quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A Provence de Petria

DSCF4040

DSCF5430

CASSISBLOG

A primeira vez que troquei uma mensagem com minha convidada de hoje aconteceu um pouco antes do meu aniversário desse ano, cujo tema foi AVIAÇÃO. A Petria havia organizado uma festa com o mesmo tema para o seu marido, um apaixonado por essa atividade, e me enviou algumas fotos do evento. Ficou tudo muito bonito e criativo! A partir de então, começamos a conversar por e-mail e Facebook e ela me apresentou seu blog, o C’est ma Provence. Logo percebi que tínhamos muitas afinidades, com destaque para a paixão por viagens e o aprendizado de idiomas, entre outras coisas. Vamos conhecer um pouco da história da Petria e seu novo desafio?

petria

Desde criança sempre sonhei em viajar pelo Mundo. Na escola, sempre fui apaixonada por história e geografia, e vivia fantasiando, me imaginava na pele de cada personagem, nos lugares...Quando prestei vestibular, estava um pouco perdida, sem saber o que escolher, fiz tantos testes vocacionais que não serviram para nada...no fim, optei por um curso onde aprenderia vários idiomas (alemão, francês, espanhol e inglês). Comecei a trabalhar aos 20 anos o que me possibilitou viajar para o exterior, conciliei trabalho e prazer, fui para a Alemanha, na mesma ocasião aproveitei para visitar a Suíça e Áustria. Continuei meus estudos lingüísticos no Goethe e na Aliança Francesa, e não parei de viajar. Sempre que possível, duas vezes por ano, tendo como companhia minha mãe, incentivadora e melhor amiga. Viajamos pelo Brasil, Estados Unidos e Europa. Em 2003, fui muito feliz ao realizar um tour de carro pela Europa com minha mãe e irmã, uma grande aventura (Alemanha, toda a região da Baviera, Suíça, Áustria, Itália, França). Queria conhecer as estradas, lugares por onde a gente não passa se pegar o avião, viver novas experiencias e descobertas.

coquelicots 046

Em 2005 viajei para França e Portugal, foi então que conheci meu marido e a partir daí, foram viagens todos os anos para França...e a cada vez, o destino era a Provence e Paris! Em 2007, apos tantas idas e voltas, fiz prova de ousadia, tomei a difícil decisão de largar o emprego que tinha numa grande multinacional e partir em busca de novas realizações...Fiz 2 mestrados na França, Comércio Internacional e Estudos Europeus e me casei em 2009 com um apaixonado pela aviação. Vivemos nossas paixões em comum, viajamos para Nova Iorque e Washington, Portugal, Londres, Bélgica, outras regiões da França, etc...e a cada final de semana, visitava um destino diferente na Provence. Em 2012 o bebê chegou e resolvi ser mamãe a 100%, interrompemos alguns projetos, mas agora que ela está crescendo, voltamos a viajar, e toda semana vamos conhecer um novo cantinho da Provence, que compartilho no meu novo blog C'est ma Provence.

ABBAYE SENANQUE LUBERON (12)

Posso dizer que conheço muito bem a Provence, os amigos franceses dizem que eu conheço melhor a região do que eles, ficam admirados, principalmente quando conto histórias da região que eles desconhecem. Acho que ainda não contei: mas estudei a história da França e li toda a coleção dos Reis Malditos, o que me ajudou a conhecer melhor este pais. Lembro que durante minha visita a Versailles, a medida que fazíamos o passeio, eu contava a história dos personagens encontrados nos corredores para a minha família francesa, que ficava surpreendida.

DSCF3538

Eu amo a Provence e tenho um prazer enorme em compartilhar meu pequeno mundo, por isso comecei escrevendo um blog para família e amigos. Com o tempo, me dei conta de que  a Provence merece ser conhecida e vivida, as pessoas merecem descobrir toda a sua beleza, suas paisagens, o charme de seus vilarejos e toda sua riqueza patrimonial. Para isso eu gostaria de contribuir de alguma maneira, sendo a pequena porta de entrada.

