domingo, 20 de maio de 2012

O Brunch do Dia das Mães

mix

Decoração da mesa principal

coro3

Decoração do buffet

Amuse bouche de queijo de cabra envolto em gergelim preto

Antes de entrar de férias, eu havia feito a ilustração e preparado as peças gráficas contendo a identidade visual para o Brunch do Dia das Mães, já imaginando que não haveria tempo suficiente para isso na volta. Eu tive uma semana para organizar a festinha e comecei listando todos os ítens de mercado que precisava comprar. Em seguida, separei as louças, talheres e copos que seriam usados e posicionei-os na mesa de jantar e no buffet.

O buffet fica perto da porta de entrada da sala e é sempre o primeiro lugar para onde meus convidados dirigem o olhar quando chegam ao apartamento. Por esse motivo, eu quis que esse espaço fosse o “cartão de visitas da festa” e me preocupei em usar somente louças pretas & brancas, ons tons que escolhi para o evento. Na medida do possível, preparei entradinhas nas mesmas cores, conforme vocês poderão conferir a seguir.

Vocês lembram dos meus copinhos porta-ovos que mostrei NESSE POST? Eu não como ovo e queria servir outra coisa nessas peças. Depois de considerar algumas possibilidades, tive a ideia de preparar um amuse bouche de queijo de cabra envolto em gergelim preto.

O aperitivo já vem temperado nesse formato de bolinha e bastou encher um pires com o gergelim, que grudou facilmente no queijo, para obter minha primeira entradinha P&B.

A ideia para a segunda entradinha surgiu quando vi uma caixinha de vol-au-vents com 12 unidades da marca FARINHA MÁGICA no mercado PÃO DE AÇÚCAR. Eu já os havia experimentado em outras festinhas com diferentes recheios e aproveitei o que sobrou das bolinhas de queijo de cabra aperitivo para recheá-los.

Há dois meses, meu pai reuniu alguns amigos e abriu um pote de caviar. Como eu já estava me programando para o Dia das Mães, pensei que poderia usar a iguaria de alguma maneira porque, mesmo não sendo muito fã das ovas de peixe, eu adoro sua textura. Encontrei um potinho no mercado ZONA SUL e finalizei o canapé com um pouco do caviar, obtendo assim um vol-au-vent preto e branco, servido em colheres de degustação nos mesmos tons.

O belisquete seguinte foi inspirado na nossa recente viagem à Grécia. Eu simplesmente adoro queijo feta e tapenade de azeitonas pretas, duas iguarias típicas com as quais nos deliciamos quando estivemos por lá. Encontrei o queijo coalhado, feito tradicionalmente com leite de cabra e de ovelha, no HORTIFRUTI e a tapenade (azeitonas, alcaparras, azeite e alho) no PÃO DE AÇUCAR. O queijo cortado em quadradinhos serviu como base para a tapenade.

Se eu quisesse ser mais radical, teria comprado pastinhas de azeitonas pretas, queijo roquefort e alho, a fim de manter as entradinhas nos tons da festa, mas decidi escolhê-las pelo sabor e optei pelas de berinjela, tomate seco e alho com aipo, acrescentando assim um toque de cor ao buffet. Essa foi a primeira vez que misturei pastinhas dentro de um mesmo recipiente e gostei do efeito. Também foi a primeira vez que usei os lindos pratos pretos da CASA DA CLAUDIA.

Na mesa principal, coloquei somente louças brancas para abrigar os belisquetes, com a exceção da sobremesa, que foi servida em taças de vidro. Eu havia pensado em cobri-la com uma toalha preta de bolinhas brancas ou branca de bolinhas pretas, mas assim que comecei a posicionar as peças na mesa, gostei do contraste com a madeira escura e considerei o resultado elegante.

Esse espaço foi destinado às comidinhas mais “consistentes”, como pães variados, queijos, frios (pastrami, peito de peru e lombinho defumado), biscoitos amanteigados salgados e uma quiche de frango com catupiry. Ao invés de colocar grissinis em taças de vidro, como normalmente faço, aproveitei a oportunidade para experimentar os folhadinhos de provolone do mercado FARINHA PURA, que fizeram o maior sucesso quando saíram do forno quentinhos e crocantes.

