Algumas vezes eu recebo e-mails de clientes em potencial me questionando sobre o quê exatamente está incluído no trabalho de elaboração da identidade visual para uma empresa ou pessoa física. Hoje, além de compartilhar com vocês um dos meus projetos mais recentes, eu gostaria de aproveitar a oportunidade para explicar detalhadamente como funciona esse processo.
Na minha tabela de preços, consta a seguinte descrição do serviço:
Criação de Identidade Visual para pessoa física ou jurídica, incluindo Logomarca (Logotipo + Símbolo) nas versões colorida e P&B, assinaturas vertical e horizontal, elementos de apoio, estudos de redução e indicação de fontes a serem usadas em conjunto com a Logomarca.
O processo de criação de uma identidade visual, que inclui não somente, mas também a Logomarca a ser usada para representar determinada empresa de várias formas (em materiais impressos, no cartão de visita, no uniforme dos funcionários, nos anúncios na TV, em patrocínios, em propagandas de jornais e revistas, em outdoor, busdoor, no adesivamento de carros etc.), envolve muito mais do que uma imagem ou fonte escolhida à esmo, levando-se em conta somente a estética.
No trabalho profissional de elaboração da identidade visual, é absolutamente necessária uma fase de pesquisa e de análise de mercado, além de uma boa dose de conhecimento técnico e teórico a fim de que o resultado do projeto seja coerente e compatível com as expectativas do cliente e com o perfil do seu público consumidor.
Meu trabalho começa com a conceituação da marca e a análise do público-alvo, por meio de conversas com o cliente sobre a mensagem que ele espera passar com o grafismo/ilustração que fará parte da Logomarca (composta de Logotipo + símbolo).
Após esboçar uma peça de acordo com o briefing resultante dessa troca de informações, vou em busca de uma tipologia que se encaixe harmoniosamente com o desenho e que represente a ideia que a marca deve veicular, como por exemplo: solidez, segurança, credibilidade. Ou então suavidade, tranquilidade, carinho, preocupação com o bem-estar do cliente etc. Esse conceitos vão depender do tipo de serviço ou produto oferecido pela empresa.
Além da Logomarca colorida (em CMYK e RGB), é importante haver uma ou mais versões em preto e branco, para o caso de ela precisar ser impressa em uma publicação que só utilize essas cores. Em caso de patrocínios, por exemplo, é imprescindível que seja feito um estudo de redução da marca a fim de indicar ao cliente o tamanho mínimo em que ela pode ser utilizada sem que haja comprometimento de sua legibilidade. Testes com diferentes fundos de cor para avaliar os níveis de contraste e sugestão dos mais favoráveis também fazem parte desse processo de análise técnica.
Os elementos de apoio que compõem a identidade visual são grafismos derivados da Logomarca que podem ser usados para diversas finalidades como a criação de padronagens ou marcas d’água aplicadas em embalagens para presente, estamparia de camisetas, uniformes, crachás, cartões de visita, etiquetas, brindes etc.
Por conta de toda a pesquisa e do projeto, em que existe uma sequência de passos, não é possível criar apenas um "monograma" ou um "letreiro" sem passar por todas as fases do desenvolvimento da Logomarca.
Bom, acho que expliquei tudo. Se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para deixar um comentário nesse post e eu reponderei aqui mesmo, OK? Agora vamos a um exemplo prático!!!!
Desenvolvi a Logomarca acima para a loja de presentes personalizados IMMAGINE e, pelas trocas de e-mail e referências visuais enviadas pelo cliente, percebi que sua tendência caía para algo mais feminino. Depois de fazer um levantamento de dados, descobri que o público que mais consome produtos personalizados e "fofos" com toques lúdicos e design charmoso, são mesmo as mulheres.
Fase de pesquisa: Logomarcas com nomes similares à esquerda e símbolos mais comumente utilizados para representar o ato de imaginar: lâmpada e balão, à direita.
Continuando a fase de pesquisa, selecionei algumas Logomarcas com nome similar ao IMMAGINE: IMAGINE, IMAGINATION e IMAGINARIUM. Gosto de fazer esse levantamento não só para saber o que já existe no mercado a fim de buscar uma solução original, mas também para identificar quais são os símbolos e grafismos mais comuns. Sendo assim, identifiquei a "lâmpada acesa" e o "balão de pensamento" que ilustra o ato de imaginar como as representações mais óbvias desse conceito. Apesar disso, gosto muito da Logomarca da loja Imaginarium pela forma gráfica com a qual o balão foi construído.
