quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vocês sabem onde fica o paraíso? A Claudia sabe e veio contar pra gente!!!!

Conheci a Claudia Liechavicius através do seu blog de viagens, o http://www.viajarpelomundo.com/ e me apaixonei de cara pelos posts repletos de fotos fantásticas de lugares tão exóticos quanto Cingapura, Doha, Abu Dhabi, Bangkok, Belgrado, Shenyang, Roskilde etc. Quem me conhece há algum tempo, sabe que adoro destinos de viagem fora do padrão e foi por isso mesmo que ganhei de presente de aniversário o livro THE ROAD LESS TRAVELLED”, no qual encontrei fotografias e relatos de passeios por lugares menos conhecidos, mas nem por isso, menos bonitos e interessantes que outros destinos mais visitados.

Outra característica que admiro nos posts da Claudia é a quantidade de detalhes e informações práticas que ela insere em seus textos, como por exemplo, dicas para se vestir, como se comportar, sugestão de bons restaurantes, onde encontrar melhores ofertas de passagens aéreas, hoteis e transporte entre as cidades/países visitados, qual a moeda local, a variação de temperatura durante o ano e a melhor época para conhecer cada lugar. Resumindo: são posts completíssimos, cheios de charme e bem fotografados por essa viajante que já passou por 53 países!!!!!

Hoje quero compartilhar com vocês um relato já publicado no blog da Claudia, que gentilmente me autorizou a reproduzi-lo aqui.

bonfaconvida


Um atol para chamar de seu

De repente aquele esteriótipo de sonho ao estilo Robson Crusoé se materializa. Bangalôs ultra chiques em total privacidade, uma ilha praticamente deserta cercada pelo mar mais azul que se pode imaginar, com areia muito branca, funcionários discretíssimos, impecáveis e sempre sorridentes. Já imaginou um lugar assim? Pois, esse lugar existe. Chama-se Maldivas.

As palavras são absolutamente dispensáveis para descrever o azul do mar...

... e o tom dourado do pôr-do-sol das Maldivas..

AS MALDIVAS

Um conjunto de 1190 ilhas de corais em pleno Oceano Índico, agrupadas numa cadeia de 27 atóis, que se estendem por 823 quilômetros de norte à sul, formam um dos destinos mais elegantes e exclusivos do planeta. As Maldivas. Apenas 250 dessas ilhotas são habitadas sendo que a maior delas - Male - é a capital, com dois míseros quilômetros quadrados de extensão. A capital em si não tem nada que mereça a visita, mas as ilhas... Uau!!! São tudo aquilo de que se ouve falar e mais um pouco. É uma pena que essa região paradisíaca tenha entrado em pauta nas discussões sobre meio ambiente quando se fala de aquecimento global. O derretimento das calotas polares pode fazer com que as Maldivas desapareçam no futuro. Isso atiçou ainda mais a curiosidade dos amantes da natureza. E as Maldivas passaram a receber olhares mais atentos nos últimos tempos.

Vista aérea da Ilha de Rangali onde fica o exclusivíssimo hotel Conrad Maldives.

Para se locomover de uma ilha para outra a melhor alternativa são os hidroaviões. De Male para Rangali Island o valor de uma passagem de ida e volta por pessoa é de U$ 420.

Para andar dentro do próprio atol estas embarcações de madeira -dhonis - típicas da região são bastante usadas.

A POPULAÇÃO DAS MALDIVAS

O país é relativamente pequeno, apesar de ser espalhado por uma grande extensão de mar. Tem apenas 320 mil habitantes, o que o coloca na posição de um dos menores países independentes do mundo. Na capital moram em torno de 100 mil pessoas. A religião predominante no país é o islamismo.

Os ilhéus são muçulmanos e seguem à risca as leis do Islã. Por isso, nem tente fazer topless nas águas do Oceano Índico. Olhares de reprovação certamente cairão sobre corpos pouco vestidos.

UM DESTINO DE SONHO

Maldivas é um lugar único. Já na chegada, da janela do avião, uma magia paira no ar. A visão é quase surreal. A cor da água é inesquecível. Os atóis formam desenhos de tirar o fôlego. O aeroporto maior fica em Male, onde descem os aviões de grande porte. Dali partem pequenos hidroaviões rumo ao seu destino de sonhos. Cada um dos resorts ocupa uma ilha do arquipélago. E, o ideal é partir para seu hotel imediatamente já que em Male não há nada de especial para se conhecer. Meu destino foi o Conrad Maldives Rangali Island, considerado um dos mais exclusivos do pedaço. E bota exclusivo nisso. Funcionários super gentis aguardam a chegada do hidroavião com toalhas geladas perfumadas, frutas e coquetéis de boas-vindas. As malas vão diretamente para os bangalôs que flutuam sobre uma água tão cristalina que mais parece um espelho. Não há com o que se preocupar além de sombra e água fresca.

Desligue de vez o botão das preocupações. Afinal, nem o celular funciona direito nas Maldivas.

Também, nem precisa...


...basta uma boa companhia para desfrutar do paraíso.

O QUE FAZER DURANTE O DIA

Quem escolhe um destino como as Maldivas precisa gostar dos prazeres do sol e do mar. Então, é hora de botar uma roupa de banho, sandálias Havainas (mas se preferir dá para passar o dia de pés descalços), passar a mão num snorkel, pés de pato e sair andando sem rumo até encontrar o lugar ideal para se jogar na água.

