terça-feira, 18 de maio de 2010

Meus primeiros “verrines”: porções individuais de comidinhas para servir em taças ou copos de vidro

Bom dia, pessoal! Vocês lembram do livro que comprei no aeroporto de Paris e mostrei aqui na semana passada? Estou apaixonada pelas receitas e pelas lindas fotos dessa publicação que ensina a preparar comidinhas charmosas, simplesmente misturando ingredientes frescos, coloridos e com texturas diversas, resultando em sabores incríveis e com apresentações visuais absolutamente sedutoras!


O livro em questão chama-se “Verrines express” e todas as receitas mostradas aqui foram desenvolvidas para serem preparadas em mais ou menos 15 minutos e servidas em taças ou copos de vidro. A transparência é fundamental para o efeito estimulante da mistura de cores e sabores. Ai, como eu adoro isso!!!!! Eu fotografei algumas páginas pra vocês terem uma ideia da delícia que é folhear esse livro…

Amei o copo redondo e bojudo! E as colherinhas de porcelana? Que fofas!

Adoro tomate! Essa mistura com cenoura e ricota e manjericão deve ser saborosíssima!


Repararam na base onde o verrine está apoiado? Que coisa mais delicada e criativa! Parece um suporte pra velas, vocês não acham?

DSC00203

Esse verrine me chamou a atenção por ser bem colorido.

E esse velouté de brocolli com fatias de copa? Além de apetitoso, as taças usadas para servi-lo são sensacionais!

Que tal essa receita de camarões com pedaços de maçãs, uvas verdes sem caroço e creme de gengibre? Promete ser bem refrescante…

Vocês sabem que eu acho que o bonito não precisa (nem deve) ser caro, né? Muitas vezes encontro a mesma peça que compro por um preço camarada em uma loja simples por até cinco ou dez vezes mais em uma loja sofisticada. Antigamente, confesso que já ia direto procurar o que precisava em lojas onde já sabia que encontraria uma infinidade de objetos lindos (e com preço mais salgado). Essa comodidade me satisfazia. Eu ainda gosto disso e, volta e meia vou bater perna nas minhas lojas preferidas pra conhecer as novidades. Só que hoje em dia, confesso que comecei a gostar de “garimpar” peças BBB (Boas, Bonitas e Baratas) em lojas e mercados mais populares.

Foi assim que encontrei esses conjunto de 8 copos da marca Nadir nas Lojas Americanas por apenas 4,99 reais!


Observando com calma as taças e copos usados para criar os verrines, percebi que a maioria dos modelos era bem simples. É a mistura de ingredientes com diferentes cores e texturas, além dos acessórios como colheres, pratinhos, guardanapos etc que tornam a composição especial.

Meu primeiro verrine foi um verdadeiro improviso e, apesar de ter ficado bem gostoso, errei feio na apresentação. Abri a geladeira e separei o que encontrei: tomate, uvas sem caroço, nozes, queijo Minas Padrão, peito de peru, queijo gorgonzola, tomilho desidratado e limão siciliano.

Fui colocando os ingredientes em camadas dentro do copo e a mistura deu certo em termos de sabor. Ao final da montagem, acrescentei um filete de azeite aromatizado com pimenta. Ficou bem gostoso, podem acreditar. Mas meu erro foi ter enchido demais os copinhos. Só depois que produzi todas as fotos é que percebi o erro… Os ingredientes precisam ficar mais “soltinhos” e menos “espremidos” dentro dos copinhos.

De qualquer maneira, resolvi compartilhar minha experiência com vocês e mostrar diferentes maneiras de servir os verrines, diretamente inspiradas nas fotografias do livro e usando as peças que tenho em casa.

Na foto acima, usei pela primeira vez o prato de vidro com bolinhas coloridas que comprei na loja MORPH, em Buenos Aires, e mostrei nesse post. Acrescentei pequenos talheres e algumas torradinhas enfileiradas.


Nessa outra foto, usei um porta-copos como base para o verrine e para deixar os talheres à disposição dos convidados de uma maneira mais informal, optei por esse recipiente de vidro “vintage” com trabalho no estilo “bico de jaca” que ganhei durante uma visita à casa da vovó Carmota.

Voltando a “bater na mesma tecla”, queria mostrar a vocês que copos simples, como esses seis outros que custaram 9,90 reais nas Lojas Americanas, fazem bonito quando usados como recipientes para servir comidinhas incrementadas e não ficam devendo nada aos semelhantes encontrados em lojas mais caras. Vejam os seguintes exemplos:

Apesar de ainda não ter experimentado nenhuma receita original do livro, me inspirei nas fotografias e fui correndo ao mercado comprar alguns ingredientes que achei que resultariam em uma combinação interessante…

A foto acima ilustra a mistura que mais me agradou. Usei como base uma mousse de tomate seco (comprada pronta), depois salpiquei beterraba crua ralada e cenoura idem. Por cima desses ingredientes, coloquei alguns cubinhos de mussarela de búfala e um punhado de broto de alfafa. Para finalizar, espetei no verrine dois pedaços de biscoito grissini cobertos com queijo parmesão.

Dessa vez consegui deixar os ingredientes mais “soltinhos”, perceberam?

Esse segundo verrine foi inspirado em uma receita da revista Casa Cláudia como sugestão de petisco para servir durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. É super simples: basta usar um espeto de churrasco e alternar os ingredientes: tomate seco, mussarela de búfala, rúcula e azeitona preta. Para finalizar, joguei um pouco de azeite omatizado com tomilho por cima do conjunto e pronto!

Por último, usei exatamente os mesmos ingredientes listados acima, só que não precisei do palito de churrasco e completei o copo com um punhado de batata palha bem crocante!

Essas foram só algumas sugestões de verrines idealizados por mim, mas prometo a vocês que vou seguir à risca algumas receitas do livro e mostro o resultado, assim como o passo-a-passo. Podem contar com isso!

Mas antes disso, vou preparar pelo menos um verrine doce, com ingredientes que já estão na geladeira. Para isso, vou utilizar a taça que aparece entre os dois copos e que também foi uma pechincha!!!! Aguardem!!!!

Ah, e se tiverem outras sugestões, não se acanhem: podem sugerir, palpitar, questionar, trocar ideias e dicas sempre! Eu adoro essa troca de figurinhas e é essa interatividade que me deixa cada vez mais animada em ser “blogueira”!

Mil beijos e um ótimo dia pra todos!!!!!

Bonfa ass