Os queijos que escolhi para essa festinha foram o Emmenthal, o Brie e o Saint-Paulin. Esse último estava delicioso, mas seu cheiro fortíssimo acabou enfraquecendo o aroma de caramelo com baunilha que coloquei no difusor para perfumar a sala.

Eu havia trazido essas duas pastinhas OLIVIERS & CO. da viagem à Suíça e estava esperando uma oportunidade especial para degustá-las junto com a família e/ou amigos. Enfim esse dia chegou, mas confesso que eu não me animei com os sabores, embora a de abobrinha com queijo de cabra tenha agradado a maioria.

Eu adoro essa petisqueira espiralada que minha mãe comprou no mercado EXTRA há vários anos. Ela é super versátil e já participou de muitas festinhas. Dessa vez, resolvi brincar com o contraste preto & branco, enfileirando algumas azeitonas dentro dela.

A sobremesa gelada de chocolate com geleia de abacaxi e maracujá + pedaços de fruta e chantilly ficou deliciosa e foi super fácil de fazer. Mostrei o passo a passo da receita NESSE POST. Para finalizar a decoração das taças, usei confeitos de chocolate crocante preto e branco, que combinaram com os tons e a padronagem de bolinhas da festa.

Em uma das extremidades da mesa de centro posicionei os talheres descartáveis que imitam metal e mostrei primeiro AQUI, além do saleiro, do moedor de pimenta, do porta-guardanapos, do porta-copos, dos pratos brancos e do menu para o Dia das Mães.

Imprimi um cardápio com frente e verso e separei a lista de belisquetes entre salgados e doces.

Para ajudar na identificação das comidinhas, criei plaquinhas com borda P&B e padronagem de bolinhas. Esse chocolate estava delicioso e é o mesmo que será oferecido como prêmio para o segundo lugar do CONCURSO DE RECEITAS COM CHOCOLATE PARA O DIA DOS NAMORADOS. Vocês já enviaram suas receitas com fotos? Estou esperando, hein????

Em uma das pontas do móvel onde fica a TV, separei todos os copos, canecas e taças que seriam usadas para servir os sucos de laranja e romã, além do café e do espumante.

Nas festinhas que faço em casa sempre tem lembrancinha para os convidados, isso já é regra, rsrsrsrs!!!! Dessa vez, eu não sabia o que fazer para presentear a minha família, apesar de haver comprado saquinhos de filó preto e de ter imprimido uma etiquetinha com a mensagem de agradecimento…

…mas eis que dois dias antes da festa, eu recebo em casa uma embalagem cheia de biscoitos artesanais em forma de roupinhas inspiradas na ilustração que eu desenhei para compôr a identidade visual do evento!!!!

Os lindos biscoitos da DOCE MARIA vieram bem embaladinhos e chegaram intactos aqui em casa. Não havia uma roupinha igual a outra e cada vestido, maiô ou coração tinham um detalhe diferente. Ameeeeeeeeeei o presente!!!! Obrigadíssima pelo mimo, querida Deise, as quatro mamães presentes na festa elogiaram bastante seu trabalho!!!!

Preenchi os quatro saquinhos com três biscoitos cada e deixei os outros na mesa de centro, para que os papais também pudessem desfrutar dos mimos.

Ah, esqueci de mostrar as rosas brancas que ofereci às minhas convidadas (minha mãe, minhas duas avós e minha irmã mais nova) assim que elas entraram em casa. Quando fui comprar os arranjos de flores para os cachepôs de bolinhas, vi essas rosas embaladas individualmente e não resisti. Sendo assim, teve lembrancinha da festa na entrada e na saída!!!!

mami

Mami não quis reproduzir ao vivo a posição da ilustração que desenhei em homenagem à ela, rsrsrsrs, mas tiramos essa foto juntas.

Deixo aqui um grande beijo pra todos vocês e, em especial, para a mulher mais importante da minha vida!!!! Entre erros e acertos, ela criou as três filhas da melhor maneira possível, com muito amor, carinho, dedicação e generosidade. Nunca vou esquecer os valores que minha mãe me passou e continuo querendo ser igual à ela quando crescer!!!!!!!!!!!!!!

Te amo e te admiro na mesma medida, Mami!!!!!!!!!!!!!

Bonfa ass