quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Criação de Identidade Visual + mascote para a Olympic School

logo

padro


camisetas

 

bermudas


chinelo


anuncio


De tempos em tempos, gosto de mostrar aqui no blog um projeto de Identidade Visual e “dissecá-lo” com dois objetivos: o primeiro é permitir que meus clientes em potencial entendam como funciona o processo de criação e o segundo é compartilhar meus conhecimentos com designers recém-formados e profissionais de áreas afins. Acho muito legal essa troca e sou adepta da seguinte filosofia de vida: “Generosidade gera generosidade”. No passado, recebi muitas dicas e conselhos de pessoas que mal me conheciam, mas estavam super dispostas a ajudar uma novata cheia de dúvidas e acreditavam que compartilhar é bem melhor do que competir. Pra essa galera, deixo aqui meus agradecimentos e minha admiração eterna! Ah, se todos fossem iguais a vocês…

Hoje decidi destacar a fase da pesquisa de mercado e o levantamento das Logomarcas de empresas que desenvolvem um trabalho semelhante ao do meu contratante, que nesse caso foi a OLYMPIC SCHOOL. Antes de iniciar qualquer projeto, faço algumas perguntas básicas aos meus clientes e, a seguir, vocês podem conferir as repostas que recebi para esse trabalho.

1. Que conceito deseja passar com a marca?

Conceito de esporte, educação, desenvolvimento cognitivo, responsabilidade, boa alimentação, saúde, disciplina, segurança, praticidade (pois as aulas serão desenvolvidas dentro do condomínio em que as crianças moram). Isso tudo com aulas divertidas, sem competição.

2. Qual é o seu público-alvo e que tipo de produto e/ou serviço vai comercializar?

Crianças e adolescentes de 5 a 15 anos em condomínios. Serão atividades físicas e cognitivas para o desenvolvimento integral dos participantes. Atividades físicas: modalidades olímpicas como tênis, futebol, vôlei, basquete, natação. Atividades cognitivas: jogos de tabuleiro, jogos eletrônicos, resolução de problemas, tomada de decisão.

3. Tem alguma preferência por cores ou estilo de letra?

Azul e amarelo acho interessante, mas nada impede de ter outras cores. Aceito sugestões.

Minimanual

Nas primeiras imagens aí em cima, vocês podem observar que fiz uma seleção de Logomarcas de empresas com atividades similares. Essa fase de pesquisa de mercado é importante para analisar de que forma essas empresas se conectam com seu público-alvo, quais são os símbolos e recursos gráficos mais utilizados, incluindo os mais "batidos", e as cores associadas à atividade física/esportiva.

Nesse levantamento, descobri que silhuetas são bastante comuns em Logomarcas esportivas, como vocês podem conferir no Google, rsrs! Particularmente, acho que usar uma única silhueta pode ser interessante, mas quando se trata de várias silhuetas praticando diferentes esportes lado a lado, a Logomarca fica confusa e poluída por excesso de informação. A redução da marca também é comprometida e, por mais que cada atleta esteja praticando seu esporte em uma posição diferente, quem olhar as Logos juntas sem se prender aos detalhes, pode pensar que se trata do mesmo desenho. 

Minimanual2

No segundo arquivo, fiz uma compilação de empresas que usam pessoas estilizadas de maneira bem parecida em suas Logomarcas. Segundo minha pesquisa e, conforme eu já imaginava, esse é o recurso mais utilizado quando se trata de representar uma pessoa que pratica esportes e/ou atividade física. Reparem nas Logomarcas das academias de ginástica perto da sua casa! Os símbolos são pictogramas que possuem os braços e as pernas alongados e geralmente estão em posição de corrida, natação ou dando a impressão de que estão saltando/pulando. Isso passa uma boa ideia de dinamismo, movimento e energia, o que é ótimo para uma marca associada à esportes, porém ao longo dos anos, essa estilização se tornou uma "saída fácil". Como é um recurso largamente empregado, marcas com esse tipo de grafismo não ganham muito destaque, não se diferenciam da concorrência e podem confundir o cliente, que certamente já viu ou verá algo bem parecido.

Minimanual3

No terceiro arquivo, selecionei algumas Logomarcas de empresas ligadas ao esporte e à educação física com foco em crianças e adolescentes, o mesmo da OLYMPIC SCHOOL. Esse levantamento de dados foi bastante útil porque há uma diferença perceptível no estilo das fontes (letras) utilizadas nas marcas quando elas são voltadas para esse público. Vocês podem perceber que as fontes escolhidas para acompanhar os símbolos são mais despojadas, menos duras e rígidas do que as utilizadas em esportes para adultos. A busca por um elemento lúdico que represente o universo infantil pode ser encontrada em cada uma das Logomarcas que selecionei para essa pequena amostra.

