Assim que voltei de viagem, tratei de convidar a ganhadora do último concurso “PRA ONDE VOU?”, que também mora no Rio, para um lanchinho lá em casa com direito a algumas iguarias turcas e duas receitas simples de pastinhas. Dessa forma, eu poderia entregar pessoalmente o mimo que trouxe de presente (e mostrei NESSE POST), além de aproveitar a ocasião para conhecê-la melhor.
O menu do nosso lanche foi o seguinte: pão árabe, pão integral tipo alemão, cubinhos de queijo emmenthal e mini-muçarela de búfala, amêndoas, nozes, caviar, azeitonas pretas e três pastinhas: uma tapenade de azeitonas pretas comprada pronta e duas feitas por mim (pastinha de pimentão vermelho com nozes e pastinha de iogurte com alho e hortelã), além de chá turco de maçã com baunilha, café, espumante e Turkish Delights (Delícias turcas).
Dessa vez, preferi eliminar o caminho de mesa que normalmente uso e organizar os comes & bebes em pequenas bandejas, dispostas lado a lado. Na foto acima, vocês podem ver o conjunto de xícaras que comprei na Turquia e os doces típicos do país, os Turkish Delights (Delícias turcas).
Os copinhos para chá em forma de tulipa são típicos da Turquia, mas comprei-os na Tunísia há 5 anos. O curioso é que os meus possuem um belo trabalho de pintura feita à mão e na Turquia eu só encontrei versões lisas que tinham, no máximo, um friso dourado na borda.
Nozes, amêndoas, caviar, azeitonas e o moedor de pimenta turco que ganhei da Cath Vale.
Mini-muçarela de búfala e cubinhos de queijo emmenthal.
Tapenade de azeitonas pretas, pastinha de pimentão vermelho com nozes e pastinha de iogurte com alho e hortelã.
A seguir, compartilho com vocês o passo a passo das duas receitas testadas e aprovadas!!!!
Pastinha de Pimentão Vermelho
Adaptada daqui: http://gastronomiabeduina.blogspot.com.br/2011/07/pasta-de-pimentao-vermelho-e-charutinho.html
Ingredientes:
- 1kg de pimentão vermelho
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho socados com sal a gosto
- 1/2 ricota sem sal
- Sal a gosto
- 1 pitada de noz-moscada
- 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
Modo de preparo:
Asse os pimentões por 20 minutos até ficarem macios. Em seguida, retire a pele e as sementes. Em uma panela com o azeite, refogue os pimentões assados com a cebola e o alho. Em seguida, bata esse refogado no liquidificador com a ricota, o sal, a noz moscada e as nozes até que a mistura atinja uma consistência homogênea.
Dica: quanto mais quente, mais fácil tirar as cascas dos pimentões. Se vocês não quiser as nozes trituradas, é possível picá-las e acrescentá-las depois de retirar a mistura do liquidificador.
Pastinha de Iogurte com Alho e Hortelã
Ingredientes:
- 4 potes de iogurte natural sem açúcar
- 2 dentes de alho
- 1 ricota sem sal
- Folhas de hortelã
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador com um filete de azeite e bata até que a mistura se torne homogênea. A minha versão ficou mais líquida do que eu gostaria e, para corrigir esse problema, sugiro acrescentar um pouco mais de ricota.
A tarde de Sábado foi bem divertida e, além da Larriza, convidei também outras amigas blogueiras que já se conheciam: a Milena (com o Felipe no colo) e a Stela. Como o lanche era, de certa forma, temático, resolvi surpreender minhas convidadas vestida à caráter, usando uma túnica preta bordada que comprei na Tunísia. A Larriza levou um delicioso vinho rosé e o pessoal acabou trocando o chá e o café pelo espumante, rsrsrsrs!
Meninas, amei nosso encontro e amei conhecer a Larriza pessoalmente!!!! Espero que a gente repita a dose muitas outras vezes!!!!
Um grande beijo pra todos e uma ótima quarta-feira!!!!