terça-feira, 31 de julho de 2012

Preparativos para a Festa de Inverno – Parte 2: receitas dos comes & bebes e algumas surpresas

Bom dia, pessoal!!!! Como sou muito ansiosa, apesar de o título começar com “receitas”, vou revelar logo uma das surpresas: é a versão tridimensional dos personagens que criei especialmente para essa festa: o boneco de neve, o esquimó e o pinguim.

Quem deu vida aos personagens foi a super talentosa e detalhista Dani Lara, que apareceu aqui no blog em duas participações especiais, conforme vocês podem conferir a seguir:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/03/o-ceu-nosso-de-cada-dia.html

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/01/conhecam-o-top-model-canino-zinque-e.html

Pois é, gente, além de ótima fotógrafa com um olhar super sensível e “mami” de um cãozinho adotado, a bela Dani também é artesã e tive o prazer de conhecê-la pessoalmente em São Paulo no ano passado. Temos muito em comum e fiquei encantada com a sua interpretação dos meus personagens em biscuit.

Para “dificultar” o trabalho da Dani, eu sugeri que ela inserisse uma plaquinha ou um suporte na mão de cada boneco, como se eles estivessem informando aos convidados o que estava sendo servido. A Dani me surpreendeu com vários detalhes, incluindo a base e o suporte de acrílico para os personagens, o que ficou discreto e elegante. Mas o que mais me chamou a atenção foi o cuidado com o boneco de neve, incluindo o cachecol em feltro, os bracinhos articulados, o chapéu com a padronagem de bolinhas e o cristal de neve em sua extremidade.

Eu jurava que ela tinha um cortador nesse formato e quase pedi emprestado, até descobrir que ela fez o desenho à mão livre, com o auxílio da seguinte ferramenta: http://www.papeldepapel.com.br/estilete-fiskars-fingertip-control.html

Eu nem sabia que existia esse tipo de cortador e achei o máximo! Dani, não posso deixar de contar que os meus amigos amaram o seu trabalho e te fizeram mil elogios super merecidos! Parabéns pela criatividade e muito obrigada pelo carinho e dedicação!!!!

Para conhecer e admirar o trabalho da Dani, o caminho é esse aqui:

https://www.facebook.com/danilaraartesanatos

inverno2

Vocês lembram do meu desenho original? Reparem como os personagens ficaram parecidos!!!!

Como os braços do boneco de neve são articulados, eu pude ajustar a altura e a posição das placas. Adorei essa novidade!!!! Antes que vocês me perguntem, porque muita gente já me perguntou, eu comprei essa petisqueira super diferente no HORTIFRUTI há alguns anos e já a usei com espetinhos vegetarianos na FESTA DE OUTONO e com espetinhos de frutas para mergulhar no fondue de chocolate no PRIMEIRO CHÁ ENTRE BLOGUEIRAS. Nunca mais vi nada igual, mas atrás da peça há uma pista: a marca do fabricante é PARTYTIME.

Dessa vez, resolvi usar a petisqueira como base para marshmallows decorados. Além dessas delícias fofinhas, comprei açúcar granulado na cor azul e outros confeitos que acabei não usando. Separei meus palitinhos de plástico comprados na loja chilena CASA & IDEAS e fui espetando os marshmallows para ver se todos caberiam na peça. Enquanto isso, coloquei uma panela com água no fogo e esperei que ela fervesse.

Com o auxílio de um garfinho para fondue, aproximei cada marshmallow da panela de água fervente a fim de que eles ficassem envoltos no vapor e, desse modo, adquirissem uma superfície melada para que o açúcar grudasse com mais facilidade. Vi o PAP original no seguinte link:

http://www.instructables.com/id/Easy-Decorated-Marshmallows-Taste-like-Peeps/

À medida que fui preenchendo o pratinho com os marshmallows, percebi que seria interessante intercalar os azuis com os naturais (sem cobertura). Repeti o mesmo processo para cada um e, no final, a petisqueira ficou completa! Só faltou fotografar o boneco de neve na cavidade central, mas isso eu mostro no post sobre o dia da festa, OK?

