quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Foi uma festa portuguesa, com certeza!

Olá, pessoal! Voltei das férias!!!! Que saudades imensas do Criative-se! Não pude acompanhar o blog como eu gostaria durante a viagem e o máximo que consegui foi dar uma espiadinha rápida de vez em quando. Mas quero agradecer muito o carinho de vocês por partilharem conosco um pouquinho de sua intimidade, mostrando seus cantinhos preferidos. São espaços bem aconchegantes e cheios de história… gostaria de visitar todos pessoalmente algum dia! Antes de mostrar o prêmio que trouxe de Portugal para o cantinho escolhido pelos leitores, vou contar sobre a festa de casamento da minha prima Mariline com o noivo Ismael.

Eu e minha avó Carmen chegamos em Viseu no dia 29 de agosto e fomos carinhosamente recebidos pela Tia Anunciação e Tio Alberto na rodoviária da cidade. A viagem de ônibus a partir de Lisboa durou cerca de três horas e meia e fomos direto almoçar. Depois do almoço, partimos pra Moselos, a aldeia onde meu bisavô Ernesto nasceu e viveu até os 17 anos. Moselos fica bem pertinho do centro de Viseu, acho que demorou só uns 10 minutos de ônibus até chegar na casa dos meus tios. Passamos cinco dias hospedadas lá e fomos muito mimadas! Comi o melhor prato de bacalhau da minha vida (Bacalhau à Lagareiro com batatas ao murro feito pela Tia Anunciação), um franguinho na brasa delicioso e a geladeira estava sempre abastecida com a cerveja portuguesa Super Bock, especialmente comprada pra mim.

Mas vamos à festa: o dia do casamento começou com um café da manhã mais do que farto na casa dos pais da noiva. O evento aconteceu na garagem da casa, no mesmo local onde estive há 13 anos para o café da manhã do casamento do meu primo Pedro, irmão da noiva. Havia uma mesa só com bebidas na entrada: vinhos branco e tinto, refrigerantes, sucos, café, chá e água. Uma mesa retangular enorme exibia toda sorte de belisquetes: presunto cru, bolinhos de bacalhau, rissóis, camarões empanados, queijos, quiches, croissants recheados, bolos e tortas. Eu adorei a melancia recortada no estilo “abóbora de halloween” que decorava o centro da mesa.


DSC03430


Minha avó Carmen e eu


DSC03423


Quanta comida! E isso era só o café da manhã!


DSC03429


Esse presunto cru estava delicioso!



Eu adorei a melancia recortada no estilo “abóbora de halloween” que decorava o centro da mesa.

DSC03427


Essa é a fofíssima Sara, filha do meu primo Pedro com a Linda e sobrinha da noiva.


DSC03431


A igreja não teve nenhuma decoração especial para o casamento, como estamos acostumados a ver no Brasil. Nem a faixa anunciando a inauguração da estátua de São Paulo, que aconteceu no dia seguinte, foi retirada.


DSC03435


Depois das várias fotos tiradas na igreja com os familiares, todos os convidados seguiram para a Quinta dos Compadres, onde aconteceu a festa.


DSC03442


Chegando lá, Mariline e Ismael foram recepcionados com taças de espumante.


DSC03445


Os noivos felizes!!!


DSC03447


Logo que o salão exterior foi aberto, um grupo folclórico começou a tocar, animando os convidados.

DSC03452


E a comilança continuou… mais presunto cru, feijoada portuguesa, morcela, chouriço, salgadinhos, queijos e pães foram colocados à disposição dos convidados. Isso sem falar nos vinhos, espumantes, cerveja, whiskey e outras bebidas.


DSC03451


Vovó e seu pratinho.

DSC03459


Eu fiquei só nos salgadinhos… e no vinho tinto, é claro!


DSC03471


Mais ou menos meia hora depois da abertura da festa, apareceu um garçom carregando uma bicicleta onde havia uma cesta cheia de camarões graúdos, uma verdadeira festa para os olhos!


DSC03473


Hummmm, dá água na boca só de lembrar!


DSC03474


Depois os noivos começaram a dançar ao som do grupo folclórico… Achei que a música parecia um pouco com o nosso forró. Dêem uma olhada no vídeo e vejam se concordam comigo!


DSC03455






DSC03475


Na foto, eu e minha avó matando as saudades de Pedro e Linda.


DSC03468


Nós com a noiva e sua mãe.


DSC03478


Eu tinha pensado que a festa se resumiria aos comes e bebes que estavam sendo oferecidos, mas quando percebi a existência desse painel contendo pequenos papéis que exibiam listas com os nomes dos convidados, descobri que a farra gastronômica continuaria em um salão fechado, com grandes mesas redondas decoradas para a festa.

