terça-feira, 6 de agosto de 2013

Dicas para fotografar comes & bebes: post especial para o CONCURSO DE SOPAS, CALDOS E CREMES!

Bom dia, pessoal!!!! Hoje recebo aqui nesse cantinho uma das juradas do concurso “Sopas, caldos e cremes”, a talentosíssima e multifacetada Flávia Mergulhão. Essa amiga querida faz parte do time do Chá entre Blogueiras, que em breve terá sua quarta edição. Nós nos conhecemos pela internet, a amizade virtual se tornou real e, papo vai, papo vem, além do convite para integrar o time de juradas, a convoquei para escrever um post com dicas sobre fotografia de comida. Eu adoro esse tipo de foto e posso ficar horas folheando uma revista especializada no assunto para admirar as imagens. Fiquei super feliz quando a Flavinha aceitou o convite e mais ainda quando ela me enviou o post somente alguns dias depois! Tenho certeza de que suas dicas e sugestões vão ajudar muito na composição das fotos de quem vai participar do concurso e também de quem não vai, mas gosta de registrar belas imagens de comes & bebes para postar no Facebook, Instagram etc.

Vamos começar essa deliciosa aula?

fla[5]

Olá, sou Flávia Mergulhão, dentista, mergulhadora, arteira, blogueira e “curiosa e apaixonada” por fotografia.

Estou longe de ser fotógrafa, fiz um cursinho, mas não me considero assim. Acho que esta definição cabe aos profissionais da área que executam maravilhosos trabalhos e tem uma renda com isso. Eu faço da fotografia mais um dos meus hobbys.

Desde que iniciei o meu blog, há 3 anos, o Ateliê da Caiê, procurei me aprimorar nesta arte, vendo sites, livros e blogs de culinária e fotografia, reproduzindo alguns cenários para teste, investindo em equipamento fotográfico, aprendendo mais um pouco e pesquisando nesta ferramenta maravilhosa que é a internet.

Hoje eu vou falar para vocês como realizo as fotos de comida que publico no meu blog ou envio para concursos. O último concurso do qual participei foi aqui mesmo na Bonfa, o Concurso de Risotos. E como curiosa no assunto, não vou falar em técnicas, nada disso, apenas vou repassar a vocês o que pesquiso, leio, o que faço, ok?

foto 1

Foto do Risoto vencedor

Uma boa foto faz a diferença na hora da apresentação do seu blog, lojinha, concurso. Mostra que você tem capricho com seu blog, carinho com o seu leitor e com quem está vendo sua foto. Não cito aqui fotos profissionais de comida, que são usadas outras técnicas, como maquiagem da comida, espumas artificiais e outras coisas. Quero falar de foto de comida real. Aquela comidinha que você fez, deliciosa e quer logo postar (até mesmo no Instagram e Facebook, não é?).

Foto 2

Para fotografia de comida, é importante a montagem do cenário com um fundo decorado e limpo, sem ser poluído. Evitem muitas texturas e cores diferentes entre pratos, jogos americanos e guardanapos. Busquem a harmonia. Uma dica bacana é usar cartolinas para fundo. A cartolina branca cria um fundo infinito e as coloridas dão um ar divertido a fotografia, variando o fundo (um belo exemplo é a foto inicial da Bonfa no post sobre o Concurso de Sopas, Cremes e Caldos. Ali ela usou uma cartolina vermelha).

Foto 3

Usei uma cartolina branca para criar um fundo infinito

foto 4

Um guardanapo colorido como as bolinhas do brigadeiro

foto4a

Jogo americano em composição com a mini caçarola

É interessante fotografar pequenas porções. Pensem, o foco é a comida, então quanto mais centralizado estiver o assunto, melhor. Para isso, use pequenos pratos, panelinhas, copos menores, pratos de sobremesa, talheres menores e diferentes. Não significa que você vai sair por aí comprando dúzias de pratos e talheres, hein? Aproveite o que você tem de bom e bonito em casa. Dê novas utilidades a velhos utensílios.

foto 5

foto 7

Pequenos utensílios usados para colocar a comida na hora da fotografia

foto7a

Salada fotografada num pequeno utensílio

Decorar a comida e finalizar o prato é muito importante. A aparência nestes casos é tudo. A comida tem que passar o aroma e sabor pela fotografia. Use acessórios para modelar como aros (que para risoto é muito legal). Abuse de ervas aromáticas, pimentas, grãos, azeites, pequenos detalhes que farão toda a diferença.

foto8

Aro para modelar risoto, arroz etc.

queijo

Pimentas enfeitando um prato

foto 10

Risoto modelado no aro e uma “arte”com vinagre balsâmico

Quanto a luz: pessoalmente, eu detesto fotografar com flash, a não ser em último caso. Prefiro a luz natural sempre que possível ou a luz do ambiente. O flash, ainda mais se não estiver regulado, estoura a cor e o efeito não é dos mais bonitos. Mas esta é uma opinião pessoal.

foto 13

Foto realizada com luz fluorescente da cozinha, sem flash

foto13 a

Foto realizada com luz natural-dia

Outro ponto: a perspectiva da foto. Insira o seu prato no cenário, crie perspectiva para o objeto fotografado, dê profundidade ao campo. Para isso, não precisa grandes máquinas. Precisa um pouco de visão. Um objeto fotografado em perspectiva chama mais atenção do que ele todo chapado com foto tirada de cima.

foto11

foto12

Por fim, um editor de imagens para você mexer no contraste, brilho e criar algum efeito é uma ferramenta válida. Eu uso o Adobe Photoshop CS6 e o Lightroom, no computador, e o FotoRus, no celular.