Para preencher o prato de três andares que coloquei no buffet, resolvi fazer docinhos de côco e envolvê-los com o mesmo açúcar que usei nos marshmallows. A receita que preparei foi retirada DAQUI:

  • 1 lata de leite moça
  • 150g de coco ralado
  • 2colheres de margarina (sem sal)
  • Açúcar granulado

MODO DE PREPARO:

  1. Coloque o leite moça, coco e a manteiga em uma panela em fogo médio e mexa até que o doce fique consistente e solte do fundo.
  2. Deixe esfriar, faça bolinhas e passe no açúcar ou coco.

Na verdade, dobrei a receita e usei duas latas de leite condensado no preparo dos doces. Como eu só havia comprado 200 gr de côco ralado, decidi que iria tentar a sorte com uma quantidade menor do que a recomendada e, felizmente, deu certo!!!!

Para dar o “tchan” final, usei os palitinhos para coquetel que finalmente chegaram dos EUA na véspera, como acabamento no topo das guloseimas. Tive que cortar os palitinhos pela metade, mas apreciei o resultado. E confesso que gosto de resgatar algumas tradições como o uso de forminhas bem básicas para doces de festa, do tipo que enfeitavam as minhas mesas de aniversário quando criança. Apesar de adorar novidades e frescurinhas, algumas vezes sinto falta de elementos simples na decoração e no cardápio dos eventos que frequento. Uma vez minha mãe disse não gostar muito dessa moda de verrines e colherinhas de degustação porque parece não haver mais espaço para as suculentas coxinhas de galinha, bolinhas de queijo, quibes, rissoles, empadas e coisas afins. Eu concordo em parte com ela e por isso adoro uma “Festa Boteco”!!!!

A empreitada seguinte foi fazer uma mousse de tutti-frutti. Recorri à minha mãe para saber como ela conseguia preparar a sobremesa em duas camadas que eu comia na infância. A resposta dela me surpreendeu: “Filha, quando a mousse ficava com duas camadas, era porque a receita dava errado”. Puxa, eu adorava esse efeito e nunca soube que não era de propósito!!!! Então pra garantir que a minha receita também daria errado, eu resolvi fazer o seguinte…

Preparei a gelatina conforme indicado na caixa do produto e enchi os copinhos de vidro até a metade. Em seguida, misturei um pouco de creme de leite ao resto da gelatina para obter um efeito fosco e acrescentei essa segunda camada aos copinhos.

Eis que minha receita deu mais errado do que eu pensava, já que a mousse acabou ficando tricolor e uma terceira camada surgiu entre a gelatina pura e a que misturei ao creme. De qualquer forma, o resultado ficou interessante e me lembrou um pouco a receita do creme três cores, publicado AQUI pela Liliane Engel.

Minha amiga Mari chegou lá em casa bem cedo no dia da festa e fomos juntas ao mercado comprar o restante dos ingredientes que precisávamos. Ela se encarregou de preparar muitas comidinhas e passou o dia todo esculpindo personagens de inverno comestíveis e outros belisquetes criativos. Na foto acima, vocês podem ver a Nhá Benta coberta com côco ralado, na qual ela fez uma cavidade e inseriu um beijinho de côco. Para fazer os olhos e a boca do esquimó, a Mari usou confeitos coloridos.

Agora vamos aos salgados?

Para confeccionar o bonecão de neve, comprei dois pedaços de ricota e uma caixa de catupiry, porém, quando comecei a esfarelar a ricota, percebi que uma única peça seria o suficiente.

Misturei os dois queijos com as mãos e depois usei um garfo para dissolver os pedaços maiores de ricota.

Quando a massa de queijos ficou bem homogênea, modelei uma bola maior para representar o corpo e outra maior que se transformou na cabeça do boneco de neve. Usei a tampa da caixa de catupiry como base para a escultura e inseri nas laterais dois bracinhos feitos com biscoito Stiksy.

