quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A Dona da Lua e de muitas festas criativas!

Não lembro bem quando começamos a trocar e-mails, mas logo percebi que a Ronize tinha muita coisa em comum comigo. Gostamos de experimentar novas atividades nas quais seja possível exercitar a criatividade e colocar ideias em prática. Ela se aventura na costura, na cozinha, na organização de festas e no artesanato, além de ser escritora, jornalista e professora universitária. Ufa, dá pra imaginar a energia que essa mulher tem? Isso sem falar que ela capricha nos detalhes e se propõe a fazer o melhor em todas as áreas em que atua. Basta ver suas fotos e ler seu blog (O DONO DA LUA) para confirmar o que acabei de escrever. Vamos conhecê-la melhor?

ronize

É um prazer estar aqui nesse espaço sempre ocupado por tanta gente criativa. Sou uma catarinense que por morar há tanto tempo no Rio nem mais sotaque tem. Sagitariana que adora inventar coisas novas para fazer (só me falta inventar uma forma de esticar o tempo para caber tanta coisa), o que eu mais gosto é de contar histórias – e qualquer forma de contar história vale a pena.

Além de escritora, atuo como jornalista free lance, sou crítica literária do jornal O Globo (suplemento literário Prosa &Verso), preparadora de originais para editoras e professora universitária.

Desde pequena soube que queria escrever. Escrever muito. Mas como no Brasil escritor não é uma profissão que seja considerada viável como projeto de vida, tomei o atalho do jornalismo para poder ficar perto da escrita. Depois disso, muito mais coisa veio pela frente: trabalhei em jornal, tomei gosto pela carreira acadêmica, fui fazer mestrado, doutorado, pesquisa científica, dar aula para futuros jornalistas... Sempre continuando a contar histórias com palavras. Mas não apenas.

Sou apaixonada por papel, linha, tecido, agulha, gastronomia, qualquer coisa com a qual seja possível criar. Então, enquanto exercia minhas atividades profissionais e tentava um lugar ao sol da literatura, ia também fazendo crochê, tricô, costurando, cozinhando, recortando, colando... nesse ponto, só tenho uma frustração: não tenho o mínimo talento para o desenho. A facilidade com as palavras me falta aos traços.

Estou sempre ávida por aprender alguma coisa nova, diferente, que me desafie a superar meus limites. Foi assim que, por exemplo, há alguns anos mergulhei em livros japoneses para aprender a fazer “amigurumis”, bonecos feitos de crochê a partir de uma técnica japonesa, que aprendi a decifrar com a ajuda do maridão amante da cultura nipônica, mesmo sem saber ler nada de kanjis.

ami_leaozinho

Há uns dois, quando assinei contrato com uma editora, meu projeto literário começou a tornar-se realidade e, no início de 2012, lancei meu primeiro livro infantil, “O dono da Lua”. A fim de romper a barreira do desconhecimento, aproveitei minha experiência como professora de Mídias Digitais e montei por conta própria uma campanha online para o pré-lançamento do livro: blog, página no Facebook, Twitter, videocontos, sorteios, brincadeiras... Foi-se o tempo em que escritor apenas produzia seus livros. As mídias digitais colocaram à disposição de qualquer profissional as ferramentas necessárias para trabalhar sua imagem sem depender das empresas. O resultado obtido foi tão bom que acabou gerando mídia espontânea e conquistei também a mídia tradicional, com aparições em jornais, revistas, programas de rádio, entre outros. Depois disso tudo, o livro começou a render outros resultados maravilhosos: foi selecionado pelo Estado de São Paulo para fazer parte do kit escolar 2013 de todas as escolas de ensino fundamental do estado, o mesmo ocorrendo com a Prefeitura de Contagem (MG), e recebeu o prêmio Werner Klatt de Excelência Gráfica na categoria livro infantil. Além disso, já assinei contrato para o lançamento do segundo livro infantil, previsto para esse ano.

capa pequena 300dpi 5 out 2011

Mas o motivo pelo qual recebi o convite para estar aqui é outro. Da minha mãe, que foi culinarista e confeiteira em Santa Catarina, herdei o gosto por festas. Gosto de planejar, buscar inspiração, criar, seguir dicas... Costumam dizer que o melhor da festa é esperar por ela. Pois esse período de preparação é um dos meus preferidos, pois tento juntar um pouco de tudo aquilo que gosto de fazer: trabalhar com papel, decoração, gastronomia... E no último mês do ano foram três festas, uma em seguida da outra: meu aniversário, Natal e Reveillon.

