terça-feira, 30 de agosto de 2011

Degustação de molhos e geleias com queijos, torradas, salsichas, damascos e banana

Pela foto aí de cima já deu pra saber se alguém acertou a função que designei para a placa de mosaico feita pela Vero Kraemer, né? Pois bem, pessoal, assim que vi a linda criação no atelier, fiquei pensando em como poderia usá-la, porque tinha certeza de que a levaria pra casa!!!!

Posicionei algumas colheres de porcelana branca em cima da placa e ela se transformou em uma base bem alegre e colorida para promover uma degustação de molhos e geleias!!!!

A ideia de promover uma degustação de molhos e geleias é antiga. Posso dizer que já preparei mini-eventos do tipo, mas dessa vez, havia uma variedade maior de ingredientes. Eu tenho mania de comprar toda semana no mercado um vidro de molho, geleia, pastinha ou condimento diferente para experimentar. Os potes estavam se acumulando na despensa e, como não dá pra abrir tudo de uma só vez em uma casa onde mora um casal, resolvi convidar os amigos para a degustação. Da esquerda para à direita na foto acima, vocês podem observar um pouco do que servi na festinha: mostarda forte, pesto calabrese, pesto de abobrinha, molho de alcachofra para bruschetta, molho de azeitona para bruschetta, chutney picante de groselha, geleia de gengibre, patê de alcachofra, geleia de pimenta dedo-de-moça, molho de pimenta ají com azeitona e alho, molho de pimenta ají com laranja andina, molho de framboesa e chutney de manga com frutas secas.

Depois de separar os molhos e geleias, parti para a escolha de ingredientes simples e “neutros”, que teoricamente combinariam com todas as opções oferecidas.

Sendo assim, decidi preencher meus potes e panelinhas de cerâmica com cubinhos de queijo, salsicha aperitivo defumada, damascos secos e bananas, além de torradinhas, grissinis e biscoitos do tipo “água e sal”.

Sinceramente, não sei dizer porque optei por banana e damasco, simplesmente segui minha intuição e acho que acertei!!!! Em seguida, coloquei os molhos dentro das colheres de degustação e posicionei minha linda bandeja em uma das extremidades do buffet.

Reparem que as colheres de degustação que tenho em casa são meio grandinhas e, por esse motivo, receberam uma quantidade generosa de molho. No detalhe, vocês podem observar que coloquei uma colherzinha de plástico bem pequenininha, do tipo que é usada em brigadeiros de copinho, para ajudar os convidados a se servirem.

As panelinhas e potes de cerâmica branca abrigaram os ingredientes-base para degustação. A banana ficou deliciosa com a geleia de pimenta!!!!

Como nem todos os meus convidados gostavam de pimenta e a maioria dos molhos era picante, nem que fosse “de leve”, eu encomendei à ANA NÉRI (21 9501-5888/ 21 2695-7448/21 2695-7448) um pão recheado com presunto + queijo + catupiry e outro com linguiça calabresa + queijo + catupiry pra garantir que ninguém ficaria com fome. Esse belisquete é uma unanimidade lá em casa e nas festas da família. Eu já havia provado os pães no chá de bebê da minha irmã mais nova e no BRUNCH DO DIA DOS NAMORADOS lá em casa. Todo mundo comeu, repetiu e se desmanchou em elogios. Obrigada, Ana, você é um amor!!!!

Aproveitei a oportunidade para fazer a estreia dos suportes de vela indianos que ganhei da minha irmã do meio e que produzem um efeito bem interessante. As contas coloridas presas nos orifícios da peça ficam iluminadas e refletem uma luz âmbar/avermelhada em seu entorno.

Também usei as panelinhas que ganhei no sorteio da www.cozinhafesteira.blogspot.com para servir cubinhos de queijo, salsichas e damascos na mesa de centro, ao redor da qual meus amigos se reúnem para um bate-papo descontraído em dias de festa.

Gente, nem sempre minhas invencionices dão certo, claro… mas gosto de dividir essas experiências com vocês mesmo assim. Achei que o delicioso licor de pêssego PEACHTREE combinaria bem com vinho branco seco, mas não foi o que descobri. A mistura ficou com gosto de remédio (argh!) e preferi não misturar os dois ingredientes, oferecendo-os separadamente. Tenho a impressão de que, com espumante, o resultado seria bem diferente.

A Ana Néri também fez essa torta de damascos maravilhosa, com receita original de uma tradicional loja de doces localizada na zona sul do Rio. Pra quem não gosta de doce “muito doce”, ela é perfeita! E aqui o licor PEACHTREE fez sucesso: meu amigo Wagner derramou um pouco do líquido em cima de sua fatia, todo mundo copiou e aprovou!!!!

E assim terminou mais uma festinha lá em casa… daqui a pouco tem outra e mês que vem, mais outra… aguardem!!!!

Então quem chegou mais perto da resposta correta e acertou a função da placa de mosaico foi:

ADRIANE PINHATE, com o seguinte palpite:

“Acho que em cada quadradinho colorido do mosaico, vc colocou um tipo de molho para experimentar!! Será?”

Parabéns, Adriane! Muita gente chegou quase lá e eu mesma fiquei na dúvida de quem deveria ganhar o mimo… ô, libriana indecisa, rsrsrsrs! Então fui pedir a ajuda de alguns amigos e chegamos à conclusão de que você foi a leitora que forneceu mais detalhes primeiro.

Agora basta enviar seu endereço para o e-mail katiabonfadini@gmail.com para receber em casa o hidratante LUSCIOUS KISSES, da marca Victoria´s Secret.

Antes de terminar o post, posso pedir a opinião de vocês em uma questão? Eu amei a placa de mosaico e planejo continuar usando-a como base para servir petiscos dentro das colheres de degustação, mas o que vocês acham desse acabamento rústico? Particularmente, eu gosto dela assim mesmo, mas também pensei em mandar fazer uma caixinha de madeira para encaixá-la e poder transportá-la melhor, que tal?

Um grande beijo, obrigada a todos os que participaram do concurso-relâmpago e tenham um lindo dia!!!!

P.S.: Esse mês promete mais concursos/sorteios em breve!!!!!

Bonfa ass