

Com a correria do dia-a-dia, nem sempre tenho tempo de preparar alguma coisa especial quando recebo os amigos em casa. Mas quando o "evento" acontece no final de semana, a história é diferente. Gosto de acordar cedo e pensar onde vou servir cada canapé, pastinha, torradinha e etc. Primeiro separo as cestas, pratos, bowls e talheres. Depois escolho os copos ou taças de acordo com a bebida a ser servida: vinho, cerveja, espumante, cocktails. Em seguida, penso na toalha, nas flores, nas velas, na decoração da mesa. Adoro velas e sempre acendo algumas porque acho que criam uma atmosfera romântica, aconchegante e suave. Num jantar a dois ou reuniãozinha com amigos, velas sempre são acesas!
Outro dia estava assistindo a um reality show que retratava a rotina de uma celebridade preparando uma festa. O evento acontecia pela manhã no jardim da casa e os convidados usavam roupas despojadas e coloridas. De repente apareceu um garçom que servia batatinhas fritas dentro de um cone de papel pardo. Achei a idéia interessante. Não era tão original mas dava um certo charme... E é esse charme, detalhe, surpresa ou "mimo" que eu gosto de oferecer aos amigos que frequentam meu "lar doce lar". Estou sempre passeando por blogs que falam sobre casa, decoração, arrumação de mesas e etc. São uma ótima fonte de prazer e inspiração! Gosto de me basear em alguma coisa e depois adaptá-la à minha realidade.
Foi o caso dos cones. Pensei em usá-los no aniversário do meu pai, que estava próximo. Depois de queimar muitos neurônios tentando decidir o que dar de presente, conversei com minha irmã e tivemos a idéia de fazer uma pequena comemoração convidando apenas a família direta e o melhor amigo, que por acaso faz aniversário no mesmo dia. Esse seria o nosso presente.
No cardápio, sanduíches incrementados e cervejas importadas. Eu já tinha feito uma experiência com sanduíches e recheios diferentes e decidimos repetir a dose. Achamos que combinariam bem com as cervejas, além de ser uma solução prática, rápida e deliciosa! Montamos três tipos de sanduíches: um de rosbife com pasta de alho e aipo, tomate seco, rúcula e parmesão; um segundo com pastrami, tomate, manjericão, azeite aromatizado com alho e ervas e queijo parmesão. Por último, presunto alemão cortado bem fininho (que eu adoro, pena que é difícil encontrar!), queijo brie e mostarda escura.
No meu caso, essas festinhas também são uma ótima oportunidade pra pesquisar e colocar em prática receitas de canapés e belisquetes. Foi o que fiz: damascos marinados no suco de laranja com recheio de gorgonzola e tomate cereja com manjericão e o mesmo queijo. O segundo ficou uma delícia, é sucesso garantido! Já o damasco talvez ficasse melhor com um queijo menos forte, poderia ser um cottage temperado ou queijo de cabra.


Pra complementar a decoração, fiz os cones usando padronagens que criei na hora e plaquinhas listando os ingredientes de cada sanduíche. A inspiração das padronagens e cores partiram de um guardanapo de papel listrado que comprei pra usar na festa. Até as gérberas tinham os mesmos tons de amarelo, laranja, vermelho e rosa. Pra rechear os cones usei um mix de frutas secas: amêndoas, castanhas de caju, passas, amendoim e castanha do Pará. Na hora de arrumar a mesa, percebi que não sabia como deixar os cones em pé mas logo surgiu a idéia de colocá-los nos copinhos pra vela de réchaud. E deu certo!
Terminada a arrumação da mesa, só faltou acender as velas, perfumar a casa, colocar um CD de bossa nova e esperar os convidados pra mais uma noite de bom papo, risadas gostosas, boa comida e cerveja gelada!


Pra fazer os cones é bem fácil e rápido! Você vai precisar de uma folha de papel liso ou estampado dos dois lados. Nesse caso, escolhi uma padronagem bem bonita em tons de verde criada pelo meu talentoso amigo e designer Wagner Campelo (http://padronagens.wordpress.com). Separe também um rolo de fita dupla-face (com cola dos dois lados) e uma tesoura ou um estilete.

2. Comece a enrolar o papel no sentido indicado na foto até colar toda a fita.
3. Seu cone está pronto pra ser recheado com biscoitos, castanhas, chocolates, balas, brindes e etc. É só soltar a imaginação e ser criativo!


