quarta-feira, 18 de março de 2009

Preparando uma "Happy Hour" temática parte II

Semana passada mostrei o convite virtual que mandei pros meus amigos, convidando-os para a Happy Hour da sexta-feira 13 lá em casa. Depois da criação da "logomarca" do evento, era hora de partir pras peças que enfeitariam a mesa, a porta de entrada do apartamento e as embalagens dos brindes. Primeiro me concentrei na placa da porta de entrada, que foi praticamente uma adaptação do convite virtual.

seta13

Tive a idéia de colocar os 4 amuletos pendurados para que, ao chegar, os convidados pudessem participar da brincadeira, fazendo o que sugere o cartaz: "Pegue um amuleto e entre por sua própria conta e risco".
 
DSC05601
Pra dar um toque inusitado e contrabalançar com o aspecto sombrio do evento, desenhei um mosaico com os amuletos coloridos e pensei em usá-lo como porta-copos personalizado. Fui pesquisar o melhor material e resolvi usar placas de papel pluma – uma espécie de isopor fininho prensado – como base. Cortei quadrados de 9 cm x 9 cm e colei neles o mosaico. Pra completar as peças que dariam a cara do evento, fiz uma placa para mesa com a "logomarca" na frente e o mosaico de amuletos no verso. E como era também aniversário do meu amigo Wagner, resolvi distribuir lembrancinhas aos convidados, como numa festa de aniversário infantil! Comprei bolsinhas de papel na cor prata e nelas amarrei as etiquetas pretas com fita. Procurei por amuletos pequenos que coubessem nas embalagens, mas logo desisti porque não gostei de nada do que vi. Foi aí que minha amiga criativa Verônica sugeriu que eu usasse moedinhas de chocolate. Amei a idéia e fomos juntas na Kopenhagen comprá-las! Pra incrementar ainda mais a Happy Hour resolvi comprar um pedaço de cetim preto para usar como toalha na mesa de centro e algumas lantejoulas prateadas pra dar um toque de brilho. Era também a oportunidade ideal para estréia das minhas cadeirinhas, originalmente marcadores de lugar na mesa de jantar. Como na minha pequena mesa só cabem quatro pessoas bem apertadas, resolvi adaptá-las pra servirem de apoio às plaquinhas com a descrição dos belisquetes. E deu certo! No mais, velas (sempre!) e, lógico, as comidinhas!

DSC05581
DSC05586
DSC05591
 DSC05592DSC05559
DSC05557

Como já escrevi aqui, eu não sou boa na cozinha, não tenho muita paciência pra preparar comidas elaboradas e sinto enorme resistência em seguir receitas passo-a-passo. Gosto de fazer as coisas "de olho" e ir provando aos pouquinhos. Sendo assim, fui procurar no meu baú de referências, comidinhas fáceis e bonitas, é claro! Lembrei que há algum tempo vi num dos sites que frequento um móvel do tipo buffet enfeitado com garrafas de vinho, decantadores, potes cheios de rolhas e – repare no cantinho esquerdo – um copo de vidro com grissinis envoltos em presunto de parma amarrados com uma folhinha de alecrim fresco. Pronto: petisco número um resolvido! Como petisco número dois, lembrei que no primeiro aninho do meu sobrinho Gabriel, meu pai contratou um buffet que ele já conhece há tempos, o da Lilia Fortuna (http://www.liliafortuna.com.br/). Ela elaborou uma massa folhada recheada de brie, damascos, castanhas e passas. Achei uma delícia e resolvi adaptá-la à minha falta de talento culinário, eliminando a massa folhada. O resultado é o tradicional brie derretido com geléia de damasco acrescido das castanhas, passas e damascos inteiros. Pra completar o cardápio principal, encomendei uma deliciosa quiche de alho poró à minha amiga Andréa Braga (9154-5233 ou 3761-1257). Complementando o cardápio principal, cubinhos de queijo minas padrão pra serem mergulhados na mostarda Dijon à l´Ancienne, azeitonas pretas e biscoito pimentinha.
 
grissini 
Pra beber, resolvi experimentar uma receita de sangria feita com vinho branco, cointreau, suco de laranja, soda limonada, maçãs, uvas, laranja, pau de canela, hortelã e açúcar. Deixei o vinho branco com as frutas, o hortelã e a canela na geladeira de véspera para que fosse absorvendo os sabores. Na hora de servir, adicionei a soda e o suco de laranja, além de algumas pedras de gelo. O ideal é servir bem geladinho. As rodelas de laranja liberam um aroma bem fresco e agradável na sangria. E o hortelã deixa a bebida ainda mais refrescante.

