Vocês lembram das duas ideias simples que tive para não deixar o Dia dos Namorados passar em branco? Eu gostaria de ter feito um jantar ou brunch mais elaborado junto com a minha melhor amiga para os nossos respectivos maridos, mas tinha acabado de voltar de viagem e o tempo foi insuficiente.
O lado bom dessa “frustração” foi redescobrir o prazer do improviso. Foi legal arrumar a mesa de centro no mesmo dia sem planejamento prévio. Comprei os ingredientes para a receita da pizza um dia antes e não me preocupei com mais nada. Simplesmente esperei a hora do Marcelo chegar em casa para começar a preparar nosso lanchinho especial.
Além do queijo de cabra cremoso (que servi com geleia de morango, pastinha de pimentão e jalapeño, mostarda Dijon e pimenta do reino moída) com torradinhas, incrementei a mesa com fatias de presunto de Parma, azeitonas pretas e morangos frescos. Por que servir o lanchinho na mesa de centro? Na verdade, a gente só usa a mesa de jantar para eventos especiais. No dia a dia, a gente come mesmo é na mesa de centro e eu quis manter esse clima informal.
Detalhe dos palitinhos fofos com um coraçãozinho na ponta!
Depois de acabarmos com as entradinhas, servi a pizza de pão pita com queijo feta e cogumelos portobello refogados na manteiga com vinho tinto. Hummm, ficou uma delícia! Eu não sabia como preparar os cogumelos e pedi ajuda à minha irmã Flávia, do blog FÊTE À FÊTE, que tem formação como Chef de cozinha. Ela sugeriu o seguinte:
“Para o portobello, eu gosto de sabores mais mediterrâneos. Pode ser somente alho, manteiga + azeite (a manteiga sozinha pode queimar, o azeite ajuda a manter o smoking point mais alto), sal marinho e pimenta. Ou acrescentar alguma erva, como tomilho ou alecrim. Dependendo do sabor que você queira alcançar, eu refogaria o alho, talvez cebola também (ou echalotte, uma delicia!), na manteiga e azeite, com um raminho ou dois de tomilho, depois acrescentaria um pouco de vinho (pode ser branco ou tinto, o branco dá um sabor mais leve) pra "levantar" os sabores grudados no fundo da panela e colocaria os cogumelos fatiados. Você também pode acrescentá-los antes do vinho (pra não cozinhar o alho e cebola muito mais que o cogumelo). Outra opção é usar o forno. Se o portobello for grande, retire o miolo/haste, unte com azeite e coloque num tabuleiro com alho picado, sal e pimenta. Pode acrescentar ervas e até mesmo um pouco de vinagre balsâmico. Vai experimentando... Mas se não quiser arriscar muito (com quantidade de temperos, etc.), vai no basico alho+azeite/manteiga+sal+pimenta que dá certo ;-)”
Adorei as dicas e juntei na mesa da cozinha todos os ingredientes que eu havia comprado para montar a pizza: pimenta do reino, azeite aromatizado com tomilho, alho, cebola, queijo feta, cogumelos, vinho tinto, azeitonas pretas e pão pita.
No fim das contas, desisti das azeitonas porque achei que elas poderiam não combinar com a maneira de preparar o cogumelo e preferi servi-las como entradinha.
Seguindo as indicações da minha irmã, fatiei os cogumelos (200gr) e refoguei 3 dentes de alho e metade de uma cebola grande com 3 colheres de sopa de manteiga, azeite, sal e pimenta do reino. Quando a cebola ficou transparente, acrescentei os cogumelos e misturei tudo com uma colher de pau mexendo sem parar. Quando os cogumelos ficaram “moreninhos”, adicionei uma taça de vinho tinto e esperei o excesso de líquido evaporar.
Apaguei o fogo e esperei os cogumelos ficarem mornos. Nesse meio tempo, untei uma travessa com azeite aromatizado com tomilho, que também salpiquei nos discos de pão pita. Em seguida, acrescentei uma generosa porção de queijo feta e depois os cogumelos, que absorveram o vinho e ficaram tão macios quanto suculentos. Foi tudo pro forno e uns 20 minutos depois a pizza estava na mesa!
Eu gosto do pão bem crocante, tipo biscoitinho, e deixei a pizza no forno até a casquinha ficar bem dourada. Gente, ficou muito bom!!!! Não vejo a hora de testar outras receitas com os cogumelos portobello. Eu já tinha usado o shitake e o shimeji, mas portobello nunca. Posso dizer que ele é o meu preferido agora, tanto pelo sabor quanto pela textura.
Um grande beijo pra todos com votos de uma quarta-feira saborosa!!!!