Provei um canapé de lichia com creme de gorgonzola na festa de casamento do meu primo e me apaixonei! Achei a combinação tão inusitada quanto saborosa e decidi que iria reproduzi-la em casa assim que tivesse um tempinho livre. Já o milk shake, eu resolvi experimentar depois que pedi um malteado de mocha na cafeteria JUAN VALDÉZ, em Cartagena, na Colômbia.
Acho que a minha adaptação ficou bem gostosa e ainda é possível incrementar a bebida com vodca aromatizada, preparando um drink especial para o verão!
As lichias recheadas são muito fáceis de fazer, ainda mais se você optar por comprar uma lata da fruta em calda, já descascada e pronta para o consumo. Para que o canapé não fique doce demais, é necessário lavar bem as frutinhas, retirando todo o açúcar.
Para preparar o creme, adicionei um pouco de leite integral a um pedaço pequeno de gorgonzola e levei a mistura ao microondas por um minuto na potência máxima, a fim de que o queijo derretesse e adquirisse uma consistência cremosa.
Na hora de rechear as lichias, não consegui um bom resultado usando uma pequena colher de café e decidi testar esse utensílio com bico dosador que aparece no mix de imagens acima. Aí sim, deu certo!!!!
Para finalizar, retirei o excesso de creme e insiri uma amêndoa em cada lichia.
Espetei o canapé em palitinhos para garantir sustentação e também para dar um toque de charme! Aliás, obrigadíssima pelo presente, Andrezza Madruga!!!! Também é possível obter esse resultado fazendo um pequeno corte na base da frutinha.
Para acompanhar o canapé, sugiro uma cerveja, vinho branco ou espumante bem geladinho!
Milk shake de doce de leite com café e calda de chocolate
Eu pretendia usar sorvete de creme ou de baunilha para fazer a base do milk shake, mas quando vi o pote de Häagen-Dazs sabor doce de leite (o meu preferido), não resisti e decidi mudar a receita de última hora!
Além do sorvete, comprei também calda de chocolate e usei o café que trouxe da viagem para preparar dois copos de milk shake.
Bati seis bolas de sorvete com uma xícara de café forte e frio no liquidificador. Em seguida, acrescentei uma generosa dose de calda de chocolate por cima da mistura e assim ficou pronta a minha versão do malteado que provei em Cartagena. Infelizmente, demorei um pouco para fotografar e o sorvete derreteu mais do que eu gostaria. O ideal é servir assim que a bebida estiver pronta, ainda bem gelada.
Vocês lembram da vodca aromatizada que preparei misturando fava de baunilha com anis estrelado, bastões de canela, cravo e noz moscada, mostrada na FESTA SUÍÇA? Na receita original é necessário esperar um mês para a bebida incorporar o sabor da baunilha. Eu havia prometido voltar aqui no mês seguinte pra contar se a minha experiência deu certo, mas isso foi em agosto e estou um pouquinho atrasada, rsrsrs!
Sendo assim, quatro meses depois, a vodca absorveu bem os temperos, adquiriu um tom amarronzado e um aroma delicioso! Para incrementar o milk shake, basta adicionar uma dose da bebida alcoólica e mexer bem. Desse modo, o drink vai ganhar um sabor inconfundível de especiarias que combina perfeitamente com essa época natalina!!!!
Para servir, escolhi um copo mais baixo no qual despejei o sorvete com a vodca e, para finalizar, a calda de chocolate que, sem que eu tivesse previsto, acumulou no fundo do copo produzindo interessantes desenhos. Gente, ficou uma delícia!!!!!! Se vocês não quiserem esperar quatro meses até a vodca absorver os sabores das especiarias, recomendo substituir essa receita caseira pela ABSOLUT VANILIA e salpicar um pouco de canela no drink.
Um grande beijo pra todos com votos de uma quarta-feira deliciosa!!!!