Na sexta-feira 13, saí do trabalho direto pra casa com a quiche na mão e comecei a colocar os petiscos em seus devidos lugares. Na véspera tinha deixado na geladeira o grissini com o parma enroladinho. Não cometam o mesmo erro! Na hora de servir, o grissini absorveu a umidade do presunto e a parte do biscoito que ficou em contato com o presunto amoleceu. Felizmente o resto do grissini continuou crocante e o belisquete não foi um fracasso total!
 
Aproveitei a oportunidade para usar as duas bandejas de vidro que comprei por R$12,50 cada uma, num mercado popular em Parada de Lucas. Gostei muito do efeito conseguido pelo contraste do vidro trabalhado com a toalha de cetim preta. Mais um exemplo pra ilustrar a minha teoria de que o que é bom e bonito não precisa ser caro! Numa delas coloquei a quiche enfeitada com algumas pimentas vermelhas e na outra, o brie com os complementos.
 
Numa outra bandeja de vidro com pés cromados (comprada no mesmo mercado popular já citado por oito reais!!!), coloquei as taças junto com algumas velas de réchaud, lantejoulas prateadas e as quatro lembrancinhas. A inspiração veio da edição de novembro/2008 da revista Casa Cláudia, onde havia uma matéria que mostrava uma mesa de Natal linda e pouco convencional.
 
Com a mesa pronta, velas acesas e perfume ambiente, era só esperar os convidados chegarem. Aliás, meu amigo Wagner foi o primeiro e, à medida que eu colocava a mesa, ele ia clicando os pratos. Adorei as "fotos artísticas" que ele tirou com closes interessantes, ângulos inusitados e foco nas texturas. Você pode conferir agora algumas dessas imagens:
 
sexta13_014
ATgAAABJlYTxtM-Gt3bjjUok7CNKrRdSGkF5NOEgdPbjNC8-pOAe7R1aNFjQms8G6aUIED3RykThs53Qix1-bQBRCzLfAJtU9VB9OpmYmZ9t5XZI-Gj2uS7YlQikuA
DSC05782
sexta13_002
sexta13_003
sexta13_005
sexta13_007
ATgAAABWm13TwzhisuCbk5QyDeNJ8UJgS2xsG-HCCrtg_s6RtqbuyJQrcZt0OHmMjZMB6KT828UBauMLpioMEtUNXl5iAJtU9VBdMjGtxObMZsmtyPWQSKhvcivYZw
ATgAAADu91DhR_gjdgeNAI09mbttr2p2sTgoT_yVzTpc8R9YD7NP8EGXUdL-DzF5jUHCsPvjo8hIh8Fo7OHWawtqCavsAJtU9VB-EUdhqxKm-5lIMe8JYaYRg_3Xaw
ATgAAADNNIr6LWNUpA80yDigU--nLAhJaAzGpI0aQ_-xJG9ERF4CSPw8Z8ioBfVKyTK3jnunoi33t20HpGBE9v-q3GBFAJtU9VAxWitZs1cgmYTDLeDK2akzCFBnwg
 
sexta13_012
 
sexta13_009
ATgAAADxrgBDdVzmE12ORAVlWcvpFnIQjMcJUTvTinaTYtXqTySso9nNa9RD-ReJidgHItvfzlYWyb6lYujABW91EDzsAJtU9VCRPJjk71YIYFvzAo3QdtNf21-hyg
A natureza colaborou pra dar um clima sombrio à nossa Happy Hour. Pouco tempo depois de chegar em casa, raios e trovões clareavam os céus e uma forte chuva caiu. Cheguei a achar que ia faltar luz! A rua onde moro alagou e fiquei com medo que meus amigos não conseguissem chegar. Alguns vieram um pouquinho atrasados mas, felizmente, todos compareceram e tivemos mais um encontro bem divertido! No final da noite, prometemos que vamos repetir a dose com mais frequência esse ano. E é claro que compartilharei tudo aqui com você!
 
Você gosta de festas? Costuma receber os amigos em casa ou prefere encontrá-los em território neutro? Tem alguma dica de um petisco rápido que eu possa deixar pronto de véspera sem comprometer o resultado na hora de servir? Vou ficar muito contente de ouvir novas idéias e sugestões pra experimentar no próximo encontro!
 
Receita dos porta-copos

Pra fazer porta-copos personalizados pro seu evento você vai precisar do seguinte material:
 
1. papel pluma;
2. impressão no tamanho de 9 cm x 9 cm;
3. cola em spray;
4. estilete;
5. papel contact transparente.
 
material_completo_copy

Comece colando o papel contact transparente no material que você imprimiu. Depois passe a cola spray no verso da impressão e cole no papel pluma. Use o estilete pra cortar o conjunto. E é só! Seu porta-copos exclusivo está pronto! Se você quiser, pode colar outra impressão no verso do papel pluma e, assim, ter um porta-copos que pode ser usado dos dois lados.

Bonfa ass