O mar é como um aquário a céu aberto. Peixinhos coloridos, peixes grandes e inclusive pequenos tubarões podem ser vistos até mesmo sem snorkel de tão cristalina a água.

Para mergulhar com tubo, o hotel oferece algumas opções guiadas em horários variados.

Se a preferência for apenas um "dolce far niente" em alto estilo...

... cheio de sossego...

... ou regado à champagne, funcionários discretíssimos estarão disponíveis.

A piscina de borda infinita debruçada sobre o mar também merece um mergulho.

Atividades náuticas não faltam: windsurf, jetski e caiaque.


O astral só pode ser bom num lugar assim!!!! Principalmente depois de uma bela massagem no spa.

PARA ENCERRAR O DIA COM CHAVE DE OURO

Depois de passar um dia dos "deuses" é hora de...

...tirar a areia dos pés...


...se despedir do companheiro das horas de sol...

...trocar o modelito...

... curtir um pôr-do-sol inesquecível...

...e escolher um restaurante para o jantar!


O restaurante Ithaa Undersea é a grande sensação do hotel. Um charme.


O Cheese and Wine Bar abre apenas após as 19:30 hs.


O Koko Grill serve comida japonesa ao ar livre.

Além desses restaurantes há várias outras opções: Lobster & Champagne, Vilum, The Wine Celar, Atoll Market, Mandhoo, Sunset Grill, Private Beach Dinning.

Depois de um dia cheio de sol e vida está na hora de ir para os braços do Morfeu para recuperar as energias para o dia seguinte no paraíso.

Boa Noite! Raganlhu Reygandu!

INDICAÇÃO DE HOTEL

Conrad Maldives Rangali Island. Telefone (960) 668.0619.
http://www.conradhotels.com/ E-mail para informações: maldivesinfo@conradhotels.com ou mailto:maldives@conradhotels.com
O valor de uma diária para casal varia entre U$ 580 à U$ 1400 com café da manhã incluído. Além disso, o casal deve se programar para as contas salgadas de almoço e jantar nos restaurantes do hotel, mas vale a pena cada centavo.

Obs: Algumas das fotos postadas no blog foram gentilmente cedidas pelo próprio hotel.

OUTROS HOTÉIS QUE PARECEM INTERESSANTES

Esses não conheço, portanto apenas faço um referência por ter visto fotos. Mas, são mais de 90 hotéis. Basta escolher aquele que se ajusta ao seu perfil .

Lily Beach Resort & Spa http://www.lilybeachmaldives.com/

Angaga Island Resort & Spa http://www.angaga.com.mv/

Thulhagiri Island Resort & Spa http://www.thulhagiri.com.mv/

DICAS IMPORTANTES

Melhor época: as Maldivas tem boas temperaturas o ano todo, entre 25 e 33 graus centígrados, no entanto, está sujeita à ventos forte e chuvas entre maio à agosto, período das monções. Portanto, a melhor época para aproveitar o país é de setembro à abril.

Vizinhos mais próximos: Sri Lanka, Índia e Seychelles.

Idioma: Dhivehi. No entanto, o inglês é falado pela maioria das pessoas.

Moeda local: Rufiyaa. 1U$ = Rf 12.75 (mas o dólar é a moeda usada nos hotéis).

Documentos: apenas passaporte e certificado de vacinação contra febre amarela.

Como chegar: via Emirados Árabes, Qatar, África do Sul, Sri Lanka, India, Itália, Malásia ou Cingapura.

Mais informações: http://www.visitmaldives.com/

Difícil mesmo é na hora de ir embora....

………………………………………………………………………………………………………….

Claudia, deve ser realmente difícil partir desse paraíso e voltar à rotina!!!! Outro dia encontrei em uma revista sobre viagens a seguinte frase do Paul Morand:

“Uma viagem é uma nova vida, com um nascimento, um crescimento e uma morte, que nos é oferecida no interior de nossa própria vida. Portanto, vamos aproveitá-la!”

Gostei dessa alegoria porque realmente sinto que durante cada viagem que fiz, vivi uma nova e breve vida, com um começo, meio e fim. Além disso, nunca voltei de uma dessas experiências de mãos vazias. Minha bagagem cultural, meu aprendizado sobre outros povos, costumes e modos de viver certamente cresceu e, como disse meu ídolo Amyr Klink:

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

Minha paixão por viagens aconteceu gradativamente, mas tomou forma e conteúdo quando comecei a trabalhar em uma ONG que promovia intercâmbios em 1994. Eu tive acesso a fotografias de lugares que nunca imaginava que existissem e passava o dia trocando e-mails com funcionários de outras filiais da ONG em diversos países. Eu aprendi muito sobre diferenças culturais e tolerância naquela época. Quando ganhei o livro “THE ROAD LESS TRAVELLED” de presente e comecei a folheá-lo, lembrei logo desse período da minha vida em que sonhava conhecer o mundo e chegava a ficar emocionada ao ver imagens de paisagens tão diferentes. A partir de então, passei a economizar cada centavo que eu ganhava com um só objetivo: viajar!!!!! Pelo visto, continuarei a fazer isso pelo resto da vida…

Muito obrigada, Claudia, por aceitar participar do BONFA CONVIDA e por nos apresentar tantos destinos interessantes que certamente já entraram na minha lista de desejos!!!!

Para se encantar com o mundo visto pelos olhos dessa simpática viajante, basta acessar o seguinte link:

http://www.viajarpelomundo.com/

Um ótimo final de semana pra todos com votos de boas viagens ao longo da vida!!!!!

Bonfa ass