terça-feira, 2 de julho de 2013

Tarteletes de pimentão com alcachofra e lascas de Grana Padano: o lanche improvisado que deu certo!

Tortinha milfolhas, pastinha de pimentão com alcachofra, lascas de Grana Padano e pimenta: tudo pronto para montar, servir e receber elogios!

Detalhe da tartelete salgada

Pessoal, vocês sabem que adoro compartilhar aqui no blog os meus “achados” e soluções práticas para preparar belisquetes charmosos, né? Pouco depois de voltar das férias, recebi uma amiga em casa e decidi testar uma nova combinação de ingredientes. Vocês lembram dos antepastos da marca LA PASTINA que servi no JANTAR ITALIANO?

Adorei a pastinha de pimentão, as alcachofras  e a berinjela assada na brasa. Virei fã da marca e não precisei pensar duas vezes quando vi a embalagem da foto acima no HORTIFRUTI: levei a mistura de alcachofra e pimentão vermelho pra casa. Essa linha “BRUSCHETTA” é ideal para espalhar em cima de fatias de pão italiano e colocar no forno por alguns minutos com algumas lascas de queijo parmesão por cima. Fica uma delícia!

Sinto que algumas pastinhas industrializadas tem um gosto artificial que eu chamo de “pozinho de miojo”, mas essa marca não me passou essa impressão.

No PÃO DE AÇÚCAR encontrei essas tortinhas folhadas que podem abrigar recheios doces ou salgados. São bastante práticas e bonitinhas!

Tudo o que precisei fazer foi abrir o vidro da pastinha, colocar um pouco do conteúdo em cada tortinha e cortar algumas lascas de Grana Padano. O pedaço de gorgonzola aparece na foto acima porque era minha segunda opção e descobri que também combina super bem com a mistura de pimentão e alcachofra.

Detalhe da tortinha com recheio de pimentão e alcachofra

Em seguida, inseri lascas fininhas de Grana Padano nas tarteletes salgadas e servi os belisquetes em uma petisqueira branca horizontal.

Como adoro pimenta, mas sei que muita gente não gosta ou não pode comer, preferi misturar grãos de diferentes tipos e servir o condimento à parte em uma colher na mesma petisqueira na qual posicionei as tarteletes.

Há algum tempo, admiti pra mim mesma que nunca vou ser grande coisa na cozinha, rsrs! Gosto mais de decorar uma mesa do que de cozinhar, apesar de me aventurar a preparar receitinhas fáceis de vez em quando. Assim que tiver tempo, pretendo organizar um novo jantar romântico e testar um dos 42 risotos enviados pelos leitores para o concurso que promovi em abril, mas por enquanto vou me ater aos pratos simples e rápidos.

O único cuidado que se deve ter com essa tortinha é recheá-la pouco antes de servir porque a pastinha pode umedecer a massa e deixá-la molenga. Em uma próxima oportunidade pretendo usar duas camadas: uma de queijo de cabra cremoso e outro de pasta de pimentão vermelho ou caponata de berinjela, que tal? Se ficar gostoso, mostro aqui! Outra opção é misturar o quejo de cabra com alguma geleia cítrica... hummm, isso deve ficar bom, hein? 

Fica aqui a dica de um “belisquete quebra-galho” gostoso e charmoso!

Um beijo pra todos com votos de uma quarta-feira saborosa!

Bonfa-ass