Bom dia e boa semana, pessoal! A Festa Alemã da Bonfa com degustação de cervejas aconteceu no final de semana retrasado, mas só consegui organizar as primeiras fotos agora. Por isso esse post terá continuação, tá? Na quarta-feira vocês poderão ver as fotos do dia da festa, bem como todas as comidinhas, as luminárias acesas e também descobrirão qual foi a cerveja mais apreciada pelos meus amigos!
Como de costume, comecei os preparativos da festinha separando as peças que usaria na arrumação do buffet e da mesa de jantar. Lembram das plaquinhas que confeccionei para recepcionar meus convidados? Uma amiga que fala alemão fluentemente me alertou que faltava um “l” na palavra “Willkommen” e fui direto corrigir meu erro antes de imprimir o modelo final!
Felizmente o “Guten appetit” estava escrito corretamente e eu pude posicionar os bonequinhos da marca Philippi segurando a plaquinha no buffet que fica perto do pequeno hall de entrada do apartamento.
Além das plaquinhas, o buffet recebeu meu novíssimo e fofo prato de bolo com padronagem exclusiva, um conjunto de sal e pimenta estilo “João bobo” que balança mas não cai, um bowl de metal forrado com guardanapo verde que mais tarde receberia pães alemães e alguns bretzen (ou pretzels), além das luminárias customizadas (que mostrei primeiro aqui), o menu do dia, algumas petisqueiras de vidro e um prato de bolo maior que usei para colocar os mini cachorros-quentes.
Eu realmente me apaixonei por esse pequeno prato de bolo!!!! Confesso que não havia necessidade de usá-lo no dia da festinha, mas eu tinha que encontrar uma desculpa para que ele se tornasse absolutamente indispensável!!!!
Usei a mesma padronagem do prato de bolo nesse outro maior. Lembram do passo-a-passo? É bem fácil obter esse resultado e você pode mudar a “cara” das suas peças quantas vezes quiser por meio do uso de novas cores e desenhos impressos em diferentes tipos de papel!
Posicionei o menu bem no meio do buffet e cerquei-o com duas luminárias com padronagens que remetem ao layout do blog.
O que vocês acharam dessa pequena petisqueira contendo três divisórias em vidro trabalhado (estilo mini-boreal)? Quem adivinha quanto ela custou? Vocês não vão acreditar!!!! Paguei somente 3,95 reais por essa peça charmosa! Onde? Na loja que fica na Rua Dona Mariana, 99, em Botafogo, Rio de Janeiro-RJ. Comprei as colheres vermelho-cereja em Nuremberg, na Alemanha, e foi a primeira vez que usei-as lá em casa.
Esse outro modelo também custou 3,95 reais. Em uma das divisórias da peça, coloquei um copinho de vidro com garfinhos para petiscos feitos de plástico na cor verde limão.
Depois de organizar o buffet, parti para a mesa principal. Não sei exatamente o motivo, mas percebi que tenho uma tendência em misturar vidro com metal, ou então, porcelana com madeira. Não gosto de usar muita diversidade de materiais na mesa, acho que dá uma impressão de “bagunça”, mas isso pode ser uma excentricidade minha. Siceramente não sei de onde tirei essa ideia…
Comprei esses bowls de metal na loja KARE em Viena, na Áustria. Foi a primeira vez que usei as peças e quando as posicionei na mesa, confesso que não tinha ideia do que colocaria dentro delas.
Como a festa propunha uma degustação de cervejas alemãs e quase todas as marcas tem um teor alcóolico bem mais alto do que estamos acostumados no Brasil, pensei em usar esses copinhos para provarmos os diferentes tipos de cerveja em pequenas quantidades.
Mais tarde lembrei dos marcadores de copos que comprei em Dresden, na Alemanha, e que serão o prêmio do atual CONCURSO DA BONFA. Resolvi grudar um personagem em cada copinho e, com isso, a mesa ficou bem mais colorida e divertida!
Depois de deixar a sala arrumadinha, parti para a cozinha… meu fraco! Eu não queria deixar o Dia dos Namorados passar em branco e pensei em preparar um bolinho com inspiração romântica para servir aos convidados no final da festinha!
Quando eu escrevi “preparar um bolinho”, na verdade eu quis dizer “comprar um bolinho” e foi o que fiz. Usei um bolo pronto de laranja como base para a minha sobremesa improvisada. Juntamente com a calda de chocolate e café da marca BAZZAR e de uma caixa de bombons GODIVA que havia ganhado da minha irmã há algumas semanas, preparei uma sobremesa interessante e fotogênica!!!!
Os bombons GODIVA tinham formato de coração (tudo a ver!) e, com o auxílio de uma faca de serra, cortei-os ao meio para que eu pudesse encaixá-los com mais facilidade no topo do bolo.
Distribuí a calda de chocolate e café no topo da sobremesa antes de colocar os bombons. Assim o prato de bolo se tornou indispensável…missão cumprida!!!!
O doce foi a parte mais fácil, mas a salada de batatas também não deu muito trabalho. Só precisei cortar algumas rodelas e cozinhá-las na água e sal por alguns minutos até amolecerem.
Em seguida, refoguei bastante cebola, alho e azeite na maior panela que tenho em casa até tudo ficar bem douradinho. Depois acrescentei as batatas cozidas e uma porção generosa de mostarda DIJON.
Após a salada ter ficado pronta, cozinhei os vários tipos de salsicha que havia comprado na semana anterior e parti para o SHOPPING RIO SUL à procura dos Pretzels.
Encontrei a loja MR. PRETZELS no primeiro piso e gostei do sabor dos belisquetes, mas não os achei nada parecidos com os que comi na Alemanha. De qualquer maneira, como eu não tinha um plano B, decidi comprar dois Pretzels sabor requeijão e três sabor parmesão.
Voltando pra casa, dei de cara com esses macarons de pistache e frutas vermelhas na loja TOSCANA, no mesmo shopping. Ah, gente, vi as mesmas cores da minha festinha nesses docinhos e não resisti!!!!! Eu nem pensava em comprá-los, mas sucumbi ao meu ímpeto estético e posso garantir que não me arrependi. Os macarons são uma delícia e foram super elogiados pelos meus convidados!!!!
Quando cheguei em casa, lembrei que eu ainda precisava preparar os mini cachorros-quentes com mostarda Dijon e foi o que fiz imediatamente. Cortei as salsichas à vinagrete ao meio e as coloquei de um lado do sanduíche. Cobri a outra metade do pão com uma generosa camada de mostarda com especiarias.
Fui arrumando os sanduíches na bandeja maior à medida que iam ficando prontos.
O último preparativo antes da chegada dos meus convidados foi o saquinho individual contendo um abridor fofo como brinde e a cartela de votação para a escolha da melhor cerveja a ser degustada na noite.
Terminei tudo um pouco em cima da hora e por isso precisei tomar um banho rápido e me arrumar depressa, coisa que não faço normalmente. Mas valeu muito a pena! A festa foi maravilhosa, reuni meus melhores amigos em casa para uma noite de papo descontraído acompanhado de boa comida e ótima bebida! Espero repetir a dose muitas vezes!!!!
Um grande beijo para todos e espero vocês na quarta-feira, quando mostrarei as fotos da festa em si!!!!!