Para complementar o que escrevi na semana passada sobre as minhas principais áreas de atuação serem o design gráfico e a editoração, hoje vim mostrar o que exatamente isso significa por meio de imagens retiradas do meu portifólio.
É interessante perceber que eu recebo mais pedidos de orçamentos para ilustrações e kits de festa personalizados do que para o trabalho que mais desenvolvi nos últimos 8 anos: a criação de layout e diagramação de livros, revistas e folhetos em geral. Aliada aos projetos de identidade visual, essa atividade é a minha preferida.
Fico muito feliz quando recebo na seção BONFA CONVIDA pessoas que deixaram um emprego sólido e estável para se dedicar a um hobby que virou trabalho. Acho que 99,9% delas estão satisfeitas com a decisão, colhendo os frutos de uma atividade que é ao mesmo tempo prazer e sustento. No meu caso, voltei a ilustrar depois de um longo tempo parada e, quando mostrei os primeiros desenhos aqui, comecei a receber pedidos de orçamento para ilustrações personalizadas. Por dois anos aceitei essas encomendas e curti o processo, aprendendo a usar melhor as ferramentas do programa Illustrator para vetorizar meus traços, ganhando agilidade e conhecimento técnico. Porém, quando começaram a chegar propostas para ilustrar revistas em quadrinhos com histórias de políticos, manuais técnicos e cenários, percebi que não era esse tipo de trabalho que eu queria desenvolver e que algumas vezes o que a gente gosta de fazer como hobby nem sempre se torna um trabalho prazeroso. Cheguei a questionar se eu deveria mesmo me classificar como “ilustradora”, já que penso que um bom profissional deve estar apto a aceitar qualquer tipo de tarefa na área. Há algum tempo, li um texto no blog de uma designer que admiro muito dizendo que havia chegado a hora de estabelecer prioridades e ela decidiu se concentrar somente na atividade que mais gostava (ilustração), abandonando de vez o trabalho de design gráfico. Não a conheço pessoalmente, mas a considero super talentosa e competente. Seus desenhos são lindos e acho que ela está certíssima. Eu me identifiquei muito com sua decisão, só que ao contrário, rsrsrs!
Entretanto, como adoro desenhar por prazer no meu tempo livre de acordo com o que minha inspiração mandar, não pretendo abandonar totalmente a ilustração. Por esse motivo, vou continuar criando os kits de festa em PDF, posters, cartões e desenhos que estão à venda na LOJA DA BONFA.
Vou adorar se vocês deixarem sugestões de temas para eventos e desenhos no formulário de comentários desse post! Fiquem à vontade, OK?
Bom, depois dessa confissão, gostaria de contar um caso que aconteceu recentemente. Uma amiga blogueira tinha o projeto de desenvolver uma revista de viagens e se surpreendeu quando descobriu que eu fazia esse trabalho. Trocamos algumas mensagens e combinamos que eu faria o layout. Obaaaaaaaaaaaaaa!!!! Além de trabalhar com o que mais gosto, o tema também me interessa muito! Fiquei super feliz e empolgada com o projeto que está sendo desenvolvido. Quando estiver pronto e aprovado pela cliente, vou pedir a permissão dela para compartilhar o resultado com vocês.
Nesse meio tempo, deixo aqui uma pequena amostra dos projetos de design gráfico e editoração que desenvolvi nos últimos oito anos, seis deles como funcionária da empresa DIAGRAPHIC e dois como free-lancer na mesma editora. Penso que essa é uma faceta minha que muita gente desconhece e eu gostaria de mudar isso!!!!
Livro sobre uvas e vinhos produzidos no Brasil
Livro de arte sobre a comunidade de Canãa dos Carajás
Livro sobre o trabalho do artista pernambucano Francisco Brennand
Revista sobre saúde e boa alimentação
Revista sobre terapias alternativas para combater a insônia
Revista sobre terapias alternativas
Revista de variedades destinada à comunidade científica
Revista de variedades destinada à comunidade científica
Livreto de receitas
Revista voltada para o público feminino
Revista sobre resorts brasileiros
Boletim informativo para clientes
Folder institucional
Livreto institucional
Série de boletins informativos/jornais institucionais
Revista institucional
Revista do tipo “gibi” com calendário de evento interno + jogos e passatempos
Folheto explicativo/manual de uso do produto
Série de capas para revista científica fasciculada
Série de capas para revista científica fasciculada
Folder para psiquiatria
Folder sobre disfunção erétil
Série de capas para revista pediátrica fasciculada
Livreto para pediatria
E por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado do post e, se precisarem de algum trabalho nessa área, basta escrever para katiabonfadini@gmail.com.
Um grande beijo com votos de uma semana bastante produtiva!!!!