domingo, 30 de outubro de 2011

Preparativos para a festa de Halloween da Bruxinha Bonfonilda parte 2: peças gráficas, artesanato, decoração, comidinhas e drinks

O Halloween da Bruxinha Bonfonilda aconteceu no Sábado e quase não consegui concluir esse post porque um dia foi pouco pra organizar, escolher e tratar as fotos, além de arrumar uma casa inteira pós-festa temática!!!! Mas, no fim, deu tudo certo. Mais certo do que eu esperava, inclusive: consegui fazer uma sopa de ervilha e um risoto de arroz negro pela primeira vez na vida e o melhor é que ficou tudo gostoso, superando minhas baixíssimas expectativas!!!!

Separei o relato da festa em duas partes porque meus amigos e eu tiramos diversas fotos. Hoje vocês verão mais alguns preparativos e imagens da decoração do evento, além de novas peças gráficas, mimos artesanais que recebi da Fernanda Sellan e da Tati Rosa e as receitas de tudo o que foi servido. Vamos lá????

Vou começar essa história contando sobre uma ideia que tive para surpreender meus amigos. Pensei na nossa festinha como uma convenção de bruxos e, a fim de que todos entrassem no clima, criei crachás para cada um deles, adicionando uma titulação específica, conforme seus interesses e habilidades, como vocês podem conferir a seguir.

crachas1

crachas2

crachas3

Depois de imprimir o material, fiz um pequeno furo em uma das extremidades do papel por onde passei uma fita prata finalizando com um nó na ponta.

Em seguida, improvisei um “caldeirão” raso, onde coloquei as impressões e um quadrinho de boas-vindas com a seguinte instrução: “Encontre sua credencial e divirta-se!”.

Como todas as comidinhas tinham nomes ficíticios, as plaquinhas de identificação eram um ítem importante a ser confeccionado e imprimi uma série delas em papel Filicoat com 180 gr/m2.

Os personagens em biscuit foram obra da talentosa Fernanda Sellan, do ATELIÊ DA NANDA, e foi dela a ideia de modelar bonecos que tivessem relação com as comidinhas fictícias que eu iria preparar. Adorei a proposta da Nanda e fui surpreendida por essas criaturas fofas que vou guardar pra usar como porta-recados. Nanda, sua ideia foi super criativa e agora fiquei com vontade de usar sempre suportes personalizados para plaquinhas… acho que vou te dar muito trabalho, rsrsrsrs!

Um dos personagens que mais gostei foi esse fantasminha que parece estar derretendo e tem um sorriso bem simpático. O Frankenstein agarrado à garrafa de cerveja pintada de roxo com bolinhas verdes foi surpresa da Nanda, que me deixou curiosíssima durante uma semana. Eu não poderia imaginar um castiçal mais inusitado e que tivesse tudo a ver comigo!!!! Obrigadíssima!!!!

Pra finalizar as criações especiais da Nanda, ela sugeriu que usássemos porta-guardanapos com as iniciais dos nomes dos convidados para identificar o lugar de cada um à mesa.

Finalmente consegui ter tempo e paciência suficientes para recortar seis aranhas e seis morcegos de papel. Prendi as mascotes da Bruxinha Bonfonilda no portal de entrada lá de casa com a ajuda de fios de nylon.

Os morcegos ficaram colados na parede do buffet com fita crepe e resolvi deixar as asinhas meio abertas para dar a impressão de que estavam voando.

Com a ajuda do pessoal da FLOR E ARTE (a quem sempre recorro para me ajudar a montar os arranjos de flores em dias de festa), improvisei um vaso e coloquei nele duas hortênsias, duas calas e um raminho de cáspia. Acho que o gel preto na base do vaso deu um tchã que tinha tudo a ver com o Halloween.

Minha inspiração pra essa decoração foi a Marina Mott, que volta e meia usa bules cheios de flores em cima de pratos altos e coloca seus coloridos macarons em torno deles. Penso que essa é uma ideia simples e sofisticada ao mesmo tempo.

A Tati Rosa, da TUTITATI KIDS, criou os mascotes da Bruxinha Bonfonilda em carne e osso, quer dizer, em espuma e feltro. Vocês lembram que inseri o esqueleto no desenho da bruxinha porque o ganhei de presente da Tati? Pois é, logo depois propus que fizéssemos o contrário e ela topou!!!!! Com base no desenho do morcego e da aranha, ela confeccionou os personagens em três dimensões e fiquei super feliz com o resultado!!!! Sendo assim, Morceguito e Aranhilda fizeram companhia ao amigo Esqueleto, enfeitaram o buffet e se divertiram bastante!!!!