Foto 14

Foto tirada de celular

foto 14 a

A mesma foto com efeito Lomo C do FotoRus

Para minhas fotos de comida, uso uma lente Nikon 50mm 1.8, a “cinquentinha”, uma paixão por ser uma lente clara me possibilita, na maioria das vezes, não usar o flash. Mas você não precisa investir numa câmera DSRL (profissional) para conseguir boas fotos. Câmeras compactas e mesmo celular tiram ótimas fotos. O fator fundamental é o olhar de quem está por trás das lentes.

Bonfa, mais uma vez, agradeço o convite e vamos ver as fotos deste novo concurso, estou super curiosa para ver as receitas criativas e deliciosas! E as fotos também!

Beijos e boas fotos!

Flávia Mergulhão

…………………………………………………………………………………………..

Flavinha, obrigadíssima por esse texto recheado de dicas preciosas e fotos suculentas! Eu pensei logo em você para esse post porque, apesar de não ser fotógrafa profissional, as imagens que você captura são lindas e todas naturais, sem os tais recursos artificiais comumente usados em fotos feitas para livros e revistas de gastronomia. Adoro quando você publica uma receita com fotos no ATELIÊ DA CAIÊ e me inspiro muito nas suas produções! Adorei as sugestões que compartilhou com a gente e vou aplicar algumas nos resultados das minhas próximas aventuras culinárias, com certeza!

Fiquei super feliz com o elogio sobre a foto do creme de cogumelos, muito obrigada!!!!! Meu amigo Wagner, que fotografa super bem, havia me dado essa dica há anos, mas eu nunca lembrava de comprar cartolina e acabava me virando sem ela.

IMG_1327

Foto com cartolina vermelha no fundo, dando a impressão de continuidade/fundo infinito

Bastou colocar a cartolina vermelha sobre o móvel onde sempre fotografo meus pratos e estendê-la até a parede. Gostei muito do resultado e fui correndo na papelaria comprar outras cores para testar futuramente. Eu só encontrei tons chapados, mas penso que papéis de presente estampados, folhas para scrapbook com padronagens coloridas ou papel Contact podem ter resultados interessantes, se houver um equilíbrio na escolha das louças para não poluir o visual.

Sobre a luz natural, eu concordo plenamente com a Flavinha, que é da mesma opinião do meu amigo Wagner: o flash distorce a cor e não valoriza os detalhes da imagem. No início de vida do blog, eu praticamente só fotografava com flash, mas depois fui percebendo na prática como as fotos ficavam mais interessantes sem esse recurso. É por isso que praticamente só fotografo num mesmo canto da sala onde há maior incidência de luz natural durante o dia, vejam só:

555612_186378951495962_1220367510_n

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/08/pimentao-recheado-com-as-sobras-do.html

530992_186379838162540_1361679931_n

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/01/um-encontro-especial-variacoes-de.html

Essa história de usar sempre o mesmo espaço para fotografar estava me deixando desanimada e enjoada de ver o mesmo cenário, sem variação. O máximo que eu conseguia fazer era mudar o ângulo da foto e esconder a divisão entre o móvel e a parede, como na imagem a seguir:

561927_186380154829175_2141959418_n

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2011/10/bruschetta-de-morangos-com-manjericao.html

A base do móvel de madeira é o mesmo, mas com as dicas da Flavinha, vou rever minhas produções e acrescentar texturas à composição das fotos, além de “fundos infinitos”.

Penso que mesclar acessórios feitos com diferentes materiais como palha, metal, vidro, madeira, porcelana etc., pode ser interessante. Porém, há um ponto em que a Flavinha tocou que foi discutido no concurso anterior e considero importante. Uma das juradas chamou a atenção para o fato de que algumas fotos candidatas estavam tão cheias de acessórios e elementos de fundo que o prato em si, que deveria ser o foco da imagem, ficou camuflado. Essa é uma dica bem útil sobre um cuidado que deve ser tomado. Os acessórios estão aí para serem usados, mas não podem chamar mais atenção do que o tema central da fotografia.

E por hoje é só, galera!!!!! Espero que tenham gostado das dicas da minha convidada e que se animem a participar do concurso de sopas, caldos e cremes! Para rever as regras e os prêmios, acesse o seguinte link:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2013/08/creme-de-cogumelos-com-queijo-de-cabra.html

Para terminar, gostaria de lembrar que há algum tempo fiz um álbum no Facebook no qual coloquei todas as  receitas que publiquei no blog ao longo desses 3 anos de vida. A pasta continua sendo atualizada toda vez que testo uma receita nova. Se quiserem dar uma olhadinha, basta clicar AQUI.

Um grande beijo pra todos com votos de uma quarta-feira deliciosa!!!!

Bonfa-ass