra garantir uma textura especial.

Na hora de servir, despejei um pouco da sopa em panelinhas individuais com tampa, que comprei na seção de casa do HORTIFRUTI no ano passado e ainda não havia usado. Optei pelas colheres de madeira porque me passam uma ideia de simplicidade e aconchego e adorei a combinação dos legumes com o mix de queijos!!!!

Eu adoro experimentar novidades e quando me deparei com essa massa italiana colorida naturalmente com beterraba, cenoura, espinafre e nero di seppia nas prateleiras do mercado GREEN FRUIT, não pensei duas vezes e levei o pacote pra casa. Espero que a Tamy não fique chateada comigo, mas na hora em que vi a massa na despensa, lembrei imediatamente do tempero de manteiga com alho negro que ganhei dessa talentosa Chef com a indicação de que serviria como base para o preparo do Risotto Bonfadini. Não resisti à tentação de misturar os dois ingredientes e voilà: AMEI o resultado!!!!!

Esse tempero da Tamy é MARAVILHOSO e combinou super bem com a pasta al dente, que deixei à cargo do Marcelo, já que ele não abre mão de massa bem durinha.

Foi uma pena as cores terem ficado meio esmaecidas depois do cozimento, mas isso já era esperado. O importante é que o sabor agradou muito!!!!

Para a peça de picanha, o Marcelo só precisou acrescentar um tempero pronto de sal grosso com ervas aromáticas.

Depois de 40 minutos em fogo alto, a carne ficou pronta e pudemos começar nossa refeição.

Para acompanhar o almoço, resolvi testar uma mistura de suco de ameixa com espumante brut e o resultado foi uma bebida leve e adocicada na medida certa. A quantidade de cada ingrediente varia de acordo com o gosto pessoal, mas deixo aqui uma dica: quanto mais suco na taça, mais intensa será a cor do drink.

Preparei uma decoração simples e sem muitas “firulas”, usando um caminho de mesa africano em tons de terra, louças brancas, descansos para copos feitos com palha trançada, saleiro e pimenteiro de bambu com metal e um porta-velas de vidro. Para aromatizar o ambiente, optei por uma vela com cheirinho de canela e especiarias, ideal para essa época do ano que adoro!!!!

Um grande beijo pra todos com votos de muitos domingos tranquilos, prazerosos e revitalizantes!!!!

Bonfa ass