Na semana seguinte à festinha de aniversário do meu sobrinho Mateus, outro evento aconteceu na casa dos meus pais: a comemoração do primeiro aninho da minha sobrinha Manuela, ou “Manu”, como é mais conhecida. O tema foi “Festa Caipira” e quem organizou tudo foi a minha irmã mais nova, que quase não aparece por aqui. Apesar de ela adorar design e decoração, não é muito fã de botar a mão na massa quando o assunto é festa. Foi por isso que, ao chegar na casa dos meus pais, me surpreendi com o capricho e cuidado que ela teve em cada detalhe. Vamos conferir?
A mesa usada como base para o bolo, cupcakes, docinhos e lembrancinhas foi coberta com juta para dar um toque rústico e finalizada com uma “saia” em xadrez vermelho e branco.
A Marcinha transformou o biombo indiano da minha mãe em um painel, no qual pendurou bandeirinhas e minichapéus de palha. As bolotas coloridas pendentes com acabamento em casinha de abelha foram presas nas vigas de madeira do telheiro.
As torres de cupcakes, a palha, os baldinhos coloridos, as bandeirinhas, os efeites imitando espantalhos e as bonequinhas vestidas à caráter foram compradas em lojas do SAARA e na AIDAN de Copacabana.
O bolo foi feito pela TOLEDO, é claro, e adorei o detalhe dos remendos coloridos! As bandeirinhas, um chapeu de palha com trancinhas e grandes laços cor-de-rosa deram o toque final na base verde cítrica.
A Marcinha aproveitou alguns objetos decorativos da minha mãe para enfeitar a mesa principal, como essas galinhas de porcelana, por exemplo.
As barraquinhas de madeira e tecido foram emprestadas pela amiga Fernanda e foi a tia dela que as confeccionou. As lembrancinhas (saquinho xadrez contendo uma latinha com M&Ms) foram compradas pela internet na MAGAZINE 25 DE MARÇO, que fica em São Paulo.
As garrafinhas recheadas com balas coloridas receberam um chapéu de cangaceiro como complemento, ideia da minha irmã, que também decidiu forrar as bandejas de madeira com um pedaço de chita.
Em uma mesa de apoio ao lado da principal, a Marcinha colocou dois modelos de cupcakes da TOLEDO: um deles imitava uma fogueira e o outro era coberto com ganache de chocolate e bandeirinhas.
Do outro lado da mesa principal, minha irmã usou um móvel que minha mãe reciclou pintando de verde e adicionando puxadores indianos de cerâmica (lindos!!!!), para abrigar garrafinhas de água oferecidas aos convidados como lembrancinha da festa.
Para completar a decoração desse cantinho, a Marcinha acrescentou uma boneca de tecido e duas casas de passarinho pintadas pela minha mãe. Ela deixou duas gavetas do móvel entreabertas e as forrou com palha, antes de introduzir as garrafinhas.
Cada pedacinho da casa guardava uma surppresa. Nesse caso, um espantalho foi preso ao vaso de plantas.
Na parte de baixo da área de lazer, minha amiga Andréa Braga ([21] 8445-1634 e [21] 3761-1257) servia caldinhos, cachorro quente, quiches e outras delícias que preparou. No terraço, as crianças brincavam de pula-pula, escorregador e outros brinquedos alugados especialmente para esse dia.
Nem a piscina escapou da decoração e vários peixinhos de plástico foram jogados dentro dela para que as crianças pudessem brincar de pescaria.
Essa mesa montada perto da cozinha na área externa da casa era um convite a engordar 2 kg em uma noite!!!! Havia de tudo um pouco: cuscuz, pé-de-moleque, cocada, bolo de aipim, paçoca, quindim, curau de milho, doce de abóbora, queijadinha, algodão doce e maçã do amor. Adorei a ideia de usar os sousplats de palha como bandeja! E ainda tinha pudim de tapioca e bolo caseiro de vários sabores!!!!
A churrasqueira também não escapou da customização e recebeu uma placa identificadora.
Crianças se divertindo no terraço
Meu pai, minha irmã e meu cunhado estavam vestidos à caráter e eu bem que poderia ter acrescentado alguns acessórios a esse vestidinho para acompanhá-los. Chapéu de palha, meia colorida, sapato estilo boneca e maquiagem já dariam conta do recado!
Logo após o portão de entrada, havia um “personal pipoqueiro” que fez a alegria dos fãs da guloseima. O bom é que, obrigatoriamente, tínhamos que passar por ele na saída e levamos dois saquinhos pra casa!!!!
E aí estão meu cunhado, a aniversariante e a minha irmã, que organizou essa festa charmosa sozinha!!!!! Parabéns, Marcinha, e parabéns, Manu!!!!!
Um grande beijo pra todos com votos de que aproveitem bastante a época das festas caipira… eu adoro!!!!