Eu adoro mostarda! Não foi sempre assim, mas acho que o Marcelo me influenciou e hoje em dia sempre adiciono esse ingrediente a sanduíches, molhos, canapés, quibes, pizzas etc. Meu tipo preferido é esse da foto aí ao lado, que infelizmente só é vendido em mercados na costa oeste dos Estados Unidos. Uma vez provei a dita cuja na casa da minha irmã mais nova e me apaixonei! A mistura dos grãos de mostarda com a pimenta chipotle é incrível e inconfundível. O chipotle é a pimenta mexicana jalapeño defumada. Como eu também adoro comidas picantes e gostei de todos os tipos de pimenta que já provei na vida, essa delícia me conquistou de cara. Fiquei empolgada no dia em que descobri que podia comprar um pacote com 9 vidrinhos da mostarda SILVER SPRING pela AMAZON e mandei entregar a caixa na casa da minha irmã que mora nos Estados Unidos. Infelizmente, quando recebi a encomenda, percebi que ela só tinha mais 9 meses de validade e, mesmo gostando demais dessa iguaria, seria impossível consumir tudo nesse curto período. Sendo assim, distribuí 4 vidrinhos entre os amigos e fiquei com 5 em casa. E consegui consumir essa quantidade dentro do prazo!
Vasculhando o armário da despensa lá em casa outro dia, encontrei esses quatro vidros de mostarda de diferentes tipos. O Marcelo gosta mais da mostarda à l´Ancienne, que contém os grãos intactos. Eu prefiro a Dijon, que tem um sabor picante, mas ainda não havia provado os dois primeiros tipos quando comecei a preparar esse texto.
Quando recebo os amigos em casa, costumo cortar cubinhos de queijo minas curado ou parmesão para serem degustados com um pouco de mostarda, de preferência forte e escura. Comprei essa peça fofa há algumas semanas em uma loja na mesma galeria da TON SUR TON no Humaitá (Rua Voluntários da Pátria, 445 – Botafogo, RJ), que originalmente serve para colocar azeitonas de um lado e caroços do outro, mas achei que ela se adaptou bem a esse outro uso, vocês concordam? Geralmente esse petisco prático e simples acaba rápido nas festinhas!
Na semana passada, resolvi abrir a mostarda com estragão que mostrei no começo desse post. O condimento tem sabor bem forte e marcante. Embora não tenha me agradado tanto, achei que combinou bem com os ingredientes que escolhi para montar o sanduíche da foto à direita.
Numa baguete fininha com cobertura de gergelim, montei o sanduíche utilizando algumas fatias finas de presunto alemão, queijo brie e a tal mostarda com estragão. Aqueci levemente o conjunto e envolvi-o em um dos guardanapos coloridos e estampados que tenho em casa, comprados na papelaria JARDIM LARGO DO MACHADO (Largo do Machado, 8 Lojas B,C,J www.jlmpapelaria.com.br). Eu adoro essa papelaria!
Da última vez que estive por lá, me encantei com esses modelos de bolinhas. Adoro bolinhas!!!!! Comprei logo três pacotes com cores quentes: vermelho, laranja e amarelo. Como esses guardanapos são caros, o que geralmente faço nas festinhas em casa é intercalá-los com outros modelos lisos mais baratos que contenham as mesmas cores.
Lembram do post que escrevi sobre o Bar Trapézio, em Botafogo? Eu me surpreendi com a forma inusitada com que os sanduíches e outros petiscos eram servidos dentro de taças e canecas!!!! Se você perdeu esse post, vai lá dar uma conferida! Vale a pena observar a criatividade da Chef. Resolvi adaptar a ideia para os meus sanduíches caseiros, inserindo-os nas canecas para café transparentes que comprei na seção de casa do Hortifruti há uns dois ou três anos.
Fiz dois tipos de sanduíche wrap com pão-folha para a Happy Hour Natalina do ano retrasado e o primeiro levava rosbife, queijo emmental, agrião e mostarda Dijon. O segundo continha mussarela de búfala, tomate seco, nozes, rúcula e manjericão. Misturei os ingredientes no pão aberto e depois fui enrolando até ficar com jeitão de panqueca. Arrematei a criação com cebolinha e coloquei um pouco de mostarda ao lado dos sanduíches caso os convidados quisessem se fartar do tempero!
Na mesma Happy Hour Natalina resolvi experimentar uma receita de espetinho vegetariano. Como a cozinha não é o meu forte, prefiro preparar belisquetes que não precisam ir ao forno. Dou preferência às comidas "montadas", como sanduíches e canapés. É só misturar os ingredientes e pronto! O espetinho é bem simples: num palito de churrasco, coloquei damasco, tomate seco, manjericão, queijo, azeitona preta e pimentão amarelo. Num potinho à parte misturei mostarda, vinagre, sal e mel. O objetivo era mergulhar o espetinho no molho. Acho que ficou bem gostoso porque o mel neutraliza um pouco a acidez da mostarda.
Os rolinhos de parma e gorgonzola são uma ótima pedida também. Fácil de fazer, é só cortar o queijo em cubinhos e cobrir com uma fatia fina de presunto de Parma.
Por último, gostaria de compartilhar com vocês a receita que deu origem a essa minha declaração de amor à mostarda. Ela foi obra do Marcelo que, assim como eu, não tem muita paciência pra seguir receitas e faz tudo “de olho”. Acho que ele tem um dom pra coisa porque normalmente suas experiências dão certo.
Em uma travessa de vidro, o Marcelo colocou um pedaço generoso de fraldinha e regou-a com bastante azeite depois de salpicar tomilho fresco, sal grosso e muito alho picado (adoramos alho!) por cima.
Enquanto a carne era cozida no forno a uma temperatura alta, ele separou sua mostarda preferida (à l´ancienne) e usou pela primeira vez o sal que trouxemos de nossa recente viagem à Paris.
Depois de 20 minutos, a carne estava macia, suculenta e pronta para receber uma espessa camada da mostarda à l´ancienne logo ao sair do forno. O resultado? Delicioso e muito fácil de fazer!
Adorei a mistura do tomilho com os pedaços de alho crocantes embebidos em azeite… hummmm, deu uma fome agora!
E vocês, conhecem alguma receita interessante contendo mostarda? Gostariam de compartilhar? Podem deixar um comentário aqui, se quiserem, porque vou adorar ler suas sugestões e dicas!!!!!
………………………………………………………….
Notícia importante!!!!
Vocês já sabem quem ganhou o prêmio referente à melhor foto de viagem enviada pelos leitores através do voto popular? Foi a Janaína Portela, como vocês podem observar na enquete que está na lateral direita do blog. Troquei alguns e-mails com a Janaína e ela já escolheu de que país quer que eu traga seu presentinho. Na sexta-feira, conto um pouco mais sobre nossa troca de e-mails e revelo quem foi o leitor cuja foto foi escolhida pelo Daryan Dornelles como a melhor foto de viagem. É claro que ele vai ter que nos explicar direitinho o porquê! Será uma tarefa difícil, já que recebi tantas fotos lindas… eu não queria estar na pele dele, rsrsrsrsrs!
………………………………………………………….
Beijos e um lindo dia! Viajo na sexta e já estou ficando tensa e ansiosa… Até lá!