DSC03480


Eu e minha avó estávamos na lista entitulada “Respeito” e tivemos o prazer de compartilhar a mesa com um casal muito simpático, suas duas filhas Carolina e Liliana e o namorado da filha mais velha, Thierry.


DSC03485


Depois que entramos no salão principal e antes que os pratos começassem a ser servidos, alguém comandou uma brincadeira interessante, onde os casais presentes na festa eram convocados a trocar um beijo apaixonado enquanto os outros convidados batiam com os talheres nos pratos e soltavam gritinhos animados!


DSC03504


Na foto, o beijo cinematográfico de Thierry e Liliana.


DSC03515


A nossa mesa completa.


DSC03501


O primeiro prato foi uma sopinha de batata e cenoura.


DSC03518


Logo depois da sopa, foi servido um prato com vitela e carne de porco, acompanhado de batatinhas.


DSC03510


E mais tarde, esse risoto com camarões graúdos que estava perfeitamente temperado e delicioso! Eu já estava na mesa há mais de uma hora e, ao invés de esperar pelo próximo prato (leitão), decidi ir para a parte externa onde percebi que algumas pessoas dançavam.


DSC03542


Os noivos abriram a pista de dança e tocou muita música folclórica, além de alguns clássicos da Daniela Mercury, lambada, Ava Naguila e até o hino do Flamengo!!!!


DSC03544


DSC03546


Eu dancei muito ao som de tudo isso! Normalmente as pessoas dançavam em pares e eu dancei com vários primos e amigos do noivo. Um deles me rodopiava muito!!!! Ainda bem que não tomei muito vinho!


DSC03561


Quando começou a escurecer (lá pras 9 horas da noite), foram servidas frutas, queijos, frios, nozes, mousses, tortas e bolos. Eu já não aguentava comer mais nada! E ainda soube que o último prato do dia seria um caldo-verde, mas isso só aconteceria à meia-noite. Fomos embora às 23 hs, logo após o bolo da noiva e os fogos de artifício (veja no vídeo abaixo), mas sei que a festa rolou até às duas da manhã!




E vocês pensam que a festa acabou assim? Que nada, no dia seguinte, houve o “enterro dos ossos” e uma mesa retangular enorme foi armada no quintal da casa dos pais da noiva para o almoço. Novamente a farra gastronômica começou com sopa e salada, seguidas de um leitão assado na brasa, acompanhado de uma mistura de feijão marrom com arroz. Para beber, muito vinho branco e tinto!


DSC03599


DSC03605


DSC03603


Meu prato com parte das sobremesas que foram servidas: queijo da Serra da Estrela, torta de maçã e rocambole de cenoura. Ah, lá come-se queijo junto com a sobremesa. Geralmente há um prato com vários tipos de queijos.


DSC03613


DSC03617


Depois de terminada a refeição, um dos amigos da noiva tocou algumas músicas animadas no violão.


DSC03623


E pra terminar, os amigos presentes foram convidados a provar a “sangria no balde” usando canudos super longos! E tinha até frutinhas!


DSC03626


Depois da sangria, resolvemos nos despedir, trocar e-mails e prometemos mandar as fotos que tiramos no dia da festa.


DSC03631


E quando estávamos indo embora…DSC03634


…os noivos apareceram na janela pra nos dar um último adeus! Espero que sejam muito felizes e que possamos nos encontrar em breve no Brasil, em Portugal ou na Suíça, onde moram.


O concurso MOSTRE O SEU CANTINHO

Como prometido, eu trouxe de Portugal esses dois potinhos de cerâmica pintados à mão que servem como elementos decorativos ou como recipientes pra servir belisquetes. Eles tem aproximadamente 8 cm de diâmetro e acho que vão combinar bem com o cantinho escolhido pelos leitores, que foi o da foto nº 11 da Karlinha Ribeiro!!!!!! Parabéns, Karlinha!!!! Seu cantinho fez muito sucesso!!!! Em segundo lugar, o cantinho super aconchegante da Ana Carolina Peixoto também merece destaque e o quarto de bolsas da Stela Martins, que ficou com o terceiro lugar, é um charme só! Mas gostaria de agradecer novamente a todos os que participaram e dizer que planejamos muitos outros Concursos Criative-se no futuro. Fiquem atentos!!!!




Um grande beijo pra todos os que acompanham o blog e que estão sempre trocando ideias e comentários carinhosos e incentivadores! Vou tentar ler todos os e-mails e comentários que recebi enquanto estive de férias, à medida em que for voltando à rotina… E semana que vem tem mais novidades!


assinatura