terça-feira, 24 de setembro de 2013

Salada Waldorf em verrine: uma sugestão refrescante para a sua próxima festa

IMG_3010

Setembro vai chegando ao fim, os dias vão ficando mais quentes e daqui a pouco o verão está de volta com toda a força. Nessa época do ano fico com muita vontade de comer saladinhas refrescantes e incrementadas. Confesso que aquela salada simples de alface, tomate e cebola não me agrada. Eu gosto mesmo é de algo mais elaborado e visualmente atraente. O mais legal é que além de ser uma refeição leve e nutritiva, na maior parte dos casos é fácil de fazer e fica pronta rapidinho. No ano passado promovi um concurso de saladas de verão que rendeu 58 receitas criativas, bonitas e suculentas, como vocês podem conferir no seguinte link:

http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/2012/03/as-58-receitas-dos-leitores-para-o.html

Fiquei super animada com a variedade de ingredientes, molhos e apresentações das receitas enviadas pelos leitores. Dá pra passar o verão inteirinho experimentando saladas diferentes só com as ideias que apareceram nesse concurso!

IMG_3020

Eu devo ter provado a clássica salada Waldorf antes, mas não lembro de tê-la achado tão gostosa quanto a versão que comprei no EMPÓRIO FARINHA PURA recentemente. Diz a Wikipedia que a receita foi criada em 1893 no Waldorf Hotel em Nova Iorque (o precursor do Waldorf-Astoria, inaugurado em 1931). Os ingredientes básicos são os seguintes: nozes, aipo, maçã, suco de limão, maionese, creme de leite, alface, passas e sal. No caso dessa receita que adorei, a maçã argentina ralada fininha e as nozes bem picadinhas fizeram toda a diferença. Para acompanhar, sugiro um vinho rosé bem geladinho.

Eu ainda não pensei no calendário de festas de 2014 (rs!), mas gosto muito de começar o ano com algum tipo de comemoração. Como o clima quente e praiano do Rio pede comidas leves e saudáveis, em 2012 organizei uma FESTA DE VERÃO com buffet de saladas. Foi um sucesso! Na época comprei quatro saladas prontas no HORTIFRUTI e disponibilizei para os meus convidados ingredientes extras como azeitonas pretas, batata palha, cubinhos de queijo, damascos secos, lascas de amêndoas e temperos variados. Não pretendo fazer exatamente a mesma coisa em 2014, mas gosto de servir saladinhas em verrines, o que considero prático e charmoso. Bom, a ideia está anotada e até lá terei tempo para pensar melhor.

Como mencionei anteriormente, não fui eu que fiz a salada Waldorf do post de hoje, mas gostaria de compartilhar uma variação dessa receita que encontrei no site TUDO GOSTOSO. Ela me pareceu diferente e bastante interessante:

 

Salada Waldorf à minha moda

(Retirada DAQUI)

Ingredientes:

1 abacaxi pequeno, maduro, descascado e picado
2 maçãs descascadas e picadas
10 grãos de uvas tipo itália brancas e rosadas
4 ou 5 talos de salsão (depende do tamanho)
1 erva doce de tamanho médio
1/2 xícara (chá) de uva passa sem sementes, branca
1/2 xícara (chá) de uva passa sem sementes, escura
Sal, azeite, vinagre e molho inglês a gosto
1 lata de creme de leite sem soro
1 xícara (chá) de maionese
1 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente

Modo de preparo:

Lavar bem as uvas tipo itália, cortar ao meio e tirar as sementes. Lavar os talos de salsão, a erva doce e cortar em tiras bem finas (se ficar tiras grandes, cortar ao meio). Em um vasilhame juntar todos os ingredientes, temperar com sal, azeite, vinagre e molho inglês. À parte fazer um creme com o creme de leite (sem o soro) e a maionese. Misture e junte à salada, misturando muito bem. Experimente o sal e se necessário aumente a quantidade de creme de leite e maionese.

Obs.: o sucesso desta receita depende da qualidade das frutas que usar, tem que ser frutas frescas e saborosas. Se quiser, pode acrescentar na salada pedaços de manga, morangos ou kiwi.

……………………………………………………………………………………….

Adorei a ideia de acrescentar outras frutas frescas e suculentas à salada e estou ansiosa para testar a receita!

Um grande beijo pra todos com votos de um dia saboroso!!!!

Bonfa-ass