Bom dia, pessoal!!!! Hoje vim mostrar a vocês o projeto de Identidade Visual que criei para a marca LA DOLCE PASTICCERIA, uma empresa especializada em bolos, tortas, doces e biscoitos.
A apresentação que vocês podem observar na abertura desse post simula a aplicação da Logomarca e elementos de apoio em caixas, embalagens, camisetas, aventais, brindes, sacolas etc. Esse material funciona como um pequeno manual para consulta, cujo objetivo é fornecer ao cliente referências que o ajudem a visualizar seu produto final, caso deseje desenvolver essas peças posteriormente.
Optei por usar duas fontes diferentes na Logomarca: uma manuscrita, suave e delicada, que passa a impressão de algo elaborado artesanalmente com cuidado e carinho (LA DOLCE), e outra mais neutra para equilibrar o conjunto, porém atual, moderna, elegante e bem legível (PASTICCERIA).
As cores aplicadas na marca foram inspiradas na coleção de peças retrô da Tramontina, que a cliente me enviou como referência de tons que apreciava. O rosa e o azul turquesa se complementam harmoniosamente. Adicionei outras duas cores que lembram bolo e doces em geral: o marrom chocolate e o caramelo. Os tons "comestíveis" foram usados para colorir um bolo estilizado, símbolo da marca.
Como a cliente mencionou que gostava muito de listras, usei esse recurso gráfico tanto no bolo quanto nas padronagens que desenvolvi para acompanharem a marca e que fazem parte da Identidade Visual.
A cor azul rompeu com a hegemonia dos tons de rosa e marrom, geralmente usados nas Logomarcas que representam a área de atuação da cliente: confeitaria em geral, bolos e doces. Acrescentando essa tonalidade, ela se diferenciou da concorrência e ganhou destaque.
O azul foi aplicado no prato de bolo (reforçando a ideia de louça retrô – outro pedido da cliente), no arabesco, no lacinho (um toque de finalização que representa a preocupação com os detalhes) e na moldura, que estilizei de forma a lembrar uma renda, como se fosse uma daquelas toalhinhas colocadas em uma bandeja para servir café com biscoitos (mais um toque retrô, delicado e feminino).
O rosa foi usado como detalhe no bolo e também na fonte do LA DOLCE porque é uma tonalidade comumente associada ao sabor e ao aroma adocicado.
Nas imagens acima, vocês podem ver a Logomarca na versão colorida sem moldura, com moldura em 4 modelos, com arabescos e somente com a tipologia. Todas elas estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da Identidade Visual não será comprometida se a cliente optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.
Nas imagens acima, vocês podem observar as versões P&B em fundo claro e fundo escuro, que a cliente poderá utilizar em assinaturas de patrocínios quando as peças gráficas forem impressas somente nesses tons, por exemplo.
A seguir, penso que as imagens “falam” por si mesmas: isolei os elementos de apoio e desenvolvi padronagens a partir deles, listei a família de fontes e cores usadas na Logomarca, sugeri 3 opções de cartão de visita, 3 opções de etiquetas, 2 modelos de caixa para presente, 2 modelos de embalagens, um modelo de sacola de papel, 2 pratos de papel, xícaras, camisetas, aventais, luva de cozinha, bolsas de lona e/ou sacolas reutilizáveis, canetas e marca d'água para proteger as fotos publicadas no site/blog da empresa.
Após a aprovação do layout, dou início ao fechamento dos arquivos e preparo as artes finais em até cinco dias úteis, incluindo o estudo de limites de redução, que só é possível desenvolver após o “OK” do cliente.
Para quem se interessa em entender melhor o que faço e como funciona o processo de criação de uma Identidade Visual, deixo aqui alguns links para posts sobre o assunto publicados no blog:
OUPS
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/03/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html
É PIQUE
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/11/criacao-de-identidade-visual-para.html
IMMAGINE
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/06/criacao-de-identidade-visual-para.html
LIMÃO ROSA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/08/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html
CÂLIN EN VRAC
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/03/voces-acreditam-em-sonhos-parte-ii.html
DOCE CONFETTI
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/12/criacao-de-identidade-visual-para.html
BEM-FEITAS
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/03/projeto-de-identidade-visual.html
FESTA A CAMINHO
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/06/criacao-de-identidade-visual-para-marca.html
ATELIÊ SIMONE GUIMARÃES
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2010/10/criacao-de-identidade-visual-letreiro.html
SUELEM MONTEIRO ARQUITETURA
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/10/design-grafico-arquitetura-criacao-de.html
PORTIFÓLIO COMPLETO
http://www.coroflot.com/katiabonfadini
Para terminar o post, gostaria de deixar aqui uma dica pra vocês. O estudo dos limites de redução é algo que não pode faltar em um projeto de Identidade Visual. É importantíssimo que o cliente saiba que o designer pensou na utilização de sua Logomarca em várias situações, oferecendo sugestões de aplicação em diferentes peças gráficas, principalmente naquelas em que o espaço para inseri-la é mínimo.
Sendo assim, antes de contratar um profissional, meu conselho é: converse com ele para saber o que está incluído no orçamento e avalie a relação custo x benefício. Algumas vezes o preço parece bastante convidativo, mas o designer se limita a entregar uma única versão da Logomarca sem testar os vários desdobramentos possíveis que serão necessários em algum momento da trajetória da empresa.
Um grande beijo pra todos com votos de um dia bastante criativo!!!!