Minimanual4

No quarto arquivo da fase de pesquisa, listei algumas Logomarcas nas quais me inspirei para criar a Identidade Visual da OLYMPIC SCHOOL. Achei interessante aproveitar o nome da empresa e a referência às olimpíadas/esportes olímpicos como base para a criação da marca. Sendo assim, separei a Logomarca oficial das olimpíadas e suas cores que, sendo primárias (puras), se revelam bastante dinâmicas, vibrantes e bem mais fáceis de serem reproduzidas sem distorção em qualquer gráfica ou mesmo impressora caseira. As Logomarcas desse arquivo partiram do símbolo olímpico para serem desenvolvidas, algumas de maneira mais literal e outras somente inspiradas nas cores. A marca HEALTHY KIDS me chamou a atenção por exibir uma maçã representando o conceito de alimentação saudável, o que também encontrei em outras marcas com a mesma intenção. Há um ditado americano bem popular que diz: "An apple a day keeps the doctor away", que podemos traduzir como "Uma maçã por dia te livra do médico"

logo

Finalmente, no quinto arquivo, vocês podem ver a Logomarca que criei inspirada pelo símbolo olímpico e suas cores. Optei por usar círculos preenchidos e não somente o contorno. Dentro deles inseri ícones que representam as atividades da OLYMPIC SCHOOL, conforme as informações fornecidas pelo cliente. O primeiro desenho simboliza água e é uma referência aos esportes aquáticos. O segundo desenho é um computador e representa o conceito de educação de uma forma atual, dinâmica e interativa. O terceiro é a maçã, que representa a alimentação saudável, e o quarto representa os esportes com bola: futebol, vôlei, basquete, tênis etc. Como usar todos esses modelos de bola dentro do círculo seria inviável, escolhi uma só para representar o conjunto. Por fim, a quinta circunferência abriga um peão de xadrez que simboliza os jogos educativos ou, como o cliente escreveu: "jogos de tabuleiro, jogos eletrônicos, resolução de problemas, tomada de decisão".

A fonte escolhida é bem legível e passa uma ideia de força e peso (credibilidade) sem ser rígida ou "séria" demais. Ela possui um ar despojado sem ser manuscrita ou descambar para algo infantilizado. Algumas Logos que selecionei no terceiro arquivo possuem esse tipo de letra manuscrita bem infantilizada, como se tivesse sido escrita por uma criança. Acho que isso não seria interessante para a OLYMPIC SCHOOL porque difunde o conceito de brincadeira e diversão sem o conteúdo educativo.

Propus também uma assinatura simplificada sem os símbolos para ser aplicada em peças nas quais a Logomarca completa não encaixaria bem. Vocês podem ver alguns exemplos disso nas simulações de aplicação.

Nos arquivos seguintes, vocês podem observar as versões P&B positiva e negativa, com indicação de uso para assinaturas de patrocínios em peças gráficas impressas somente nesses tons. Fiz também uma versão para cada cor de fundo presente nos símbolos.

logo2

 

pb


As imagens seguintes são auto explicativas: isolei os elementos de apoio e desenvolvi uma padronagem em 6 cores a partir deles, listei a família de fontes e cores usadas na Logomarca, simulei 3 opções de cartão de visita, um folder promocional com frente e verso, um anúncio que pode ser aplicado em revistas, jornais ou outdoor, aplicação em boné, camisetas e bermudas que podem ser usadas como uniformes pelos professores e também pelos alunos, bolsas de lona e/ou sacolas reutilizáveis, mochila, chinelo, toalha de banho, aventais e luva de cozinha para o caso de aulas práticas sobre alimentação, canetas para brindes e marca d'água para proteger as fotos publicadas no site/blog da empresa.

elementos

 

 

fontes

 

cartao

 

folder

 

bolsas

 

avental

 

caneta



marca

 

redu


Após a aprovação do layout, dou início ao fechamento dos arquivos e preparo as artes finais em até cinco dias úteis, incluindo o estudo de limites de redução, que só é possível desenvolver após o “OK” do cliente.

Professor3

Para complementar o projeto, desenvolvi a ilustração de um mascote para a empresa, que representa a figura de um professor.

Espero que tenham gostado do post e, para finalizar, compartilho aqui o link para o meu portifólio completo: 

http://www.coroflot.com/katiabonfadini

Para solicitar um orçamento, basta escrever para katiabonfadini@gmail.com.

Um grande beijo com votos de um dia especial!!!!

Bonfa-ass