quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A deliciosa e inusitada mousse de atum com geleia de damasco da Grazi

Hoje vou apresentar a vocês uma colega de trabalho, mas não de profissão. É a Grazi, uma querida revisora com licenciatura em Língua Portuguesa, que me socorre quando eu pergunto se tal “a” tem crase ou não, se tal palavra é escrita com “c”, “sc” ou “ss”, se tal verbo concorda de determinada forma com tal sujeito etc. Aprendo muito com essa mineirinha de Espera Feliz todos os dias e descobri que o “dialeto mineirês” é muito mais rico do que eu imaginava, rsrs! Admiro a Grazi por vários motivos, incluindo sua postura ética, sua preocupação com os outros, sua ligação com a família, sua desenvoltura com as palavras e dicção perfeita, sua inteligência, generosidade, cultura, bom gosto e elegância. Outro dia, percebi que falo muito da Grazi em casa, contando histórias divertidas ou episódios cotidianos e tenho quase certeza de que se ela fosse homem, o Marcelo ficaria enciumado, rsrsrs!

Há alguns meses nos reunimos na casa de uma outra colega de trabalho para uma Happy Hour super divertida no estilo “Clube da Luluzinha”. A Grazi preparou uma mousse diferente e deliciosa, que compartilha hoje aqui no blog. Vamos anotar a receita?

grazi
Nada como apresentar algo novo e delicioso a pessoas queridas. A primeira vez que comi essa mousse foi no meu noivado. Fiquei encantada, tanto com o sabor quanto com a forma que minha sogra colocou-a na mesa, afinal, também comemos com os olhos, não é mesmo? A combinação dos ingredientes foi essencial para fazer-me apaixonar por ela: adoro geleia de damasco e atum. Para mim, perfeito! Amor à primeira vista!

Desse romance surgiu a vontade de apresentar essa delícia aos meus amigos. E foi assim que decidi fazer a mousse para um happy hour na casa de uma amiga. Não preciso nem dizer o quanto as meninas adoraram... e, é claro, a receita teve de ser enviada para cada uma delas.

Ingredientes:

- 1 pacote de pão de forma sem casca;
- 2 tomates sem pele e sem semente;
- 1 cebola pequena ralada;
- 250 g de maionese;
- 1 lata de atum sólido;
- 3 colheres de catchup;
- 3 colheres de mostarda;
- 1 colher de molho inglês;
- 1 lata de creme de leite;
- cheiro verde picadinho (geralmente uso só cebolinha);
- 1/2 pacote de gelatina sem sabor;
- 1 pote de geleia de damasco.


Modo de fazer:

Esfarelar o pão de forma com as mãos (literalmente, farelo). Em uma vasilha à parte, misture os outros ingredientes. Acrescente o pão de forma e a gelatina sem sabor (dissolvida na água, conforme consta no pacote). Untar uma forma de pudim com azeite. No fundo desta, espalhe a geleia de damasco e depois a massa da mousse. Tampe com filme e coloque para gelar. Depois, é só desenformar e se deliciar!!!

O mais interessante de tudo isso, é a maneira como a mousse pode ser servida:

· com alface picada bem fininha como entrada em um jantar;

· como patê para comer com torradinhas ou pão;

· em canapés.

Nessas horas, é bom deixar a imaginação falar mais alto e criar a sua própria maneira de servi-la. E aí, gostou da dica?

Grazi Villa Verde

………………………………………………………………………………………….

Grazi, adorei a receita e, mais ainda, a sua participação nesse cantinho! Espero que a gente continue a conviver por muito tempo ou que, ao menos, mantenha um contato constante! Você é uma dessas pessoas que a gente tem a sorte de conhecer na vida… aliás, felizmente, eu só tenho a agradecer as amizades que fiz nos últimos dois anos!!!!

Pessoal, enquanto conversávamos sobre essa receita, a Grazi mencionou que ela poderia ser servida de diversas maneiras e foi aí que eu lembrei de um canapé de endívias que comi há muitos anos e achei super elegante. Endívia (Cichorium endivia) é uma verdura do gênero das chicórias, que pode ser consumida crua ou cozida em saladas ou canapés. Procurei algumas imagens na internet para que vocês tenham uma ideia do que estou falando…

receitas-canapes-de-endivia-com-camarao-e-manga---5i

Imagem retirada daqui: http://claudia.abril.com.br/materia/almoco-especial-com-menu-personalizado-para-cada-estilo-de-mae/?p=/especiais/dia-das-maes

011

Imagem retirada daqui: http://vanessagarciasilva.blogspot.com.br/2011/12/barquinhas-de-endivias-com-camarao.html

Acho que a mousse de atum com damasco seria um ótimo recheio para as folhas que parecem pétalas. Lembrei também do conchiglione, uma massinha que tem formato de concha e serve como base para finger foods, podendo ser servida quente ou fria.

02
Imagem returada daqui: http://maelle-et-bagatelles.blogspot.com.br/2012/08/conchiglioni-rigati.html

Imagem retirada daqui: http://mercesmello.blogspot.com.br/2011/02/mais-um-cardapio.html

Ficam aqui as sugestões, pessoal!!!! Eu mesma estou doida pra usar o conchiglione como entradinha no próximo jantar romântico lá em casa e só não vou recheá-lo com a receita da Grazi porque o Marcelo não come peixe, o que é uma pena!

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana saboroso!!!!

Bonfa-ass