Mas, de qualquer maneira, pensei em criar algo diferente usando como foco o objetivo da empresa e o serviço que oferece: PRESENTES PERSONALIZADOS, que também é seu slogan.
Versões em Preto & Branco
Sendo assim, meu primeiro passo foi desenhar um símbolo que deixasse claro para quem vê a Logomarca pela primeira vez, do que se trata a empresa: uma caixa de presente estilizada com poucos traços bem marcados (recurso importante para fixar a identidade visual). É comprovado que elementos em demasia "confundem" o consumidor, que não reconhece a Logomarca com facilidade. Esse é um dos motivos pelos quais os símbolos do Mac Donald´s e da Cruz Vermelha são os mais reconhecidos no mundo.
Nos rascunhos à mão livre, tracei o laço para a caixa de presente que, ao mesmo tempo, possui a forma de um coração e da letra "M", elemento importante no nome da empresa, conforme a informação que recebi do cliente. Minha primeira ideia era usar esse elemento gráfico para subsituir os dois Ms da palavra IMMAGINE, porém os testes que fiz revelaram que a legibilidade e o equilíbrio da Logomarca seriam comprometidos. Os Ms ficaram mais parecidos com corações e interferiram na leitura e compreensão do que estava escrito.
Então parti em busca de uma fonte bem estruturada, com formas orgânicas e suaves, mas também firmes e sólidas, a fim de equilibrar os conceitos de lúdico e fofo com os de seriedade e responsabilidade da empresa.
Depois de alguns testes, escolhi a fonte MIGNONE REGULAR, porém ela ainda era encorpada demais para passar o conceito de leveza inerente aos produtos comercializados pela IMMAGINE. Interferi no desenho das letras, tornando-as mais delgadas e criando assim uma nova versão da fonte exclusivamente para a marca.
Para realçar os dois Ms, pintei-os com cores diferentes do resto das letras e inseri o slogan PRESENTES PERSONALIZADOS na fonte WENDY LP STD, que, pessoalmente, adoro, e considero uma das mais legíveis entre as boas fontes manuscritas.
Dois modelos de cartão de visita com corte especial e corte reto
Fiz todos os estudos de versões da Logomarca nas cores que o cliente comentou que gostaria: rosa e marrom, mas puxei o rosa para um tom mais alaranjado, tipo salmão.
Apesar de os Ms estilizados em forma de laço e coração não terem sido aproveitados na Logomarca, achei que valeria à pena usá-los como elementos de apoio e símbolos secundários que podem ser aplicados de diversas maneiras, conforme os exemplos a seguir.
Exemplos de aplicação da Logomarca e seus elementos de apoio em canetas, camiseta, chinelos, embalagem para presente e notebooks.
Elementos de apoio derivados da Logomarca usados como base para a criação de padronagens
Criei também padronagens simples para que o cliente tivesse uma ideia da versatilidade desses grafismos.
Para finalizar a apresentação do trabalho, testei outras cores para a Logomarca. Na minha opinião, a versão salmão ficou delicada e suave sem ser feminina demais. Mas, de qualquer forma, gosto de sugerir algumas variações e, nesse caso, mantive o marrom chocolate, só modificando o tom mais "alegre" para cores neutras no sentido de gênero masculino e feminino: laranja, verde e lilás.
Limites de redução para as versões da Logomarca
Quando o cliente deu OK para o projeto, parti para a elaboração das artes finais e fechamento dos arquivos em alta resolução. É nesse momento que entrego ao cliente todo o material, juntamente com o estudo de limites de redução, que vocês podem ver acima.
Antes de terminar esse post, gostaria de contar uma novidade a vocês: finalmente terminei de organizar meu novo portifólio, hospedado no COROFLOT, um site que reúne projetos de designers do mundo inteiro e que permite a interação entre eles. É como se fosse uma rede social profissional.
Para visualizar meus trabalhos divididos em três categorias (Editoração de Livros & Revistas [PRINT DESIGN], Design Gráfico [LOGO DESIGN], Ilustração & Design de Festas [ILLUSTRATION AND PARTY DESIGN]), basta clicar no seguinte link:
http://www.coroflot.com/katiabonfadini/portfolio
Vocês podem observar que coloquei um link para o meu portifólio na lateral do blog há algumas semanas. Fiquem à vontade para clicar nele quando desejarem porque pretendo atualizar constantemente as minhas pastas de trabalho. Fica bem mais fácil fazer isso agora que está tudo organizado!!!!
Um grande beijo pra todos com votos de uma semana deliciosamente achocolatada, já que na quarta-feira publicarei todas as Receitas com Chocolate para o Dia dos Namorados enviadas pelos leitores!!!!!