A FESTA DE OUTONO aconteceu no Sábado lá em casa. Como de costume, comecei o dia arrumando o buffet, a mesa de jantar e a mesa de centro da sala antes de ir ao mercado comprar os ingredientes necessários para preparar os belisquetes que imaginei servir na festinha.
Coloquei a árvore outonal no centro do buffet e fui organizando os outros objetos em torno dela.
Dessa vez resolvi usar minhas taças de vinho vermelhas, já que as taças transparentes não eram suficientes para o número de convidados. Coloquei-as em uma bandeja quadrada no mesmo tom e gostei do resultado.
Lembram das panelinhas e colheres de madeira “estilo Glaucia” que mostrei na semana passada? Posicionei-as na bandeja que customizei especialmente para a festa em uma das extremidades do buffet.
Usei uma bandeja quadrada pequena para acomodar as lembrancinhas para os convidados e deixei-as expostas na bancada onde fica a TV.
Em seguida, parti para organizar a mesa de centro e, ao invés do caminho de mesa que deu origem à padronagem-tema da festa, usei um outro feito de palha que continha as mesmas cores outonais. O ideal seria ter usado o caminho de mesa com a padronagem de folhas, mas fiquei com medo de manchá-lo já que é meu preferido e fica direto na mesa de jantar.
No meio da mesa, coloquei uma bandeja de madeira cheia de pinhas de diversos tamanhos, além de acessórios como saleiro e moedor de pimenta, porta-copos, palitinhos de madeira, pratos e guardanapos.
Comprei esse pratinho fofo logo que me mudei há 5 anos e acho que a loja nem existe mais. Gosto bastante dessa borda trabalhada que lembra uma renda e resolvi usá-lo na festinha depois de algum tempo esquecido no armário.
Posicionei 6 colheres de degustação em uma tábua de madeira e fiquei pensando o que poderia servir nelas antes de ir ao mercado.
Achei que seria interessante colocar os guardanapos dentro de uma caneca laranja pra variar um pouco e acho que vou usar essa ideia nas festinha futuras, já que o resultado foi aprovado.
Depois foi a vez de me concentrar na mesa de jantar, que mais tarde iria abrigar os diferentes tipos de queijo trazidos pelos convidados. Comecei a tarefa de organizar a mesa posicionando os vidros com pinhas no canto esquerdo, além dos cestos de palha que ganhei da Melyssa Alves, o pote laranja contendo palitinhos de madeira, as facas para cortar os queijos, mais pratinhos laranja com borda “rendada”, colheres de degustação, cesta para pães, um vidro com vela flutuante, o menu de vinhos, o moedor de pimenta temático e algumas pinhas.
Usei os pratinhos laranja como base para as colheres de degustação maiores que já havia mostrado nesse post junto com uma receitinha:
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2010/02/kit-recepcao-e-entradinha-de-salmao-com.html
Lembram da carta de vinhos e do moedor de pimenta em forma de garrafa que eu trouxe da viagem à Alemanha? Achei que a FESTA DE OUTONO era a oportunidade perfeita para fazer a estréia dessas peças!
Para terminar a decoração, coloquei mais uma bandeja de madeira cheia de pinhas junto do manequim com o cachecol feito pela vovó Carmota especialmente para a festinha e logo depois saí para o mercado.
Chegando lá, não resisti a essa peça que estava em promoção por 29 reais na seção de objetos para casa do HORTIFRUTI, sendo que o preço original era 67 reais. Até achei que algo estivesse errado e vasculhei a peça em busca de lascas e/ou imperfeições, mas estava tudo certinho.
Só não gostei muito desse copo alto que fica no meio da peça e preferi substitui-lo por um recipiente menor e mais baixo, no qual eu pudesse colocar um molho.
Comprei tomate cereja, mussarela em bastão, manjericão e pimentão amarelo para preparar um belisquete vegetariano que prendi nos espetinhos fofos que ganhei da Eliete.
O petisco é bem fácil de fazer, basta cortar a mussarela e o pimentão em pequenos quadrados e espetar todos os ingredientes no palitinho.
Fui encaixando os espetinhos na base de porcelana à medida em que iam ficando prontos…
… até que o prato estivesse completo!