Para colar os dedinhos, quebrei o biscoito em pedaços maiores e colei-os com super bonder na extremidade do biscoito mais longo. É claro que eu avisei os convidados que essa parte não era comestível, rsrsrs! Guardei o boneco na geladeira e esperei ver o que sobraria dos ingredientes que foram usados nos outros belisquetes para resolver com o que eu faria o nariz, os olhos e os acessórios. Aguardem o próximo post para ver o resultado!!!!

A Mari preparou aperitivos em forma de pinguim com azeitonas recheadas de cream cheese, usando pequenos pedaços de cenoura para representar os bicos e os pés do bichinho.

Com minimuçarelas em forma de bolotas, a Mari criou bonequinhos de neve e implantou dois grãos de pimenta do reino no lugar dos olhos, além de um micro pedaço de cenoura no lugar do nariz.

As tiras de cenoura cozidas seriam usadas como cachecol para os bonequinhos, mas adianto pra vocês que acabamos esquecendo desse detalhe, já que terminamos os preparativos praticamente no horário estipulado para a festa começar.

A sopa de cenoura com aipo e gengibre também foi obra da Mari e, para finalizar a apresentação nas minisopeiras, ela acrescentou algumas folhas frescas de salsinha. A receita foi feita no “olhômetro”, mas é mais ou menos assim:

Ingredientes:

5 cenouras
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 talos de aipo
1/2 cebola
3 dentes de alho

Modo de preparo:

Refogar a cebola, acrescentar o alho, depois a cenoura, o gengibre e o aipo, refogar um pouco e juntar 1/2 litro de caldo de legumes. Cozinhar até amolecer os legumes e depois, bater no liquidificador. Voltar pra panela, acrescentar uma colher de cream cheese (pode ser requeijão, creme de leite etc.), acertar o sal e, na hora de servir, colocar salsinha picada por cima.

Vocês conseguem adivinhar o que é a comidinha da foto acima??????? Na minha opinião, essa foi a ideia mais criativa que a Mari teve para a festa e, além da aparência surpreendente, estava deliciosa!!!!! No próximo post, vou revelar do que se trata!!!!

il_570xN_197955734[5]

il_570xN_196488224[5]

Infelizmente, os confetes em forma de cristal de neve que comprei na ETSY (foto acima) não chegaram a tempo (chuif!) mas, já prevendo essa possibilidade, resolvi colocar meu plano B em prática.

Eu considerava esse item parte essencial na decoração da mesa e não quis perder a oportunidade de ver como ficaria a toalha azul salpicada de cristais. Sendo assim, na segunda-feira da semana anterior, encontrei os dois cortadores acima na loja virtual COMPRAR ARTESANATO e escolhi a opção de envio por SEDEX para garantir que chegariam antes do dia da festa. Dito e feito!

Separei alguns papeis antigos que eu já tinha em casa nas cores prata fosco, prata brilhoso e azul claro.

Quando usei o cortador menor na folha de A4 azul, percebi que a parte vazada poderia ser usada para customizar os castiçais de vidro. Então recortei uma faixa e a colei nas duas peças que usaria para iluminar a mesa.

Eu realmente não queria abrir mão do efeito de céu nevado que deixou a mesa parecida com o fundo da ilustração e foi por isso que escolhi pratos de vidro como base para as comidinhas, lembram?

Dessa maneira, os cristais de neve continuariam aparecendo mesmo depois que os comes & bebes fossem colocados nas bandejas.

Se os confetes tivessem chegado a tempo, talvez o resultado ficasse mais delicado e elegante, mas, por outro lado, o efeito poderia ser mais “apagadinho”. De qualquer maneira, não tenho como saber, mas um dos leitores vai poder conferir em sua casa… ficaram curiosos? Aguardem os próximos posts da festinha!!!!

Um grande beijo com votos de uma quarta-feira especial!!!!

Bonfa-ass