Esse é o panorama da mesa de centro, em volta da qual meus amigos se sentam em dias de festa. Como o espaço na sala é reduzido, espalho os objetos decorativos e de apoio por todos os cantos.

Em uma das extremidades da mesa comprida e estreita, posicionei uma dupla de moedores de sal e pimenta, além de um copo de vidro contendo talheres descartáveis pretos, uma série de porta-copos improvisados em formato de caveira e dois montinhos de guardanapos nas cores da festa, com ratinhos de borracha servindo como peso para que eles não voassem.

O cardápio de comidas e o de bebidas ficaram lado a lado no centro da mesa.

Na outra extremidade da mesa, coloquei três castiçais, incluindo o fofíssimo “Frank”, além de três jarras com formatos diferentes para abrigar os drinks e sucos que seriam servidos mais tarde.

As lembrancinhas ficaram enfileiradas de um lado do rack da televisão…

…enquanto o caldeirão improvisado com a colher de pau, o quadrinho de boas-vindas, os copos para drinks e os pratos descartáveis pretos ficaram do lado oposto.

 

COMIDAS

As comidinhas foram o ponto alto da festa, graças à minha amiga Mari, que nos surpreendeu com “petiscos bizarros” deliciosos e tão caprichados que deu até pena de comer!!!! Eram verdadeiras esculturas salgadas e doces.

Elaborei um cardápio para que meus convidados pudessem consultar os ingredientes de cada um dos belisquetes com nomes sugestivos que experimentaram, como por exemplo: creme de lama, sopa de pântano, unhas de dragão fritas com molho de sangue fresco tipo O+, patê de rato defumado, ovinhos de barata, dedos de moça virgem, olhos de ressaca, cemitério maldito, mousse de fantasma, pedras mágicas que trazem a pessoa amada em três dias etc.

Seguem as receitas com fotos…

Creme de lama (risoto de arroz negro com Catupiry)

Ingredientes:

2 colheres sopa de cebola picada
4 dentes de alho
2 tabletes de caldo de bacon e louro
250 gr de Catupiry 
2 colheres de sopa de manteiga 
4 colheres de sopa de azeite
500 gr arroz negro
350 ml de vinho branco

Modo de preparo:

Em uma panela com azeite, salteie a cebola picada junto ao alho em fogo baixo até que fique transparente. Adicione o arroz negro e continue salteando por mais 2 minutos. Coloque o vinho branco e deixe reduzir; adicione 800 ml de caldo de bacon e louro previamente aquecido e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre. Quando tiver absorvido o líquido, adicione mais 200 ml e continue cozinhando até que o arroz esteja al dente. Adicione o Catupiry, mexa bem, tempere com sal, pimenta-do-reino e finalize com a manteiga.

Sopa de pântano (creme de ervilha)

Ingredientes:

500g de ervilha de pacotinho 
1 cebola picada 
4 dentes de alho picados 
Manteiga com sal 
2 tabletes de caldo de bacon e louro
1 pacote de bacon cortado em cubos
Ramos de alecrim para decorar

Modo de preparo:

Em uma panela, refogue a cebola, o alho e os cubos de bacon na manteiga. Em outra panela, deixe a ervilha seca imersa em água por duas horas antes de começar a cozinhar. Leve a panela ao forno, acrescente dois cubos de caldo de bacon e louro, além do refogado, e deixe cozinhar até que a ervilha esteja se desmanchando. Bata tudo no liquidificador e sirva a sopa em canequinhas, decorando-as com um ramo de alecrim.

Mousse de fantasma (Maria-mole com ganache de chocolate)

Ingredientes:

Duas barras de chocolate meio amargo 
Uma caixa de creme de leite
Duas colheres de sopa de whisky ou rum
Uma caixa de Maria-mole
Confeitos de arroz coberto com chocolate

Modo de preparo:

Corte o chocolate em quadradinhos e deixe-o em banho maria até que esteja todo derretido. Acrescente o creme de leite e mexa bem até obter uma mistura homogênea. Finalize com o whisky ou rum e mexa mais um pouco. Reserve e espere esfriar antes de colocar a mousse na geladeira. Antes de servir, posicione uma Maria-mole no topo de cada copinho e insira nela dois confeitos de arroz cobertos de chocolate para representar os olhos do fantasma.

Na foto acima, vocês podem ver a Mari em ação confeccionando seu “cemitério maldito” composto de túmulos, caveirinhas, ossos, minhocas e flores. Os petiscos preparados pela minha amiga hiper criativa ficaram tão fofos e delicados que deu pena de “destruir” seu trabalho!!!!

