Hoje vou falar pra vocês sobre o lugar mais inusitado que já conheci na vida: o Absolut Stockholm Ice bar. Ano passado, comemorei meu aniversário de 35 anos na linda cidade de Estocolmo, na Suécia. Estava viajando de férias com o Marcelo e meus pais e não havíamos planejado nada especial para esse dia, além de conhecer o famoso “bar de gelo” da cidade. O dia 27 de setembro caiu num Sábado e descobrimos que havia um evento especial no parque temático Skansen. O bar de gelo só abriria às 16 hs e então decidimos visitar o parque antes. O Skansen foi fundado em 1891 e é uma espécie de mistura de museu ao ar livre com zoológico, parque infantil e cidade do interior. Seu objetivo é mostrar como as pessoas viviam e onde moravam ao longo dos séculos em todas as regiões da Suécia. Há cerca de 150 prédios históricos autênticos, trazidos de todas as regiões do país, sendo a maior parte dos séculos XVIII e XIX. São casas, galpões, estábulos, celeiros e igrejas, todos de madeira. Também há animais trazidos de diversas partes do país, casas comerciais com pessoas vestidas com roupas típicas oferecendo seus produtos e uma pracinha central, onde vende-se maçã do amor, algodão doce, pães, amendoins e etc. O parque fica localizado na Ilha de Djurgården e é o mais antigo museu histórico e cultural desse porte na Europa.
No dia do meu aniversário, houve uma feira onde diversos atores circulavam pelo parque usando vestimentas próprias de diferentes épocas e interagindo com os visitantes. Havia barracas com comidas típicas suecas e brincadeiras para os turistas.
A entrada do parque Skansen, situado na ilha de Djurgården em Estocolmo, na Suécia.
Tirei essa foto de dentro do parque. A bonita construção ao fundo é o Nordiska museet, o maior museu sueco sobre cultura, tradições, roupas, moda e vida quotidiana.
Me apaixonei pela coloração das folhas das árvores no outono. A luz próxima aos pólos incide sobre os países do norte da Europa de um ângulo que faz com que as cores pareçam muito mais vivas e vibrantes. O amarelo é quase fluorescente! Mas, infelizmente, essas fotos não conseguiram capturar com fidelidade a tonalidade das folhas…
Lá vem a charrete…
…puxada por esse cavalinho com pata gordinha tão fofo!
O wolverine está entre as atrações do zoológico do parque.
Esse bicho de aparência estranha é o… humm, não lembro o nome. Mas pode ter sido alguma das carnes de caça que comi por lá.
Uma casinha de madeira sustentada por “pés de galinha”.
Atores usando roupas de época circulavam pelo parque interagindo com os visitantes.
Eu e meu pai participamos da brincadeira com o martelo para testar nossa força.
Num celeiro construído dentro do parque, havia uma exposição de maçãs vindas de todas as partes do mundo que estavam dispostas em mesas enormes, de acordo com a ordem alfabética. Eu não imaginava que existissem tantas variedades de maçã, eram centenas!!!!
E havia uma com meu nome!
Depois de visitar o parque, seguimos para o centro da cidade para procurar o hotel Nordic Sea. Nesse hotel encontra-se o Absolut Ice Bar, um bar feito inteiramente de blocos de gelo, onde a temperatura de 5 graus negativos é constante. Existem vários bares desse tipo por aí afora, mas o de Estocolmo foi o primeiro Ice bar permanente do mundo.Todo o seu interior, incluindo os copos, as mesas, os assentos e o balcão são feitos de gelo puro, proveninente do Rio Torne, na Lapônia sueca.
A decoração do bar muda de acordo com a estação do ano e a visita deve ser agendada previamente para grupos de até 60 pessoas. A experiência dura 40 minutos, mas pode-se deixar o bar antes. Na sala de espera, você recebe uma capa térmica e um par de luvas. A entrada custa algo em torno de 10 Euros (a moeda oficial é a Coroa Sueca – SEK) e dá direito a um drink feito com vodka Absolut a sua escolha. Recomenda-se guardar o copo de gelo para pedir um refil, que custa mais barato do que um segundo drink num novo copo de gelo.
Esse foi o ponto alto do dia e vai fazer com que eu lembre desse aniversário por muito tempo!!!!
Vestida com a capa super estilosa!
O bar estava lotado de turistas.
Dentro do balcão com as garrafinhas de Absolut aromatizadas, o atendente do bar usando um chapéuzinho de pelúcia engraçado e os copos de gelo enfileirados.
Os copos são feitos inteiramente de gelo. Sem as luvas, não dá pra segurá-los por muito tempo!
Essa era uma das esculturas de gelo espalhadas pelo bar.
Outra escultura. Tive que dar uma lambidinha pra comprovar que era tudo feito de gelo mesmo!