Em seguida, fui preparar um outro petisco super simples e bem gostoso para colocar nas colheres de degustação, contendo queijo de cabra temperado, damascos, amêndoas, vinagre balsâmico e mel.
Cortei os damascos ao meio e dentro deles coloquei um pouco do queijo cremoso e uma amêndoa antes de preparar a redução de vinagre balsâmico e mel que mostrei nesse post:
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2010/06/ideias-para-receber-os-amigos-em-casa.html
Em seguida, coloquei os damascos recheados nas colheres de porcelana e, para finalizar, reguei tudo com o molho de vinagre balsâmico e mel.
Na foto acima, vocês podem ver um super close do petisco e posso garantir que a mistura de doce e salgado fica bem equilibrada, revelando um sabor surpreendente. Vale a pena experimentar!
Vista “aérea” da mesa de centro com os dois petiscos que preparei para acompanhar os queijos e vinhos.
Meia hora antes do horário marcado para a festa começar, preenchi o recipiente verde com mostarda Dijon e fui esquentar os pães e acomodar as pastinhas nas panelinhas de porcelana branca.
Improvisei um recipiente branco para colocar as amêndoas que sobraram e, em torno dele, espalhei a mussarela cortada em quadradinhos.
As colheres de degustação da mesa principal também receberam os damascos recheados com e sem molho.
Nas pequenas pinhas que ficaram ao lados dos belisquetes, coloquei plaquinhas com a descrição das comidinhas.
Posicionei outra pinha pequena com plaquinha no centro da tábua de madeira onde estavam as colheres da mesa de centro.
Quando estava tudo praticamente pronto, notei que faltava alguma coisa no meu bonequinho articulado e pensei que seria legal confeccionar uma placa de boas-vindas para meus amigos.
Foi o que fiz e por meio de cortes nas extremidades, encaixei a peça nas mãos do personagem, que foi o mascote da festa e ostentava um lindo cachecol vermelho “by vovó Carmota”!
Vocês lembram que eu planejava fazer uma panelinha de cogumelos salteados na manteiga? Pois é, meu plano foi por água abaixo por uma simples razão: não encontrei os cogumelos que queria no mercado e precisei deixar a experiência culinária para outra ocasião… mas quero muito testar essa receita que provei há algum tempo em um restaurante espanhol no Rio e amei!
Como eu queria usar as panelinhas de qualquer maneira, comprei duas pastinhas para servir dentro delas: uma de alho com aipo e outra de funghi, que comprei no HORTIFRUTI.
Na foto acima, vocês podem ver como ficou o buffet na hora da festa.
Os cestos de palha ficaram recheados de pães quentinhos e/ou torradas de diferentes sabores.
E velas não podem faltar lá em casa nunca! Elas dão um clima todo especial às festinhas e, dessa vez, usei algumas velas flutuantes que comprei há alguns anos e estavam meio esquecidas dentro da gaveta.
A mesa principal ficou assim na hora da festa. Esqueci de fotografar os pães de queijo que ficaram dentro dos cestos laranja e fizeram o maior sucesso!!!! Foram comprados no HORTIFRUTI também.
Mais velas flutuantes dentro dos vasos de vidro que comprei especialmente para a FESTA DE OUTONO.
Ufa, depois de tanta arrumação, enfim chegou o momento de curtir e relaxar!!!!! Gosto de preparar tudo com antecedência para que na hora da festa eu possa dar atenção aos meus amigos e não pensar em mais nada além de me divertir!
À medida em que o pessoal ia chegando, fui distribuindo plaquinhas e canetas para que eles pudessem escrever os nomes dos queijos que trouxeram antes de colocá-los na tábua de madeira que separei para esse uso.
Foi uma noite ótima, amei reencontrar minhas amigas queridíssimas, sendo que duas delas são também minhas primas. Adoro essas mulheres super inteligentes, sensíveis, divertidas, gentilíssimas e lindas!!!!!!
Deixo aqui um grande beijo pra todos e votos de uma ótima semana! Espero que a temperatura caia um pouco no Rio porque esse inverno está quente demais!!!!!