quinta-feira, 27 de junho de 2013

Ao invés de anotar receitas, que tal desenhá-las?

mesa

A primeira coisa que me chamou a atenção no blog da minha convidada de hoje foram suas receitas ilustradas. Adorei esse conceito divertido e criativo! Logo depois, descobri que a Thais é minha colega de profissão, que trabalhou em uma revista, que é natural de Belém do Pará (cidade que amei conhecer!), que é apaixonada por gastronomia e desenho. Enfim, com tantas afinidades, fiquei curiosa para conhecê-la melhor e convidei-a para compartilhar sua história de vida aqui nesse cantinho. Como bônus, ela decidiu nos presentear com duas receitas deliciosas! Vamos conferir?

thais

É um grande prazer estar aqui no blog da Katia, fiquei muito feliz pelo convite e por poder compartilhar com vocês um pouco do que eu faço.

Tenho 29 anos, sou publicitária e designer, mas meu hobby é cozinhar.

Há 6 anos atrás mudei de Belém (Pará) para São Paulo, tinha 23 anos e não sabia absolutamente nada sobre culinária, cuidados com a casa e tudo mais...mas foi justamente essa mudança e o fato de estar muito longe da família que me fez ter grande interesse em aprender tudo. E acabei descobrindo uma nova paixão: Gastronomia.

A minha profissão de design também teve uma grande contribuição para o crescimento dessa paixão, pois trabalhei em uma revista de gastronomia como designer e aí esse "caso de amor" só foi crescendo. Além disso, acredito que todo paraense (sabendo cozinhar ou não) tem uma cultura muito ligada à gastronomia, na nossa terra temos muitos ingredientes que poucos conhecem, fruto dos nossos antepassados indígenas, além das enorme variedade de frutas e temperos que temos fresquinhos a nossa disposição. Quem conhece um pouquinho do que estou falando sabe bem que a culinária paraense é marcante, duvido alguém que tenha provado um tacacá, um vatapá ou uma maniçoba e não lembre exatamente os sabores que só tem naquela terra.

AlmoçoParaense

Almoço paraense

Arros7GraosEFrangoComJambu

Arroz 7 grãos e frango com jambu

Logo que aprendi a cozinhar, fui me arriscando na culinária paraense também, pra matar um pouco da saudade da minha cidade. Me inspiro muito nos grandes chefs que usam ingredientes do Pará, como Alex Atala (SP) e Thiago Castanho (PA). Sempre estou ligada no que eles estão fazendo. Toda vez que alguém da família ou amigos vem de Belém para São Paulo, é certo que vem junto um isopor com ingredientes que sentimos falta aqui. E aí é uma festa, sempre reuno os amigos e fazemos um almoço paraense. Quando são os meus amigos que trazem os ingredientes, eles sempre me chamam para cozinhar os pratos de Belém. Conversamos, trocamos dicas e cozinhamos, é uma delícia.

BruschettaParaense

Bruschetta paraense

Como tenho muitos amigos que moram em São Paulo na mesma situação que a minha (longe da família e marinheiros de primeira viagem quando o assunto é cuidar da casa), eu resolvi compartilhar tudo o que eu aprendia. Testava receitas de outros blogs (Fiz o Confit de Tomatinho aqui do Casos e Coisas da Bonfa), de sites, da tv (meu programa favorito é o da Nigella, as receitas são maravilhosas e sempre dão certo), apostilas de gastronomia de alguns cursos, enfim...tudo que eu testo, gosto, e acho interessante compartilho no blog.

