quinta-feira, 15 de abril de 2010

Aventuras gastronômicas no Jardim Botânico: Mamma Jamma


Passei em frente ao Mamma Jamma pela primeira vez no dia em que combinei de encontrar o Marcelo depois do trabalho no Garrafeiro Informal, no bairro do Jardim Botânico. O restaurante ainda estava fechado, mas dava pra ver que seu interior era charmosíssimo e parecia extremamente acolhedor. Quase desisti de ir no bar ao lado, mas como já havíamos combinado, deixamos pra conhecer a pizzaria originária de São Paulo na semana seguinte.


Acho que já comentei aqui que geralmente deixo as sextas-feiras livres pra sair sozinha com o Marcelo a fim de podermos conversar sobre tudo o que não falamos durante a semana por absoluta falta de tempo e horários incompatíveis. Eu acordo muito cedo pra ir à academia e durmo cedinho também. No horário em que saio pra trabalhar, o Marcelo está acordando e a gente só troca algumas frases. Quando chego em casa, é hora dele sair pra fazer atividade física. Na volta, já estou dormindo. Sentiram o drama?

Com todos esses desencontros, resolvemos estabelecer que sexta-feira seria o “nosso dia” e normalmente escolhemos um lugar novo para conhecer.


No dia em que fomos ao Mamma Jamma, chovia forte no Rio e eu cheguei bem antes do Marcelo. Enquanto esperava por ele, descobri no cardápio várias opções da cerveja Eisenbahn, que já mostrei aqui nesse post sobre nossas aventuras “etílicas” no sul do país. Resultado: pedi uma garrafinha da Rauchbier e adorei.


Retirei o seguinte texto do GUIA DA SEMANA:

Das antigas dependências do bar Saturnino, a Mamma Jamma conservou apenas a árvore que se ergue por dentro do salão e atravessa o teto. De resto o ambiente é decorado com pôsteres de pin-ups tem iluminação suave que realça a presença dos pizzaiolos e do forno a lenha. A varanda possui um deque de madeira, enquanto que outras mesas ficam voltadas para a rua.

Entre as especialidades da casa, uma dica de entrada é a crostata de tomate seco, pizza branca quebrada e arrumada no prato sob patê de tomate seco e azeitona chilena. Já a Mamma Jamma leva molho de tomate caseiro, mussarela de cura especial, linguiça calabresa artesanal e queijo grana padano. Ao todo, são 30 variedades de pizzas, incluindo seis tipos doces. A Gran Finalle, por exemplo, possui rodelas de banana polvilhadas com açúcar e canela, ingredientes aos quais são adicionados borrifos de rum. Para beber, a casa sugere vinhos de sua carta, que inclui rótulos nacionais e internacionais, tintos, brancos, espumantes e rosés.

Nós pedimos o pão da casa de entrada, que vinha com queijo derretido e rodelas de calabresa na medida certa. Acho que algumas pizzarias no Rio tendem a exagerar no recheio, mas este estava delicioso! Depois de ler sobre a crostata no texto do Guia da Semana, acho que vou optar por ela quando voltarmos lá.

O chef da casa recomenda que a pizza seja comida com as mãos, mas como nos foram oferecidos pratos e talheres, dispensamos a sugestão e optamos pela maneira mais cômoda de degustar a pizza, que estava MARAVILHOSA! Não posso dizer que foi a melhor que já experimentei até hoje, mas acho que eu a colocaria em segundo lugar entre minhas pizzas cariocas preferidas.

Pedimos uma pizza grande metade Mamma Jamma e metade Quatro Queijos, que não eram exatamente os tradicionais e por isso o resultado foi diferente e interessante.

Achei interessantíssima a maneira como a pizza chegou à nossa mesa. Previamente cortada em fatias finas, ela foi colocada sobre um espesso vidro quadrado, que por sua vez, foi posto em cima de uma estrutura de ferro pintada de preto. Adoro uma novidade e gostei muito dessa apresentação.

Recomendo bastante essa pizzaria simpática e aconchegante. Só é bom chegar cedo porque ouvi dizer que enche bastante nos finais de semana e o barulho das conversas se espalha pelo ambiente. De qualquer maneira, acho que é uma excelente opção para ir com o namorado/marido ou grupo de amigos.

Fica aqui a dica!

Beijos e um lindo dia!

Mamma Jamma, Rua Saturnino de Brito, 50, Jardim Botânico, RJ
Tel.:
3875-1223 (100 lugares). 18h/3h. Cc: D, M e V. Cd: todos. Manobr. (R$ 10,00).

Bonfa ass