Eu estava ansiosa pra fazer a estreia dos copos que encontrei a mais ou menos 5 reais no Portal das Louças e revendo algumas fotos do livro que comprei durante uma escala no aeroporto de Paris, tive a ideia de preparar um verrine vegetariano.
Nas fotos acima, vocês podem ver os copos e a matéria-prima para minha receita: pepino, tomates, morangos, alho-poró, manjericão e lascas de amêndoas. Só esqueci de fotografar a caixinha de queijo cottage, que usei para fazer o creme da base do verrine.
Antes de começar a montar o verrine, liguei pra minha mãe porque eu queria saber se precisaria cozinhar o pepino antes de cortá-lo em cubinhos (quanta ignorância da minha parte!!!!) e ela disse que não. Bastava retirar as sementes e cortar ou ralar o legume, de acordo com minha preferência.
Então fui cortar o pepino, os tomates e os morangos e depois coloquei no liquidificador o queijo cottage com alho-poró, manjericão, além de um filete de azeite e uma pitada de sal.
A mistura ficou cremosa na medida certa e pode ser usada tanto como pastinha para acompanhar pães e torradas como molho para saladas.
Em seguida, montei os verrines começando pelo creme e acrescentando camadas de cubinhos de tomate, pepino e morangos cortados em rodelas. Para finalizar, salpiquei algumas lascas de amêndoas, que tenho sempre em casa porque acho que combinam com quase tudo e dão um roque especial às minhas invenções culinárias. Minha mãe estranhou um pouco o fato de eu ter acrescentado morango à receita, mas lembrei de uma deliciosa salada de folhas com morangos e molho de iogurte que costumava comer quando trabalhava no centro da cidade e essa foi minha inspiração para a mistura.
Apoiei os verrines em porta-copos de metal e optei por servi-los acompanhados de biscoitinhos salgados crocantes. Achei que o visual “em camadas” ficou bem legal, mas na hora de comer, penso que é mais gostoso misturar tudo porque assim o creme funciona como molho para a salada.
Para fazer o belisquete de berinjela que só deu certo na segunda tentativa, usei azeite balsâmico, mel, mussarela de búfala, tomate seco, manjericão e queijo parmesão ralado.
Cortei a berinjela em rodelas e dispus as fatias em uma travessa besuntada de azeite.
Em seguida, acrescentei o tomate seco…
…o manjericão e a mussarela de búfala. Até aí, a receita prometia dar certo (ou pelo menos assim eu pensava) e levei a travessa ao forno.
Enquanto isso, preparei a redução de vinagre balsâmico e mel, que é bem fácil de fazer. Basta misturar os dois ingredientes em fogo baixo, tomando cuidado para que o resultado não fique doce demais. Eu prefiro ir colocando o mel aos poucos e provar até que chegue ao ponto ideal.
Eis o resultado da primeira tentativa de preparar um belisquete de berinjela inspirado no seguinte prato que experimentei na recente viagem à Belo Horizonte:
O Involtini de berinjela recheada do KRUG BIER estava sensacional!
Pedimos torradinhas de queijo com ervas finas pra acompanhar o petisco e o resultado foi perfeito.
Bom, voltando à minha experiência culinária, infelizmente, esqueci de checar o forno de tempos em tempos enquanto falava com minha mãe ao telefone e a berinjela ficou completamente esturricada!!!!!!!! A mussarela também derreteu toda e meu prato não lembrava em nada o original… Fiquei decepcionada mas não desanimei. Resolvi usar algumas outras rodelas de berinjela que não couberam na travessa e me dar uma segunda oportunidade!
Dessa vez, só levei ao forno a berinjela e o tomate cortado em cubinhos porque o tomate seco tinha acabado.
Esperei a berinjela amolecer um pouco e retirei a travessa do forno. Em seguida, acrescentei a mussarela de búfala, o manjericão e reguei o belisquete com a redução de vinagre balsâmico e mel. Dessa vez, a experiência deu certo e o resultado foi aprovado!!!!!!
Considerei a possibilidade de colocar o petisco nesse mini-prato de bolinhas que comprei no Mercado Central em Belo Horizonte, MG. Não é uma graça, gente????? Parece que meu prato de bolo deu cria!!!!!! Comprei quatro unidades por 5 reais cada.
Como essa peça é muito “chamativa”, achei que “ofuscaria” o belisquete em questão e por isso optei por servi-lo no pratinho com quatro divisórias que comprei por 3,95 reais para usar na FESTA ALEMÃ e mostrei aqui pela primeira vez.
E por hoje é só pessoal! Se vocês gostaram do verrine que mostrei hoje e quiserem ver outras receitas de entradinhas e sobremesas servidas em taças, panelinhas ou canecas, basta clicar no seguinte link:
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/search/label/Verrine
Um grande beijo pra todos com votos de uma semana apetitosa!!!!!