A estante da sala foi incorporada à festa
Detalhe da estante com os comes & bebes
Queijos devidamente identificados
Um petisco que agradou: bolinhas de queijo de cabra com castanha de caju moída e passas brancas
Garfinhos de madeira customizados para a festa
Bolinhas de queijo: meu salgadinho de festa preferido!
Verrines de queijo de cabra com geleia de laranja
Panorama da mesa de centro
Bom dia, pessoal!!!! Conforme prometido na semana passada, hoje estou de volta com as fotos do dia da degustação de Queijos & Vinhos. Apesar de ter tido pouco tempo para preparar a festa, tudo aconteceu como planejado. Quando meus amigos chegaram lá em casa, a sala já estava prontinha para recebê-los e devidamente decorada de acordo com o tema do evento.
Eu nunca havia incorporado a minha estante a uma festa e gostei muito da novidade! Posso dizer que a ideia (encontrada AQUI) foi aprovadíssima e provavelmente será reeditada em futuras comemorações. Achei a solução bem prática porque minha sala é pequena e há pouco espaço para servir os comes e bebes. Sendo assim, a estante cumpriu bem a função de abrigar o que não coube no buffet e não houve necessidade de usar a mesa de jantar.
Vamos começar pelo buffet? Numa das extremidades do móvel, ao lado do menu, coloquei um recipiente com dois tipos de pastinhas, outro com pães variados e mais um com torradinhas.
Detalhe da plaquinha identificando as pastinhas
No meio do buffet, posicionei uma vela aromática encapada com uma das padronagens do kit QUEIJOS & VINHOS, um bowl com damascos secos e passas brancas e um aperitivo que experimentei pela primeira vez: bolinhas de queijo de cabra com castanha de caju moída e passas.
Minha inspiração foi a seguinte imagem que encontrei na internet e mostrei primeiro NESSE POST:
Fonte: http://blog.hwtm.com/2013/03/eco-rusticfriendly-wine-cheese-party/
Eu até encontro cranberry desidratada no HORTIFRUTI, mas noz pecã é mais difícil. Então substituí os ingredientes originais pelos que mencionei anteriormente e misturei-os ao queijo de cabra, formando pequenas bolinhas.
As castanhas e as passas brancas acrescentaram uma textura interessante à massa de queijo e o belisquete foi aprovadíssimo pelos meus convidados! A ideia é comer a bolinha pura ou acompanhada de uma torradinha. Como adorei o resultado, resolvi incorporar a mistura ao verrine de queijo de cabra com geleia de laranja que preparei para a sobremesa. Bastou colocar a massa esfarelada no recipiente e completá-lo com a deliciosa geleia de laranja da marca KRANZ.
Na outra extremidade do buffet, servi presunto alemão, pastrami e lombinho defumado em uma petisqueira de metal. Vocês lembram dos garfinhos customizados com a mensagem de boas-vindas que mostrei no post da semana passada? Decidi espetá-los nos frios.
Acho que frutas secas são indispensáveis em qualquer degustação de Queijos & Vinhos! Sendo assim, servi avelãs, amêndoas e macadâmias em uma petisqueira de 3 andares que posicionei na pequena mesa lateral ao lado do buffet.
Detalhe da petisqueira vista de cima
E agora vamos à estante? Adorei arrumar as prateleiras e pensar o que poderia colocar em cada uma delas, sendo que a primeira e a última serviram como base para objetos decorativos e taças.
Conforme eu havia mencionado no post da semana passada, a prateleira mais alta e também a mais baixa não são adequadas para abrigar os comes e bebes por causa do difícil acesso. Na primeira prateleira de baixo pra cima, posicionei taças de vinho e de espumante, além do cartaz com uma frase do Cazuza.
Na segunda prateleira, enfileirei os verrines ao lado de uma petisqueira de dois andares com bolinhas de queijo dentro das forminhas coloridas que compõem o kit QUEIJOS & VINHOS.
Na terceira prateleira, enchi três jarras de vidro com sucos de uva branco e tinto. Adoro misturar peças com tamanhos e/ou formatos diferentes!
O prato alto de metal com seis tipos de queijos (provolone, emmental, gorgonzola, gruyère, chèvre e camembert) ficou logo ali do lado.
Vocês lembram das plaquinhas que mostrei no post da semana passada? Fiquei devendo a informação de como eu as posicionaria nos queijos, né? Foi bem fácil! Bastou fazer um pequeno corte com a ponta de uma faca em cada pedaço e inserir a plaquinha ali. Também é possível prender um palitinho no verso do papel, mas eu gostei de colocá-las diretamente nos queijos, cada uma em uma posição diferente. Achei que assim o resultado ficou mais interessante e divertido!
Na penúltima prateleira, coloquei outra petisqueira com mais bolinhas de queijo, além dos bowls contendo mel e mostarda Dijon e um prato alto com tampa no qual servi uvas verdes sem caroço. Os quadrinhos contendo as ilustrações que fiz especialmente para o kit QUEIJOS & VINHOS enfeitaram o topo da estante.
É ao redor da mesa de centro da sala que meus amigos se sentam e ficam à vontade para bater papo, comer e beber. Sendo assim, foi nesse cantinho que coloquei pratos, talheres, guardanapos, porta-copos, baguetes inteiras e mais um pouquinho de cada coisa que estava sendo servida no buffet e na estante. Vocês lembram dos potes de vidro reciclados que customizei com as padronagens do kit QUEIJOS & VINHOS? Eu tinha pensado em usá-los como vasos para flores, mas confesso que fiquei com preguiça de sair de casa no dia da festa e acabei tendo outra ideia. Separei torradinhas e enchi os dois potes. Gostei do resultado e pretendo reproduzi-lo em um futuro evento!
O quadro negro foi parar no móvel da TV, onde também coloquei as latinhas de metal com as lembrancinhas que mostrei no post da semana passada. A ideia era que cada convidado colocasse sua garrafa de vinho nesse cantinho, ao lado da mensagem “Um brinde à amizade”. Foi o que aconteceu à medida que meus amigos iam chegando lá em casa com suas bebidas, mas como eu paro de fotografar assim que começa a festa, esqueci de fazer esse registro.
Dessa vez, recebi 8 convidados e totalizamos 10 pessoas (contando comigo e com o Marcelo). Meus melhores amigos, meus pais, minha irmã, cunhado e sobrinha também estavam lá. Foi uma festa deliciosa em todos os sentidos e como começou às 15h, tivemos bastante tempo para colocar as novidades em dia!
Eu gosto muito de organizar encontros assim, com grupos pequenos e homogêneos. Penso que dessa maneira é possível dar atenção a todos, além de caprichar na decoração e nas comidinhas sem estrapolar o orçamento, rs!
Um grande beijo pra todos com votos de que a gente tenha sempre bons motivos para comemorar!!!!!