Há algumas semanas, em uma sexta-feira, resolvi dispensar nossa costumeira saidinha para tomar chopp acompanhado de petiscos ou pizza e preparei uma degustação de queijos acompanhados por molhos e geleias. Mesmo não recebendo visitas, eu adoro caprichar na produção para um evento a dois e, dessa vez, separei alguns acessórios coloridos que ainda não havia usado. Entre eles, estavam os guardanapos de bolinhas que comprei na SUR LA TABLE, os porta-copos da CRATE & BARREL, o prato de vidro com bolinhas coloridas da MORPH, os palitinhos da CASA & IDEAS e as facas SILVERMARK. Eu estava bem animada esse dia, consegui adiantar vários trabalhos e tive a tarde toda livre pra preparar nosso lanchinho, o que é raro!!!!
Lá em casa pode faltar comida na geladeira, mas sempre tem tempero de sobra! No armário faltam roupas, mas em compensação a cozinha está repleta de louças e acessórios!!!!
Separei todas as geleias e molhos que encontrei, além de algumas sobrinhas do lanche com a Milena. Tinha geleia de framboesa, mostarda picante, mix de frutas secas, avelãs, pimenta biquinho, tomate-uva, molho de framboesa com chipotle, pesto calabrese e geleia de frutas cítricas.
Coloquei tudo nesses fofos potinhos coloridos que comprei há alguns anos na CRATE & BARREL e que combinam perfeitamente com os porta-copos nos mesmos tons. Em seguida parti para a decoração da tábua de queijos.
Para esse tipo de degustação, acho que os queijos mais moles são ideais. Por isso decidi comprar pedaços de brie, queijo de cabra (chèvre) e camembert. As plaquinhas de metal foram emprestadas pela minha mãe há anos e eu ainda não as devolvi, hehehe… Para finalizar a decoração da tábua de madeira, inseri algumas amoras e avelãs ao redor dos queijos.
Eu adoro esse prato de vidro que comprei em Buenos Aires, mas só o havia usado uma vez para fotografar alguns verrines. Essa foi a oportunidade que encontrei para aproveitar a peça e servir canapés e bruschettas, separados pela fileira de bolinhas coloridas.
Aí está minha poderosa faca SILVERMARK em ação. Ela é bem afiadinha e tem ótima precisão de corte. Aposentei minhas facas de 1,99!!!!
Eu já mostrei diversas receitas de bruschetta por aqui, né? Tento acrescentar ingredientes diferentes cada vez que repito essa entradinha que adoro e, por isso, uma nunca fica igual à outra. Dessa vez, além do azeite, alho, cebola e tomate-uva, acrescentei pesto calabrese e bastante pimenta do reino moída. Em uma segunda versão com as sobras do pão italiano, coloquei fatias de brie por cima de tudo. Hummmm, ficou uma delícia!!!!
Meu tipo de presunto preferido é de longe o presunto alemão, mas não é muito fácil encontrá-lo por aqui. Conheço poucos mercados e delicatessens que o vendem e nem sempre ele é cortado fininho do jeito que eu gosto. No Rio, vocês podem encontrá-lo no FARINHA PURA, ZONA SUL e TALHO CAPICHABA. A inspiração para o petisco acima veio da Soraya Fernandes, que ganhou “menção honrosa” no concurso “As mulheres francesas não engordam”, em parceria com a editora ELSEVIER. Ela criou um belisquete que leva palmito, pimenta biquinho, manjericão e azeite. A pimenta biquinho é suave e bastante aromática, além de ser esteticamente interessante.
Para produzir o espetinho, basta enrolar uma fatia de presunto e cercá-la pela pimenta de um lado e por um cubinho de queijo de sua preferência do outro. Fica ótimo quando é mergulhado em mostarda escura!!!!
Na maioria das vezes, eu e Marcelo usamos a mesa de centro para esses lanchinhos noturnos. Gostamos de beliscar as comidinhas assistindo a um filme ou a alguma de nossas séries favoritas. Coloquei colheres de acrílico transparentes compradas na TOQUE dentro dos potinhos onde havia algum tipo de molho ou geleia.
Para a sobremesa, experimentamos um delicioso sorvete Häagen-Dazs de chocolate branco (com pedacinhos, nham, nham!!!!) e framboesas. Para acompanhar a delícia gelada, aproveitei o ensejo e comprei no ZONA SUL uma calda feita com a mesma fruta, saborosa e bem menos doce do que a maioria das similares que conheço.
Usei uma taça para Irish Coffee comprada no HORTIFRUTI como base para a sobremesa. Primeiro coloquei uma generosa dose de calda no fundo da peça e fui intercalando com o sorvete. Quando a taça já estava quase cheia, salpiquei algumas amoras inteiras e morangos cortados em rodelas por cima da mistura.
Com as frutas que sobraram, preparei uma vitamina adicionando suco de cranberry ao invés de água. Como não gosto de nada muito doce, deixei o açúcar de fora e acho que ficou legal assim. Para dar aquele “tchan”, enfileirei uma cereja em calda, uma amora e uma fatia de morango no espetinho que ficou apoiado na taça.
E assim terminamos a semana de um jeitinho especial!!!!
Depois que esse post já estava pronto, comprei os três vasinhos acima (www.florearte.com.br) que pretendo usar para servir frutas secas, biscoitos, azeitonas e outros petiscos em pequenas porções. Ou quem sabe sorvete? Sendo assim, ganhei mais um acessório alegre e colorido!!!!
Beijos e uma linda semana pra todos!!!!
P.S.: A festa mexicana foi óóóóóóóótima e estou organizando as fotos pra mostrar o resultado aqui na quarta-feira. Espero vocês!!!!