Foi a minha irmã Flávia, do blog FÊTE À FÊTE, que teve a ideia de preparar um jantar para 12 amigas com o tema THE LITTLE BLACK DRESS PARTY, ou FESTA DO PRETINHO BÁSICO, conforme a minha tradução. Gostei tanto das peças gráficas que ela produziu e das sugestões de decoração que trocamos via e-mail, que decidi me inspirar no evento original para preparar a minha versão da festa no mês do meu aniversário.
A Flávia adorou a ideia de “um tema, duas festas”, por meio da qual seria possível mostrar que, a partir de um mesmo conceito, podemos gerar dois eventos bem diferentes. A proposta era dar asas à criatividade, explorando diversas possibilidades e, o mais importante, divertir-se bastante no processo de organização da festa!!!!
Nos últimos anos, eu tenho tentado criar uma ilustração inspirada no tema do evento que vou produzir antes de começar a pensar na decoração e nos comes & bebes. Como a minha irmã optou por usar manequins antigos na identidade visual do jantar, eu decidi tomar um rumo diferente, aproveitando a oportunidade para desenhar uma bonequinha-modelo que vestisse os “pretinhos básicos”.
Logo de cara tive a ideia de propôr uma brincadeira para as minhas 12 convidadas, todas muito criativas, prendadas e habilidosas!!!!
Cada uma delas receberá em casa a cartela da foto acima, contendo uma boneca usando roupa de baixo, além de quatro modelos de vestidos pretos sem muitos detalhes. Como a maioria das “meninas” tem idade próxima da minha, sei que elas lembram bem das bonequinhas de papel que eram vendidas nas bancas de jornais dos anos 80. Eu adorava recortar os vestidinhos, sapatos e acessórios para brincar de montar diversos “looks”!!!!
Imprimi a modelo e as roupinhas em uma folha de papel FILICOAT com 180 gr no formato A4 e a inseri em um plástico para fichário. Em seguida, criei uma solapa na qual escrevi as instruções para o desafio “PRETINHO NEM TÃO BÁSICO”:
“Customize a sua bonequinha como você preferir. Tudo é permitido: tinta, papel, cola, miçanga, adesivo, tecido, fita, bijuteria, carimbo, tatuagem, maquiagem etc. Libere sua criatividade e interfira no cabelo, no vestido, no sapato ou em qualquer outra parte do desenho. Quando vier para a Festa do Pretinho Básico, não esqueça de trazer a sua criação para participar de uma brincadeira divertida!
Um grande beijo e até breve!”
Sendo assim, minhas amigas deverão primeiro recortar e montar a bonequinha na base de papel, para em seguida escolher um dos quatro modelos disponíveis e soltar a imaginação. No dia da festa, reuniremos todas as participantes para organizar uma votação a fim de eleger a customização mais criativa com direito a prêmio!!!!
Juntamente com a cartela contendo a boneca, cada amiga receberá o convite oficial da festa, que montei de uma maneira especial. Eu queria fazer algo diferente que surpreendesse as meninas e lembrei de algumas correspondências que recebi ao longo dos anos e que me chamaram a atenção por motivos variados, mas que tinham algo em comum: um molde que fugia do tradicional. Então tratei de pesquisar algumas opções e cheguei ao seguinte design.
Resolvi brincar com a pergunta “Com que roupa eu vou na Festa do Pretinho Básico?”, já que as convidadas foram instruídas a usar um vestido preto, conforme consta no verso do convite:
“Amiga,
Coloque seu vestidinho preto mais charmoso e prepare-se para curtir uma tarde divertida na companhia de um grupo de mulheres animadas e criativas!
Quando? No dia 29 de setembro às 16h
Onde? Na casa da Bonfa
Te espero!”
Abri uma “janela” no envelope, bem no local onde fica o corpo da boneca, para que a personagem vá trocando de roupa à medida que o convite for deslizando.
Dessa forma, as convidadas também podem escolher o vestido que mais lhes agrada para customizar sua boneca.
Nas primeiras fotos que vi dos preparativos da Flávia para o jantar, bati o olho em uma garrafa de vinho com o nome THE LITTLE BLACK DRESS e achei que ela tinha customizado o rótulo, mas depois descobri que não foi o caso. Curiosamente, existe um vinho com esse nome nos EUA! Isso acabou gerando a ideia de produzir meus próprios rótulos e desenhei quatro tipos com a bonequinha usando diferentes vestidos e segurando uma taça de vinho: Merlot, Malbec, Carbenet Sauvignon e Carmenère.
Ainda não comprei as embalagens para as lembrancinhas da festa, mas já pensei no presente que vou oferecer às meninas. Usei meu cortador no formato de etiqueta para roupas a fim de produzir os modelos da foto acima, contendo a Logomarca da festa e a frase “Obrigada pela presença!”.
Bom, vocês já perceberam que as cores que vou usar na decoração da festa são preto, branco e pink, né? São as mesmas cores que usei no desenho, porém o pink ficou só no detalhe do batom e no scarpin. Por enquanto, separei algumas louças e acessórios em P&B, como os guardanapos comprados na papelaria JLM e TOK & STOK, além dos manequins que vieram de Tiradentes-MG (o maior) e do HORTIFRUTI (o menor). Os porta-lápis foram comprados em uma papelaria perto de casa e pretendo recheá-los com aperitivos, grissinis ou garfinhos para coquetel.
Sendo assim, ainda preciso providenciar algumas peças na cor pink… se alguém quiser colaborar com sugestões, fique à vontade para deixar um comentário aqui, OK? Vou adorar ler a opinião de vocês!!!!
Um grande beijo com votos de uma semana divertida!!!!