ConfitdeTomatinhos

Confit de tomatinhos

Para ficar algo bem lúdico e fácil de aprender, resolvi fazer tudo em forma de ilustração (que é algo que também gosto muito de fazer), dai surgiu a ideia do Rabiscos na Cozinha (www.rabiscosnacozinha.com).

bolodenutella1

bolodenutella1

bolo de milho

Com o blog, foi crescendo o meu interesse em fazer comidinhas para os amigos, almoços em casa, jantar de dia dos namorados, enfim, qualquer encontro com os amigos pra mim é um motivo pra cozinhar, pode ser qualquer coisa, mas a possibilidade de testar sabores, aromas e saber armonizar tudo isso de uma forma que agrade à mim e aos que estão comigo é que me deixa fascinada por esse mundo gastronômico, onde sempre tenho algo para aprender e assim poder compartilhar com as pessoas que acompanham o meu blog. Gosto de todo o processo, pensar no que vou fazer, cozinhar, organizar a mesa, decorar...é tudo uma diversão pra mim. Uma coisa que sempre fiz foi ler a receita e ver se realmente eu queria colocar a quantidade de açúcar que estava ali ou se achava legal substituir um ingrediente por outro...sempre arrisquei e fui criando receitas novas ou melhorando as que eu já tinha provado. Lógico que no início nem sempre dava certo...mas nessas histórias de arriscar descobri muitas coisas legais. Com o tempo você sabe exatamente se vai dar certo aquela receita, só de ter lido.

Macarrão na pressão

Com toda essa paixão pela gastronomia, fui até convidada para participar de um programa na televisão (Receita Pop), era um reality em que os participantes tinham que fazer três receitas (entrada, prato principal e sobremesa) com ingredientes que somassem o total de R$20,00. Um desafio...Não ganhei a disputa, mas foi algo que me acrescentou muito, além de ter sido muito divertido. O Programa vocês podem ver aqui: http://vimeo.com/16983808

NoProgramaReceitaPop

Olhando pra trás e vendo que há 6 anos atrás eu nem sabia fazer um arroz decente, e hoje, ver o sucesso que tenho no blog é uma sensação indescritível. Cada vez que vejo mais seguidores e os e-mails carinhosos com dicas, receitinhas pra testar, pedido de outras receitas, eu fico imensamente feliz, pois foi algo que surgiu com uma necessidade de se alimentar bem, e hoje é muito mais que isso, é satisfação pessoal, inspiração e compromisso com os que acompanham meu blog. Fico super feliz se alguém vem me perguntar alguma coisa de culinária, porque gosto de compartilhar tudo que aprendo, e sempre digo que qualquer um pode aprender a cozinhar, é só ter interesse e vontade de arriscar...sem medo de errar, pois com os erros vamos aprendendo a quantidade exata de tempero que nos agrada. E o mais importante, provar novos sabores e sentir os aromas que não conhecemos é indispensável!

GeleiaDeAmora

Geleia de amora

TortaHolandesa

Torta holandesa

Hoje estou voltando de SP para a minha cidade com a sensação de dever cumprido, aprendi muito mais do que vim aprender em São Paulo, e sei que quero aprender cada vez mais e poder compartilhar sempre com os amigos e todos que me acompanham no blog e esperam por novidades.

Bom, para os que gostam de boas receitinhas, vou deixar aqui duas que gosto muito (sucesso nos aniversários aqui de casa e dos amigos) e espero que gostem do Rabiscos na Cozinha e acompanhem sempre!

 

Pudim de Tapioca

Também no Blog:

http://rabiscosnacozinha.tumblr.com/post/750256703/demorei-pra-postar-as-receitas-juninas-mas-nao

Ingredientes:

- 1 e 1/2 xícara (chá) de tapioca granulada (ou farinha de tapioca, para quem mora no Norte)
- 1 vidro de leite de coco
- 1 lata de leite condensado
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) de coco fresco ralado (pode colocar mais coco, se preferir)
- A mesma medida da lata de leite condensado de leite líquido
- Açucar para caramelizar a fôrma (eu faço com 4 colheres de sopa)

Modo de Preparo: Coloque o açucar no fogo (eu coloco direto na fôrma que vou usar para o pudim) e deixe caramelizar, sem endurecer e queimar. Espalhe pela forma e reserve. Numa tigela misture a tapioca, o coco e o leite decoco e deixe descansar por 1 hora. No liquidificador, coloque o leite, ovos, leite condensado. Coloque na fôrma caramelizada o conteúdo do liquidificador e acrescente a tapioca que estava descansando, misturando com uma colher. Asse em banho maria no forno por aproximadamente 50 min (em temperatura média 220 graus). Faça o teste do palito. Desenforme ainda quente.