Cemitério maldito (bolo pronto + docinhos de leite em pó)

Ingredientes:

1 lata de leite em pó
250 g de açúcar
100 ml de leite de coco
Corante alimentício em gel
Bolo tipo Ana Maria ou bolo inglês
Geleia de morango
Confeito prateado (para os olhos e miolo das flores)

Modo de preparo:

Misture tudo até que a massa fique com consistência suficiente para ser modelada. Prepare o doce na cor que escolher com a ajuda do corante em gel e crie seus personagens!!!! Para os caixões, basta cortar os bolos no formato desejado, cavar um pouquinho para inserir a caveirinha, preenchendo o vão com a geleia, se preferir.

Dedos de moça virgem (salsicha com azeitona preta)

Ingredientes:

Salsichas em conserva já cozidas  
Azeitonas pretas 
Catchup, moho de tomate ou de pimenta vermelha 
Mostarda

Modo de preparo:

Corte as salsichas pela metade, coloque um pouquinho de mostarda em sua extremidade aredondada e “cole” as unhas feitas com lascas de azeitona preta. Para um visual “mais assustador”, derrame um pouco de catchup, molho de tomate ou de pimenta vermelha sobre as salsichas.

Bichinhos escrotos (pepininhos em conserva)

Ingredientes:

Pepinos em conserva  
Cenoura
Pimentão amarelo ou vermelho
Mostarda

Modo de preparo:

Decore os pepinos como se fossem pequenos vermes por meio de chifrinhos, escamas e patinhas feitas com cenoura, pimentão ou até mesmo com parte dos próprios pepinos. Para desenhar os olhos, a Mari usou um pinguinho de mostarda amarela.

Olhos de ressaca (damasco com muçarela de búfala)

Ingredientes:

Damascos
Mussarela de búfala em bolotas
Azeitonas pretas

Modo de preparo:

Corte os damascos ao meio, recheando-os com a muçarela e finalizando o petisco com um pedaço redondo de azeitona preta.

Aranhas congeladas

Ingredientes:

Aranhas de plástico
Água filtrada

Modo de preparo:

Lave bem as aranhas e coloque-as em fôrmas de gelo com água filtrada. Congele e sirva dentro de taças.

 

BEBIDAS

Para combinar com as cores predominantes na festa, decidi oferecer dois drinks verdes e dois arroxeados/avermelhados. Vocês podem conferir as receitas a seguir.

A leitora Maria Tais Buzzo do blog MÃES E FESTEIRAS me enviou a receita do “Duende verde”:

Duende verde (taça com morceguinho)*

Ingredientes:

Duas partes de Licor de melão MIDORI
Uma parte de rum
Duas partes de suco de abacaxi
Uma latinha de Club Soda

Modo de preparo:

Misture os ingredientes, deixe gelar e coloque a bebida em uma jarra ou suqueira com torneirinha, a fim de que os convidados possam se servir por conta própria.*

*Receita adaptada daqui: http://celebrationsathomeblog.com/2011/10/green-melon-punch-recipe.html

Extrato de sapo venenoso (taça com canudo preto)

Ingredientes:

Três partes de suco de laranja 
Uma parte de vodka
Três colheres de sopa de licor Blue Curaçau

Modo de preparo:

Misture os ingredientes e sirva gelado.

Olho de Zumbi (vulgo Kir Royal)

Ingredientes:

Três partes de espumante brut
Xarope de cassis
Grenadine

Modo de preparo:

Coloque o espumante em uma taça tipo flûte e vá adicionando o xarope de cassis e a Grenadine aos poucos, até que a bebida atinja uma coloração arroxeada ou avermelhada, conforme você preferir.

Licor de asa de morcego (shot)

Licor de cassis com vodka

 

Por hoje é só, pessoal!!!! Apesar do cansaço e das poucas horas de sono, estou bem feliz com o resultado da nossa festinha e vou usar minhas horas de lazer durante a semana pra preparar um post sobre a noite do “encontro de bruxos”!!!! Quero agradecer as muitas fotos e inspirações que recebi dos leitores por e-mail e também gostaria de deixar explícito o quanto adorei o fato de os meus amigos terem entrado completamente no clima e me ajudado a produzir uma das festas mais legais que já aconteceram lá em casa. Todo mundo chegou mais cedo e colocou a mão na massa com a maior animação!!!! Foi uma noite super divertida e espero que possamos repetir encontros como esse por muitos anos!!!!

Um grande beijo pra todos, tenham um ótimo feriado e até quarta-feira!!!!

Bonfa ass