Sempre gostei de comemorar meu aniversário e, esse ano, em vez de marcar em algum barzinho ou restaurante, resolvi fazer algo em casa mesmo, petit comité. Mas para incrementar a pequena reunião entre amigos, resolvi ambientá-la em Paris. Quer dizer, uma Paris imaginária. A preparação começou com a escolha das cores dessa “viagem” festiva à Cidade Luz. Adorei a combinação de rosa, preto e branco que a Katia usou na festa do seu aniversário, então resolvi seguir a inspiração.

Para decorar a mesa principal, onde ficaram os salgados, fiz um arranjo de flores de papel crepom que apoiei em um castiçal, além de outros elementos figurativos, como velas que coloquei dentro de copos baixos envoltos em renda nas cores preta e rosa e cartões que indicavam quais eram os acepipes servidos. Os doces ficaram no buffet, ao fundo, onde a torta dividiu espaço com cupcakes, docinhos decorados e mousses de chocolate com menta.

Para o Natal, usei o lindo kit feito pela Katia, já que era nas cores tradicionais do Natal, que eu havia escolhido para a comemoração desse ano. Além disso, tinha as figuras de Papai Noel, Boneco de Gengibre e Boneco de Neve, ideal para uma festa com crianças. Como Nicholas está com quatro anos e já sabe escrever algumas palavras, a primeira peça a ser utilizada foi a cartinha para o Papai Noel.

Como o kit vinha com muitas opções, me diverti criando peças novas a partir do que era oferecido. E, seguindo a ideia de desafiar meus limites, resolvi esse ano, além dos tradicionais biscoitos de natal e de boneco de gengibre, fazer uma casinha de gengibre. Entre erros e acertos, ela ficou de pé e acabou merecendo uma boa atenção por parte dos convidados.

Já na última festa do ano, a do Reveillon, decidi inovar mais um pouquinho. Juntei preto à decoração em branco, amarelo e prata (o que muitos considerariam inadequado para uma celebração de ano novo) e fiz uma “photo booth”, que é uma simulação de cabine fotográfica para que os convidados tirem fotos divertidas com adereços, especialmente de papel. Com isso, encerrei o ano, já na expectativa de novas criações para 2013.

Um beijão imenso para Katia, obrigada pelo delicioso convite, e para todos que acompanham esse blog inspirador.

Ronize Aline

………………………………………………………………………………………

Assim que vi o post sobre a festa parisiense da Ronize, fiquei encantada com tanto capricho e a chamei para participar dessa seção torcendo para que aceitasse o convite. Fico feliz de poder compartilhar com vocês seus múltiplos talentos!

Ahhhhhh, eu também adoraria ter a habilidade de esticar o tempo!!!! Na verdade, acho que a gente até consegue produzir bastante coisa no tempo que tem, mas como somos parecidas, aposto que a Ronize também nunca acha que fez o suficiente, rsrsrs!

Ronize, muito obrigada pelo carinho, elogios e pelo mimo que está oferecendo aos leitores do blog: um exemplar do livro O DONO DA LUA com dedicatória. Para participar, basta deixar um comentário com e-mail nesse post até o dia 22 de fevereiro e torcer para ser sorteado!

capa pequena 300dpi 5 out 2011

Sinopse: À primeira vista, Nick é um menino como todos os outros. Detesta os legumes que os outros garotos também odeiam, e adora as mesmas brincadeiras das quais as outras crianças também gostam. Mas, chegando um pouco mais perto, vê-se que ele é especial. Muito mais do que curioso, ele é um menino que enxerga coisas que ninguém vê; que descobre coisas que ninguém descobre; e que adora passar horas debruçado sob a janela, vidrado nos segredos do céu. Por isso só ele consegue reparar, numa noite, que a Lua simplesmente desapareceu.

Para conhecer melhor a Ronize e participar virtualmente de suas festas divertidas, basta clicar no seguinte link:

https://odonodalua.wordpress.com/

Um grande beijo pra todos com votos de uma ótima quinta-feira pré-carnavalesca!!!!

Bonfa-ass