 

Bolo de Nutella

Também no Blog: Parte 1(massa):

http://rabiscosnacozinha.tumblr.com/post/9552437697/essa-e-uma-receita-que-queria-muito-postar-aqui

Parte 2 (recheio e cobertura):

http://rabiscosnacozinha.tumblr.com/post/10039145694/como-prometido-essa-e-a-segunda-parte-da-receita

Ingredientes:

Massa

- 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
- 1 xícara (chá) de açucar
- 5 ovos
- 1/2 xícara (chá) de leite líquido
- 1/2 xícara de chocolate em pó
- 250g de Nutella
- 1 colher (café) de fermento em pó
- 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

Recheio e cobertura

- 400g de Nutella
- 2 Xícaras (chá) de creme de leite fresco

Modo de Preparo:

Massa - Bata a manteiga e o açucar até que fique bem clarinho (quase branco). Separe as gemas das claras e bata as claras em neve (reserve). Adicione no creme de manteiga, as claras (uma a uma) e o leite. Depois acrescente o chocolate em pó e a Nutella, o trigo e por ultimo o fermento e as claras em neve. Asse em forno médio em uma assadeira de 23cm de diâmetro untada e enfarinhada por aproximadamente 30 min. Faça o teste do palito. Desenforme após esfriar completamente, e divida o bolo ao meio para rechear.

Recheio e cobertura - Durante o preparo da massa, deixe o creme de leite na geladeira para ficar bem geladinho na hora de bater. Na batedeira, bata até ficar consistente no ponto de chantilly (eu bato em velocidade alta os primeiros 4 min e em velocidade baixa por mais 1 min). Acrescente a Nutela, e bata só um pouco para misturar. Recheie o bolo com metade dessa mistura e o restante use para cobertura. Decore com pedaços de avelã e chocolate (eu costumo fazer uma bordinha na lateral com biscoito champagne). Deixe na geladeira até o momento de servir.

Thais Ferreira

……………………………………………………………………………………

Thais, muito obrigada por aceitar meu convite e nos presentear com essas receitas de dar água na boca! Adorei saber da sua evolução culinária nesses 6 anos. É realmente um estímulo para quem, como eu, acredita que nunca vai conseguir cozinhar de verdade. Já tentei fazer alguns pratos mais caprichados, como mostrei aqui, mas o tempo gasto na elaboração das receitas (e na arrumação da cozinha) me desanima, rsrs! De qualquer forma, eu admiro muito quem se interessa pela gastronomia e está sempre buscando novos sabores por meio de diferentes combinações de ingredientes. Nessa questão, eu me identifico com você: adoro substituir os itens de uma receita, o que algumas muitas vezes acaba estragando o resultado final, rsrs! Mas, ao mesmo, tempo, eu nasci com um desejo de criar e de inovar que me persegue em qualquer área de atuação. E você é de Belém, que legal! Estive lá no ano passado (LEIA O RELATO AQUI) e provei todas as delícias que listou, com exceção do tacacá, mas só porque não deu tempo. Sei que muita gente não gosta de experimentar coisas diferentes, mas eu amo provar de tudo!!!! E descobri sabores maravilhosos no Pará, com destaque para os sorvetes de frutas típicas… hummmm!

O confit de tomatinhos é bem simples e fácil de fazer. A receita original é da Marly do ótimo blog SABOREANDO A VIDA.

Para quem deseja conhecer melhor a Thais e experimentar suas receitas ilustradas, basta acessar os seguintes links:

Blog: www.rabiscosnacozinha.com

Twitter: @rabiscoscozinha

Facebook: www.facebook.com/RabiscosnaCozinha

Um grande beijo pra todos com votos de um fim de semana suculento!!!!

Bonfa-ass