domingo, 5 de agosto de 2012

A Festa de Inverno

Finalmente chegou o dia da festinha de inverno e eu pude colocar em prática tudo o que havia imaginado durante o último mês, começando pela decoração do buffet, no qual ofereci uma boa variedade de doces aos amigos. De certa forma, isso foi uma novidade, porque sou muito mais chegada aos pratos salgados, rsrsrs!

Antes de começar a mostrar os detalhes da decoração, gostaria de compartilhar com vocês o diálogo que tive com a minha mãe na semana passada. Eu mostrei as fotos da festa e ela me disse: “Filha, você organizou uma festa infantil para adultos, que legal!” Isso não foi uma completa surpresa pra mim porque eu adoro peças lúdicas e personagens fofinhos. Com pequenas adaptações como retirar a bebida alcoólica dos drinks azuis, penso que esse evento poderia realmente ser destinado às crianças. Minha amiga Claudinha Ramalho, do blog FEITO A MÃO, sugeriu inclusive um buffet de sorvetes com coberturas variadas, que tal?

Meu objetivo era servir somente guloseimas nas cores da festa: azul, branco, laranja e marrom. Com a ajuda da amiga Mari e de alguns doces comprados prontos, consegui o resultado que esperava.

Os cupcakes suculentos e com farto recheio foram comprados no EMPÓRIO FARINHA PURA e inseridos em wrappers que confeccionei usando a padronagem criada especialmente para esse evento.

Decidi desenhar um molde grande com encaixe que funcionasse para diferentes tamanhos de cupcakes, mas nesse caso, eu precisei ajustar os wrappers colando a parte de trás com fita durex para que a fôrma ficasse bem justinha a fim de esconder as originais, que tinham cores diferentes.

Preenchi as colherinhas de degustação com confeitos de chocolate nas cores azul e laranja. Para isso, precisei comprar um saco grandão contendo cinco ou seis cores e separei cuidadosamente somente os tons que me interessavam. Foi uma exercício de paciência, mas acho que valeu a pena!

Ao lado dos confeitos de chocolate, coloquei seis vidrinhos contendo a mousse de tutti-frutti.

A mousse era, na verdade, um misto de gelatina com creme de leite em três camadas, conforme mostrei no post anterior.

Posicionei minha petisqueira preferida bem no centro do buffet e nela espetei vários marshmallows: alguns naturais e outros com cobertura de açúcar azul.

Os personagens que ilustrei ganharam “vida” em forma de biscuit nas mãos da talentosa Dani Lara e foram os itens decorativos mais elogiados da festa!!!!

Preenchi o prato alto de três andares com beijinhos de côco envoltos em açúcar cristalizado na cor azul e enfeitei cada docinho com um cristal de neve branco. Ainda bem que dobrei a receita que encontrei na internet porque, de outra forma, não conseguiria ocupar todo o espaço disponível na louça.

Detalhe dos docinhos decorados

As comidinhas mais criativas das festas lá em casa são sempre idealizadas e confeccionadas pela minha amiga Mari! Dessa  vez, ela criou esquimós feitos com Nhá Benta e beijinho de côco, finalizados com confeitos bem pequenininhos. Os homens tinham a boca azul e as mulheres ganharam lábios vermelhos bem carnudos.

Detalhe da mulher esquimó

Nas taças de martini que coloquei sobre porta-copos nas cores da festa, servi minisuspiros, cocadinha branca, balas de côco e biscoito amanteigado. Para dar um “brilho” na decoração, espetei palitinhos com papel laminado prateado em suas extremidades.

No primeiro post que escrevi sobre as inspirações que encontrei para essa festa, incluí um vídeo que ensinava a recortar cristais de neve em papel. Basta dobrar uma folha algumas vezes e usar a tesoura para criar efeitos interessantes e surpreendentes. No fim das contas, eu não consegui fazer a minha parte, mas a Mari e o Wagner recortaram várias peças de diferentes tamanhos e se encarregaram de prendê-las no portal de entrada do apartamento usando fios de nylon. Achei que os móbiles ficaram bem bonitos e delicados!!!!

