1. Misturadores de drink de vidro comprados na americana Pier 1; 2. Vela tailandesa e 3. Mini-móvel indiano da World Market; 4. Recipiente pra azeite da Pier 1; 5. Lata em metal francesa da ilustradora Valérie Nylin; 6. Pentes que comprei na viagem à China; 7. Espelho com trabalho em marchetaria da loja Moldura Certa, em Botafogo; 8. Porquinho abridor de garrafa de vinho da Pylones; 9. Talheres pra salada indianos da Pier 1; 10. Carteira comprada no Mercado Mistureba; 11. Bandeja tailandesa comprada da Portico, loja chilena; 12. Pratinho português que ganhei de presente da minha mãe; 13. Trio de enfeites indianos da Pier 1; 14. Capa pra passaporte da Pylones; 15. Vela francesa feita de pedra-sabão; 16. Meu perfume favorito "Be delicious" da Donna Karan; 17. Escova pra louça Pylones; 18. Caneca pintada à mão comprada em Santa Tereza; 19. Ovos de pedra sabão do Quênia comprados na Marshalls, EUA; 20. Sandália da Nativa; 21. Porta-velas que comprei na Finlândia; 22. Toca de banho chilena da Casa & Ideas; 23. Vaso pra saquê que trouxe do Japão; 24. Quadrinho idem; 25. Abridor de garrafas comprado em Bergen, Noruega.
1. Lanterna indiana comprada na Marshalls, EUA; 2. Detalhe de bandeja marroquina comprada na ILIÁ, no Jardim Botânico; 3. Sachê de patchwork feito por uma amiga; 4. Caixinhas de jóia que minha avó trouxe do Marrocos; 5. Detalhe da moldura de espelho comprado na Tunísia; 6. Porta-retrato indiano comprado no Chile (Casa & Ideas), 7. Brincos da Parceria Carioca (Shopping da Gávea); 8. Bandeja tailandesa comprada no Chile (Portico); 9. Túnica tunisina; 10. Bolsa da Arezzo; 11. Porta-moedas e chaveiro tunisino; 12. Caixa de madeira polonesa comprada numa feira de rua em Nova Iorque; 13. Íma de geladeira comprado em Washington DC; 14. Móvel indiano da Terra Nossa (Centro do Rio); 15. Vela tunisina; 16. Facas pra aperitivos trazidas dos EUA; 17. Espelho indiano comprado no Chile (Portico); 18. Mini-móvel indiano comprado nos EUA (World Market); 19. Caminho de mesa argentino comprada no shopping Buenos Aires Design); 20. Colar comprado na Tunísia; 21. Pratinho português, presente da minha mãe; 22. Espremedor de limão da Alessi comprado em Oslo, na Noruega; 23. Bolsa da Bath and Body Works (EUA); 24. Hidratante de lavanda idem; 25. Almofada comprada na loja chilena Casa & Ideas.Atualmente a tendência mostrada pelas revistas de decoração é que a casa tenha a cara do dono e é possível misturar peças de épocas, estilos e materiais diferentes e ainda obter um resultado harmônico. Fotos de família, objetos garimpados em brechós, adesivos nas paredes e móveis antigos também são bem-vindos. Pessoalmente não gosto muito de ambientes minimalistas e monocromáticos. Acho que ficam parecendo um estande de venda.
Pra decorar gosto de peças étnicas, típicas de uma determinada região. Por isso, adoro fazer compras em viagens! Enquanto muitos viajantes dão prioridade às compras no Free Shop e procuram sempre as mesmas grifes, eu prefiro descobrir o artesanato típico da região, o que só posso encontrar ali e em nenhum outro lugar. Por isso fiquei maluca quando fui à Tunísia ano retrasado! O país fica no norte da África e tem tradição muçulmana. Conhecemos alguns "souks", os mercados árabes, onde vendedores literalmente brigam pela atenção dos passantes, dizendo que sua loja é a mais barata. A língua não parece ser um problema porque ouvimos a mesma frase em árabe, francês, inglês, italiano, espanhol, alemão e até mesmo em português! Havia uma infinidade de bandejas, espelhos, castiçais, copinhos de chá, amuletos, pulseiras, colares, pashminas, tâmaras, túnicas e uma infinidade de bugingangas. Eu estava no paraíso! Queria fuçar todos os cantinhos e esmiuçar cada prateleira empoeirada pra encontrar as lembranças perfeitas! Voltei com a mala mais cheia do que de costume e trouxe muitos presentes pros amigos. E como é legal olhar os objetos na estante lá de casa e instantaneamente lembrar das situações e lugares onde estive...
Fotos tiradas em Sidi Bou Said e em Túnis, capital da Tunísia, em Setembro de 2007.
Li o título de um post do blog LA CUCINETTA (www.lacucinetta.com.br) com o qual me identifiquei : "Novas tralhas: a melhor parte de qualquer viagem!" Não acho que seja realmente a melhor parte, mas pra mim, sem dúvida, separar um dinheirinho pras compras faz parte do meu planejamento de férias!
Também gosto de móveis antigos que passam de geração em geração. Minha avó materna tem um bar espelhado dos anos 40 que está prometido pra mim! Tem pés palito e um trabalho lindo em marchetaria, formando losângos nas duas portas. É tão legal imaginar que aquele móvel está na minha família há gerações e que um dia será meu... Em casa tenho algumas telas pintadas pela minha mãe, além dos mosaicos que ela faz. Tenho também uma colcha de fuxico e um colar comprado em Portugal nos anos 50 que pertenceram à minha bisavó. Alguns quadros com fotografias do meu amigo Wagner Campelo (http://www.flickr.com/photos/wcampelo/) decoram meu quarto. Acho que assim é possível guardar um pouco da minha família, dos meus amigos e também um pedacinho do mundo na minha casa. Pra mim isso é muito acolhedor. Numa visita recente ao Chile, tive a oportunidade de conhecer uma das casas onde morou o poeta chileno Pablo Neruda. A residência é mais conhecida como LA CHASCONA, em uma referência a sua última mulher, Matilde, e seus cabelos despenteados. A casa funciona hoje como um museu onde estão expostos vários objetos pertencentes ao poeta, a maioria trazidos de suas viagens ao redor do mundo. Um ponto alto é a sala de jantar e foi lá que avistei copos coloridos lindamente trabalhados. A guia nos explicou que Neruda adorava beber nesses copos porque achava que suas cores davam sabores diferentes à água. Ai, que liiiiiindoooooo! Realmente digno de um poeta! A casa é muito aconchegante, nada minimalista e cheia de detalhes. Do jeitinho que eu gosto! A seguir, algumas fotos:

Fotos do interior e da parte externa de uma das casas de Pablo Neruda.
La Chascona
Fernando Marquéz de la Plata 0192 , (Providencia) Santiago, Chile
phone: +56 2 777 8741
fax: +56 2 737 8712
E a sua casa, como é? Você gosta de decoração? Tem o hábito de ler revistas sobre o assunto? Gosta de misturar peças modernas e antigas, ousadas e conservadoras? Escreve pra gente contando!
Pra quem quiser dar uma espiadinha, fiz uma lista dos sites das lojas que mais gosto. Às vezes, encho o carrinho de compras virtual só pra sentir o gostinho!!!!