domingo, 2 de outubro de 2011

Bruschetta de morangos com manjericão roxo, alecrim, vinho do Porto e queijo cremoso

A receitinha fácil e fotogênica de hoje foi uma nova versão da mini-bruschetta já testada e aprovada que mostrei aqui:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2011/07/mini-bruschettas-de-blueberries-com.html

A ideia original foi retirada do blog A FESTA DE BABETTE, mais precisamente do seguinte post:

http://afestadebabette.blogspot.com/2011/06/bruschettas-de-morangos-balsamicos-com.html

Minha descoberta recente mais interessante nas gôndolas do mercado ZONA SUL foi esse trio de queijos cremosos franceses. As pastinhas são tão leves e aeradas que mais parecem chantilly. A primeira embalagem à esquerda tem pedacinhos de nozes, a segunda é composta de pimenta do reino e frutas vermelhas, e a terceira é feita com queijo de cabra. Minha preferida continua sendo a opção com nozes, mas valeu à pena experimentar as outras duas versões e uma quarta com ervas finas, que não aparece na foto.

Para essa receita, escolhi o queijo cremoso com pimenta do reino e frutas vermelhas. Separei também duas caixas de morangos bem suculentos, meia taça de vinho do Porto, folhas de manjericão roxo e raminhos de alecrim.

Como tudo o que eu me proponho a fazer na cozinha, essa receitinha é bem fácil. Basta cortar os morangos em rodelas, acrescentar as ervas frescas, o vinho do Porto e deixar a mistura ferver, mexendo com uma colher de pau até que a maior parte do caldo evapore. É mais ou menos como se vocês estivessem preparando uma geleia, com a diferença de que não coloquei limão nem açúcar na panela, mas… tenho que confessar que eu esperava um sabor mais adocicado.

Pois é, minha expectativa era de que a fruta desse conta disso sozinha, mas não rolou. Talvez um pouco de mel ou até uma colher de sopa de açúcar faria com que o resultado me agradasse mais. Fica aqui a dica. O que me deixou bem feliz foi o aroma refrescante das ervas em conjunto com os morangos!!!!

Depois que a mistura atingiu a consistência de uma geleia, apaguei o fogo e coloquei três fatias de pão italiano (aquele com a casquinha bem dura) para esquentar no forno com um filete de azeite por cima.

Passei uma camada generosa do queijo cremoso em cada fatia e finalizei com outra camada suculenta do molho de morango com ervas, que também separei em uma fofa mini-molheira de vidro comprada no HORTIFRUTI, posicionada ao lado da bruschetta sobre um guardanapo de bolinhas coloridas, que mostrei antes aqui.

E voilà! Ficou pronto esse lanchinho ou entradinha fácil e charmosa para uma reunião com amigos ou para um dia em que a gente esteja a fim de se paparicar um pouquinho!!!!

O restante do pão italiano e das ervas frescas serviram para preparar bruschettas salgadas, que adoro!!!! Estou sempre acrescentando ingredientes diferentes e uma receita nunca fica igual a outra. Nesse caso, usei os componentes essenciais como alho, cebola e azeite e acrescentei tomate-uva, manjericão roxo, alecrim, sobrinhas de queijo de cabra e minas padrão, além de pimenta do reino moída.

E então, bateu aquela fominha?????

Um beijo pra todos com votos de um dia saboroso!!!!

P.S.: Na quarta-feira vou mostrar alguns “flashes” do dia do meu aniversário, além das comprinhas que fiz, mimos que ganhei e… uma surpresa pra vocês!!!!

Bonfa ass