Relaxando num sofá bem quentinho…
As paredes e colunas também eram completamente feitas de blocos de gelo e o piso parecia aqueles que a gente vê nos ônibus. Tinha que ser antiderrapante, claro!
A iluminação especial gera um clima ainda mais surreal… Na foto, o Marcelo está escolhendo os drinks no cardápio colocado em cima do balcão.
O cardápio e as opções de drinks todos feitos com vodka Absolut.
Nossos drinks coloridinhos. Eu pedi um que levava uma fruta vermelha deliciosa chamada lingonberry.
Os copos vistos de cima…
Marcelo e seu drink…
... bem vermeeeeeeelho!
Meus pais também se divertiram bastante nesse bar super criativo!
Nós quatro juntos. Reparem na mesa onde apoiamos os copos: era um super bloco de gelo também!
Foi uma experiência interessante. E bem turística, inclusive. O grupo que entrou com a gente falava russo, inglês, francês e algumas línguas exóticas. Nenhum sueco à vista. O Ice bar só não é um lugar onde se possa passar horas bebericando e conversando com os amigos. A temperatura não é nada agradável e o barato mesmo é curtir o ambiente inusitado, tirar muitas fotos e provar alguns drinks coloridos feitos com a deliciosa vodka Absolut. Confesso que, à princípio, estranhei que houvesse um limite de tempo estipulado para a permanência no bar. Mas estava tão frio que depois de 20 minutos eu já queria ir embora.
No fim do dia planejávamos jantar no restaurante do hotel, o Scandic Infra city, mas houve um contratempo na volta para o hotel. Uma participante da excursão se perdeu pelas ruas de Estocolmo e não estava no lugar marcado pelo guia para pegar o ônibus de volta. A moça estava acompanhada de duas amigas que ficaram preocupadas e foram com o guia telefonar para a polícia, bombeiros e etc. Nenhuma pista. Ficamos parados por uma hora até que, finalmente, o guia resolveu voltar para o hotel. Chegando lá, a moça estava parada no lobby esperando as amigas. O fato é que ela tinha perdido a hora e esquecido o local do encontro. Sendo assim, pegou um táxi e voltou ao hotel por conta própria. Bom, ela deve ter gasto uns 80 Euros nessa brincadeira porque o hotel ficava a 25 km do centro da cidade, mas pelo menos, estava sã e salva! O fato é que chegamos muito tarde e o restaurante estava fechando. O único lugar aberto nos arredores era uma pequena cantina italiana. Sentamos numa das mesas e, na hora da sobremesa pedimos uma torta pra dividir e uma vela. O garçom respondeu que não tinha nenhuma vela e a solução foi o gerente do restaurante emprestar o isqueiro pra que eu pudesse fazer meu pedido de aniversário. Mentalizei um desejo e assoprei o isqueiro! O improviso gerou uma boa memória e uma história engraçada pra contar… Ah, e o desejo foi realizado!
Esse é o lobby do hotel, onde dá pra ver o bar junto ao lago com carpas. Apesar de afastado do centro, o hotel é lindo e o café da manhã, estilo buffet, repleto de frutas vermelhas (raspberry, blueberry, lingonberry, boysenberry), cereais, grãos, pães, frios, sucos e geléias bem diferentes dos que estamos acostumados a ver. Uma delícia!
Há algum tempo, vi uma matéria na TV sobre um Ice Bar inaugurado em São Paulo. Fui procurar o endereço pra deixar aqui pra vocês, mas quando procurava pelo nome do bar na Internet (Espaço Ice), descobri que ele infelizmente, fechou. Reproduzo aqui embaixo a matéria do blog da Vejinha:
Quinta-feira, 8 de Janeiro de 2009
Primeiro bar de gelo de SP fecha as portas
O Ice Espaço, bar da Vila Madalena feito de gelo, não resistiu ao verão. Inaugurado em junho passado, o local era uma espécie de iglu urbano. Com 40 metros quadrados, decorado com barras gigantes de gelo, tinha temperatura ambiente de -10ºC. Os clientes pagavam 30 reais para ficar cerca de vinte minutos dentro dessa grande geladeira, degustando drinques que não congelam (todos feitos à base de vodca). Nesta quarta-feira (7), as proprietárias Vanessa Vilela Siqueira e Mary Resende decidiram fechar o estabelecimento. "Paramos para férias no dia 27 de dezembro e pretendíamos reabrir na primeira semana de janeiro, mas desistimos", diz Vanessa. "O problema é que até hoje não conseguimos alvará de funcionamento." Além disso, o número de clientes, que chegava a 150 por noite na época da inauguração, mingou para vinte a trinta no mês de dezembro. Ironicamente, na semana passada, o Programa Amaury Júnior, da Band, reprisou uma reportagem sobre o Ice Espaço. Por causa disso, o telefone do bar não para de tocar.
Que pena, é uma experiência bem divertida…
Beijão e até a próxima semana!!!