Detalhe dos cristais de neve recortados em papel

Depois de salpicar os cristais de neve que cortei em papel prata fosco, prata brilhoso e azul claro sobre a toalha da mesa principal, posicionei as quatro bandejas de vidro, estrategicamente escolhidas por serem transparentes. Desse modo, elas não esconderam o efeito da padronagem criada na mesa. Pelo contrário, até mesmo valorizaram esse recurso.

Vocês lembram que comentei no post anterior sobre os confetes que encomendei na ETSY não terem chegado a tempo? Tive que partir para o plano B e comprei via internet dois cortadores em forma de cristal de neve que vieram de São Paulo. Gente, posso garantir a vocês que a minha mentalidade “Pollyanna” quase nunca me decepciona e, mais uma vez, o que a princípio parecia ruim, revelou-se proveitoso. Os confetes finalmente chegaram na segunda-feira passada e o saquinho com 700 peças cabe na palma da minha mão, o que significa que, apesar de bonitos e delicados, não produziriam o efeito que eu desejava, o que consegui com os cortadores.

Eu e a Mari preparamos alguns aperitivos, mas nada muito consistente… em outras palavras, nada que matasse a fome de verdade, rsrsrs! Para garantir que meus convidados se alimentassem direitinho, resolvi comprar três pães recheados no EMPÓRIO FARINHA PURA, que estavam bem macios e suculentos.

A sopa de cenoura com gengibre preparada pela Mari ficou bem gostosa e foi servida nas minisopeiras compradas no PÃO DE AÇÚCAR.

Hummmm… o bom é que sobrou um pouquinho de sopa e esta foi minha refeição noturna durante a semana!!!!

Vocês lembram do bonecão de neve, cujas fotos inspiradoras mostrei no primeiro post sobre a FESTA DE INVERNO? Pois é, eu e a Mari inventamos uma versão própria com ricota e catupiry e muitos acessórios foram selecionados na última hora, aproveitando as sobras de outros petiscos. O chapéu foi feito com marshmallow envolto em açúcar azul e inserimos um cristal de neve em sua extremidade. Os olhos foram feitos com a pontinha de uma azeitona preta, a Mari esculpiu um pedaço de cenoura para representar o nariz, um macarrão farfalle serviu como gravata e os botões da roupa eram cravos.

Ah, vocês conseguiram reparar nos minicones que coloquei dentro dos porta-ovos de mola? Aproveitei para enfileirá-los em uma estreita prateleira acima da mesa de jantar. Dentro deles, havia ovinhos de amendoim.

Os braços feitos com biscoito Stiksy amoleceram na geladeira e precisei confeccioná-los novamente, colando os dedinhos com super bonder. Posicionei o bonecão na bandeja de vidro redonda e escondi a tampa do pote de catupiry (que serviu como base para a massa de queijos) por meio de torradinhas colocadas ao seu redor.

Os aperitivos de pinguim com azeitona preta, cream cheese e cenoura foram obra da Mari, assim como os minibonecos de neve, feitos com bolotas de muçarela, pimenta do reino e cenoura cozida. Para equilibrá-los melhor, a Mari usou como base várias tampinhas plásticas nas cores azul e branca. Só esquecemos de inserir o cachecol feito com uma tirinha fina de cenoura porque terminamos de preparar tudo poucos minutos antes de os convidados começarem a chegar!!!!

Vocês lembram da brincadeira de adivinhação que propus no post anterior? E aí, será que alguém descobriu que petisco era esse?

Na minha opinião, essa foi a escultura de comida mais legal feita pela Mari para essa festa!!!! Tratava-se de uma torta salgada que começava com quatro camadas de pão na parte mais alta e terminava com duas na parte mais baixa, de modo que o sanduíche representasse uma pista de ski com direito a bandeirinhas, rastro deixado na rampa e um boneco de neve devidamente equipado com skis feitos de pimentão amarelo!!!! Minha amiga é nota dez em criatividade e habilidade!!!!! Ela usou pastinhas de peito de peru, berinjela e alho com aipo entre as camadas de pão.

Em uma das extremidades da bancada da TV, coloquei uma bandeja de vidro como suporte para as taças nas quais servi o segundo drink da noite. Como o pinguim é o personagem que segura uma taça de martini na ilustração, resolvi usar o seu equivalente em biscuit para segurar a plaquinha que indicava os ingredientes da bebida (Blue Curaçao, Vodka e Club Soda).

