Bom dia, pessoal! Minhas deliciosas férias na Itália terminaram e a partir de hoje a vida volta ao normal. Pretendo escrever um post com o resumão da viagem, ressaltando os pontos altos de cada cidade visitada, mas sei que isso ainda deve demorar um tempinho porque novembro será um mês bastante agitado e cheio de compromissos. Enquanto isso, vou me concentrar no trabalho e nos preparativos para a próxima festinha, que acontecerá em breve!
Antes de mostrar as fotos dos lugares por onde passei, gostaria de relembrar as regras desse concurso. Vamos lá?
O primeiro leitor (e somente o primeiro leitor) que acertar as 7 cidades que visitei na Itália ganhará os seguintes mimos que trouxe do país, além de um conjunto de peças em porcelana pintadas à mão pela minha mãe, que podem ser usadas para servir azeitonas, pastinhas ou petiscos em geral:
Massa italiana com sabor de tomate e azeitonas pretas (500g) + temperos desidratados para preparar Penne alla Boscaiola + licor Limoncello + Chocaviar (pérolas de chocolate amargo extra dark – 80% de cacau).
Close do Chocaviar, meu mimo predileto! Dá pra salpicar no capuccino, no tiramissú, no sorvete… ou então comer puro e deixar o chocolate derreter lentamente na boca. Hummmmm, é uma delícia de qualquer maneira!!!!
Petisqueiras em porcelana exclusivas pintadas à mão pela minha mãe com grafismos e cores inspiradas na região da Toscana.
Acho que o conjunto de prêmios é ideal para ser usado/degustado em um jantar italiano, né? Foi pensando nisso que tive a ideia de presentear o ganhador com mais um mimo: o kit digital FESTA ITALIANA!
Para que as regras ficassem bem claras, elaborei a seguinte lista de considerações sobre o concurso:
1. Só vale quem acertar os nomes das cidades equivalentes às imagens publicadas aqui. Não adianta colocar o nome das cidades corretas na sequência errada.
2. Só vale participar uma única vez e não há possibilidade de mudar as respostas.
3. Não esqueçam de deixar seus e-mails/blogs para contato juntamente com os palpites.
4. É vetada a participação de pessoas para quem dei alguma dica sobre os lugares por onde passei.
5. A participação nesse concurso é restrita a quem possui endereço de entrega no território brasileiro.
Para ajudar na brincadeira de adivinhação, durante as férias publiquei fotos da viagem tiradas com meu celular tanto no Instagram quanto no Facebook. Escolhi algumas dessas imagens para inserir aqui hoje. Vários leitores opinaram sobre onde eu estava, mas os palpites só vão valer mesmo no formulário de comentários desse post, ou seja, a partir de agora!!!
OBS.: Prestem atenção nos pequenos textos que coloquei logo após as fotos de cada cidade. Eles trazem dicas super úteis!
CIDADE 1 – ???
Essa cidade foi o nosso ponto de partida na Itália e também o ponto de retorno ao Brasil. Não estou considerando a cidade-Estado que existe lá desde 1929, cujo território consiste de um enclave murado, OK?
CIDADE 2 – ???
A segunda cidade que conhecemos fica a poucos quilômetros de duas antigas cidades do Império Romano que foram destruídas durante uma grande erupção no ano de 79 d. C. Só vou considerar como correto o nome da cidade-base onde nos hospedamos e não dos municípios/províncias onde ficam as ruínas que visitamos, hein?
CIDADE 3 – ???
Estive nessa cidade há 17 anos, na época da minha primeira viagem à Europa, e eu só lembrava de sua catedral mais famosa. Dessa vez, fiquei impressionada com a beleza, imponência e riqueza de detalhes de suas construções e também surpresa com a minha falta de interesse por ela no distante ano de 1996…
CIDADE 4 – ???
Passamos somente algumas horas nessa cidade universitária animada e cosmopolita, que também é conhecida como o mais irresistível polo gastronômico da Itália.
CIDADE 5 – ???
O que dizer sobre essa cidade linda que não me cativou há 17 anos e que me deixou completamente apaixonada agora? Ruelas estreitas, construções medievais e nenhum carro nas ruas. Eu sempre comento com o Marcelo que a circulação de veículos em centros históricos deveria ser proibida. E vejam só: isso acontece aqui, que delícia! Eu tenho uma teoria do porquê ter tido uma impressão ruim desse lugar quando o visitei pela primeira vez: fui de excursão, fiquei hospedada fora da cidade e tive pouquíssimo tempo livre para explorá-la e me perder em suas ruas charmosíssimas. Dessa vez, andamos bastante com tempo de sobra e conhecemos cantinhos pouco visitados pelos turistas. Ameeeeei!!!!!!
CIDADE 6 – ???
Apesar dessa cidade possuir uma história riquíssima, ela é mais conhecida por ter sido o cenário de uma famosa obra de ficção. E apesar da obra ser ficcional, muita gente acredita que a protagonista do romance viveu em uma casa na cidade, a qual fomos visitar (é quase uma obrigação, rs!). No máximo, a família que morava na casa inspirou a história, mas segundo as minhas pesquisas, nem isso é verdade. De qualquer modo, amei essa cidade que tem muito mais a oferecer do que a casa da tal personagem. Muuuuuito mais!
CIDADE 7 – ???
A capital da moda e do design italiano é mesmo uma cidade glamurosa. Um lugar charmoso que atrai visitantes mais pelas compras em lojas de grifes mundialmente famosas e baladas noturnas do que pelas suas atrações culturais. Não tem aquele clima aconchegante de cidades medievais que eu tanto gosto, mas valeu a visita.
E essa foi a última cidade que visitamos na viagem, pessoal! Em seguida, retornamos ao nosso ponto de partida e ficamos lá por mais um dia antes de pegarmos o voo de volta ao Brasil.
Então está lançado o desafio! Quem será o primeiro a acertar as 7 cidades por onde passei nessa viagem? Estou curiosa!!!!
Pra tornar a brincadeira mais interessante, só vou liberar os comentários amanhã de manhã e publicarei a resposta correta ao meio dia, combinado?
Um grande beijo pra todos e BOA SORTE!!!!