Minha convidada de hoje esteve lá em casa recentemente e pude constatar ao vivo o que eu já desconfiava: a Simone é uma mulher super cativante, carismática, simpática, gentil e generosa, além de ser dona de um belo e largo sorriso!
Entre as participantes do Chá entre Blogueiras que aconteceu há duas semanas, a Simone era minha conhecida virtual há menos tempo. Não lembro como cheguei ao blog dela, mas bastou ler dois posts para que eu me encantasse com a criatividade, talento e disposição dessa talentosa artista! Sim, ela é uma verdadeira artista auto-didata que pesquisa bastante antes de produzir suas festas, comes & bebes, peças de decoração e artesanato. Dá gosto de ver como a Simone mergulha de cabeça nos processos de preparação e criação e não tem como não perceber e admirar o envolvimento e capricho que ela coloca em tudo o que faz, sempre pensando nos mínimos detalhes.
Acho que posso dizer que tanto eu quanto as outras meninas participantes do Chá ficamos surpresas e encantadas com a quantidade de mimos que a Simone preparou pra nossa festinha. Eu nem consegui imaginar o trabalho que ela teve em preparar as lindas forminhas para os salgadinhos e os palitinhos decorados com tanto esmero. Mas, conforme a Simone comentou, quando a gente tem prazer no que faz, o tempo passa rápido e a gente nem percebe. Isso me lembrou a famosa frase de Confúcio: "Escolha o trabalho de que gostas e não terás de trabalhar um único dia em tua vida." É a mais pura verdade!!!!!
Eu adoro receitas diferentes! O trivial (apesar de amar arroz+feijão,rs), não me interessa muito. Então quando vi que teria um curso de salgados caramelados aqui em Niterói, fui me inscrever rapidinho. Não houve muita procura, o curso foi numa dessas lojas que vendem artigos para festas e as pessoas não se interessaram muito. O que mais me chamou a atenção foi o fato de se assemelharem a doces de festa, com o sabor salgado do recheio. Infelizmente, não é uma receita fácil de ser executada, devido à dificuldade do ponto da calda...isso requer treino, paciência, clima adequado e principalmente, que não se tenha filhos,rsrs...como eu estava dando atenção às meninas na véspera do chá, acabei bobeando com a calda, mas acredito que o resultado final tenha agradado, apesar de não terem ficado com a aparência tão boa quanto da última vez que fiz. Uma alternativa é não fazer a calda. Os recheios dentro das ameixas/damascos já ficam bem bonitos, são rápidos de fazer e dão aquela incrementada à mesa de frios, que fica com um visual diferente.
Vamos às receitas?
Ameixas ao Roquefort
250 g de ameixas pretas macias, sem caroços
50g a 100g de queijo Roquefort ou Gorgonzola(eu coloco 100g, porque eu adoooro o sabor!)
100g de queijo catupiry de caixinha(não serve o rerqueijão de pote)
1 pitada de noz moscada
Modo de Fazer: Coloque o Roquefort, o Catupiry e a noz moscada no processador. Processe bem e leve para gelar em média 8h. Corte as ameixas no meio, sem separá-las. Recheie-as com uma bolinha de massa, como o docinho olho-de-sogra. Espete um palito e reserve para caramelar.
Damasco ao Lombinho
250g de lombinho defumado
50g de picles picadinho
damascos macios
1/2 colher de chá de Fondor
Molho de pimenta(opcional)
2 colheres
de sopa de creme de leite de caixinha
Modo de Fazer: Coloque o lombinho sem a casca, no processador e triture. Acrescente os demais ingredientes(exceto o damasco) e bata novamente até formar uma massa que dê para fazer bolinhas e leve para gelar, em média 4h. Corte os damascos ao meio, recheie com uma bolinha de massa, espete um palito e reserve para caramelar.
Calda de caramelo
2 xíc. (chá)de açúcar granulado
1 xíc. (chá) de água
3 colheres (sopa)de vinagre branco de álcool
1 pitada de cremor tártaro (vendido em lojas de artigos para festas)
Modo de Fazer: Leve a água, o açúcar e o cremor tártaro na panela anti-aderente e não mexa. Ao levantar fervura, coloque o vinagre. Deixe ferver até adquirir a coloração de guaráná. Passe os salgados no caramelo e deixe escorrer sobre o papel alumínio. Retire os palitos e acondicione os salgadinhos em forminhas, com tapetinhos de celofane dentro.
Agora é só "enganar" os convidados,rs!
…………………………………………………………………………………………
Simone Scharamm, obrigadíssima por ter compartilhado essa receita deliciosa com a gente hoje!!!! Eu adorei os salgadinhos caramelados que realmente tem a aparência de doces e enganam qualquer convidado desavisado. O bom de ter sido a anfitriã da festinha é que minha geladeira foi presenteada com alguns desses salgadinhos, devidamente consumidos nos dias seguintes ao Chá!!!!
Fica aqui uma ideia charmosa pra vocês e um convite pra Simone retornar muitas vezes à seção BONFA CONVIDA!!!! Nesse meio tempo, vocês podem se esbaldar com as criações maravilhosas dessa minha querida amiga virtual (e agora também real) no seguinte link:
http://simonescharamm.blogspot.com/
Um grande beijo pra todos e tenham um lindo final de semana!!!!