Reparem nos cristais de neve em EVA prata super bem recortados: tanto a ideia quanto a produção foram obra da Mari e achei o efeito muito legal!!!!

Detalhe da placa que posicionei ao lado das taças

Na outra extremidade da bancada da TV, coloquei os talheres para aperitivos e os pratos, além das quentinhas “geladinhas” e das lembrancinhas.

Detalhe das “geladinhas” em isopor com impressão em papel couché adesivo

As lembrancinhas consistiam de seis saquinhos contendo balas de menta e resolvi posicioná-las dentro de duas pequenas petisqueiras de metal.

Detalhe do conteúdo dos saquinhos

Para manter os drinks geladinhos, a Mari me emprestou sua fôrma de gelo no formato de pinguins: tudo a ver com a festa, né?

Marcinha, Waguito, Mari e eu brindando à nossa amizade e à ideia de ter sempre um motivo para comemorar!

O mais legal das festas temáticas que acontecem lá em casa é que meus amigos entram literalmente no clima! Antes do Wagner sugerir que a gente vestisse roupas com as cores da festa, eu já havia separado uma blusa de manga comprida azul e uma peruca curtinha, de forma a representar mais um “personagem de inverno”: a loura escandinava, rsrsrs!!!!

E assim terminou mais uma festinha, que rendeu muito trabalho divertido durante as semanas que a antecederam. Enquanto eu estava preparando o evento, ideias para outros encontros brotavam na minha cabeça e eu ia anotando tudo no meu caderninho de inspirações. Não consigo ficar parada e já estou animada com as futuras comemorações!!!!

O próximo encontro lá em casa será uma reunião informal só para mulheres, cujo cardápio inclui uma mistura inusitada de sushi com caipirinha. Em seguida, espero ter tempo de preparar uma festa suíça, simples e sem peças gráficas, que é pra gente aproveitar algumas comidinhas que trouxemos da viagem de férias em janeiro, além de ser uma ótima oportunidade para servir vinho quente (vin chaud ou Gluhwein). Em setembro, se o tempo e o trabalho permitirem, gostaria de promover a Festa do Pretinho Básico, ideia original da minha irmã Flávia (The Little Black Dress Party), e em outubro, o Chá entre Blogueiras parte 3: Chá das Rosas. Para novembro, só tenho planejado um jantar romântico bem caprichado, já que ainda não fiz nenhum esse ano e estou em dívida com o Marcelo!!!! E em dezembro, quem sabe acontece uma festa de Natal diferente? Meu amigo Wagner teve uma ideia bem legal que eu adoraria colocar em prática!!!!

Enfim, vou tentar realizar todos esses eventos em 2012, mas se não conseguir, não tem problema: ano que vem tem mais!!!!

Gostaria de terminar esse post propondo um brinde ao inverno e aproveitando a oportunidade para avisar que na quarta-feira vou lançar uma novidade e promover um sorteio entre os leitores do blog!!!! Espero vocês, OK?

Um grande beijo com votos de uma ótima semana!!!!

Ah, amanhã vou publicar aqui o resultado da promoção PERECOTECO: dois vales-presente no valor de 50 reais cada, gentilmente oferecidos pela Patrícia Kaori!!!!

Créditos da festa:

Criação, conceituação, peças gráficas e ilustração: Katia Bonfadini
Impressão do Banner: Velozgraf
Comes & Bebes: Katia Bonfadini e Mari Sawamura
Cristais de neve decorativos para o portal: Mari Sawamura e Wagner Campelo
Descanso de copos em EVA: Mari Sawamura
Bonecos em biscuit: Dani Lara
Mercados e lojas de onde veio a matéria prima: Empório Farinha Pura, Pão de Açúcar, Hortifruti, Mundial, Casa do Biscoito, Enoteca Terra e Papelaria JLM
Louças e acessórios: Tok & Stok, Hortifruti, Portal das Louças e Pão de Açúcar

Agradecimentos: aos leitores do blog e aos meus amigos!!!!

Bonfa-ass