DSCF4554

Quando recebo amigos e família, eu sou guia, e eles adoram, porque mostro todas as peculiaridades da região, quero que desfrutem ao máximo do estilo de vida provençal, conto histórias, levo para comer pratos típicos,...faço tudo com amor e prazer, as pessoas se sentem importantes, felizes em viver tudo isso, e eu fico mais feliz porque estou sendo útil, estou compartilhando um pouco de minha vida, da minha história, uma parte de mim e da Provence...é uma doação e agora minha missão !

Pois é, nos últimos anos também tenho elaborado roteiros e programado viagens para amigos. Daí a proposta de Personal Travel vinda de um casal de amigos, por que não transformar prazer e hobby em trabalho? Eles ficaram maravilhados quando receberam o roteiro que eu havia preparado, com mais vontade ainda de visitar a região e comentaram que com minha ajuda se sentiram mais seguros para viajar, sobretudo porque não falam o idioma.

Enfim, decidi aliar meus 12 anos de experiência como secretária executiva em multinacionais no Brasil, onde planejei e organizei viagens, com a minha vivência na Provence e paixão pelas viagens. 

Virei a mesa e me lancei em algo que me dá prazer: ser Personal Travel conciliando hobby, prazer, trabalho, competência e utilidade.

petria_camposdelavanda

Criei o website C'est ma Provence, continuo escrevendo o blog, e agora tenho uma página no facebook www.facebook.com/cestmaprovence, já estou adorando a experiência...Em menos de dois meses tenho fãs da América do Sul, Estados Unidos e Europa, e na primeira semana deste mês recebi o convite para ser colunista e publicar mensalmente artigos no site da Comunidade Brasileira na França. Resta esperar que toda essa minha vontade de propôr aos brasileiros uma viagem dos sonhos na Provence colha bons frutos. Espero sua visita!

Petria Mendes

……………………………………………………………………………

Petria, muito obrigada por aceitar meu convite e por compartilhar comigo e com os leitores do blog um pouco da sua história de vida! Taí uma carreira que me parece super interessante. Eu adoraria aprender vários idiomas e ter a oportunidade de viajar pelo mundo a trabalho. Você me parece o tipo de pessoa que se dedica de corpo e alma a tudo o que faz, né? Mergulha de cabeça nos seus projetos e não tem medo de encarar novos desafios. Eu gostaria muito de conhecer outras regiões da França algum dia! Estive algumas vezes em Paris, uma vez em Giverny, fiz uma excursão de um dia aos castelos do Vale do Loire e passei por Nice quando fui à Europa pela primeira vez. Isso é tudo o que conheço no país. Uma viagem maior abrangendo o interior da França está na nossa lista há tempos, mas vou te confessar que, como a gente sempre prefere conhecer um país novo a retornar onde já estivemos, esse plano vai sendo adiado.

Muita gente me pergunta sobre como conseguir bons preços de passagens, qual a melhor época do ano pra viajar, o tipo mais adequado de transporte entre duas cidades e outras informaçoes logísticas que eu dificilmente posso responder sem consultar o Marcelo. É ele quem organiza as nossas viagens, faz mil planilhas, roteiros completos com planos A, B, C e D e até calcula a quilometragem entre as estações de trem/ônibus/aeroportos e os hoteis/albergues onde nos hospedamos. Te confesso que acho essa parte meio chatinha, eu gosto mesmo é de chegar no lugar e me surpreender, mas sei que um mínimo de organização é fundamental para poder aproveitar bastante o passeio e reduzir o risco de contratempos e “furadas”. Por esse motivo, valorizo bastante um profissional como você: uma pessoa que monta um roteiro com esclusividade para o cliente com base nos seus interesses, objetivos, ritmo e tempo disponível.

Petria, parabéns por todas as suas conquistas, incluindo o convite para ser colunista do site da Comunidade Brasileira na França, que máximo!!!!! Foi uma escolha acertadíssima e sei que você vai arrasar!

Para ver a Provence através dos olhos da Petria e se encantar pela região, basta acessar os seguintes links:

http://cestmaprovence.blogspot.com.br/

www.facebook.com/cestmaprovence

Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana delicioso!!!!

Bonfa-ass