terça-feira, 6 de julho de 2010

Preparativos para a Festa de Outono e ideias para um jantar romântico

Na semana passada eu comentei que estava pensando em preparar uma festinha de Outono/Inverno, lembram? Na verdade, eu pretendo organizar duas festas para dois grupos de amigos diferentes: uma de OUTONO e outra de INVERNO. Apesar de o inverno já ter chegado, quero aproveitar o tema das duas estações para poder usar cores, materiais e padronagens distintas em cada um dos eventos.

Tudo começou com a sugestão da minha amiga Andréa de fazermos um “Queijos e Vinhos” lá em casa. Gostei da ideia e comecei a pensar em como eu poderia incrementar essa reuniãozinha.


Há algumas semanas, passei um final de semana bem agradável em Teresópolis e, em meio ao verde da serra e ao céu extremamente azul e limpo, percebi que os pinheiros estavam carregados de pinhas.

Tive uma ideia: fui até à casa, peguei uma sacola e comecei a selecionar as pinhas mais bonitas que encontrei espalhadas pelo chão, além de algumas outras que usamos para alimentar o fogo da lareira que acendemos à noite.

Também notei que haviam caído muitas folhas de Plátano (Maple) e separei as mais inteirinhas para usar de alguma maneira na festa.


Nas fotos acima, vocês podem ver parte do resultado da minha coleta!


Quando cheguei em casa no Rio, lembrei que o caminho de mesa que uso regularmente na mesa de jantar tem tons outonais (verde musgo, amarelo, laranja, vermelho e marrom), além de uma padronagem que lembra essa estação.

IMGbonfa
Eu adoro esse caminho de mesa!!!! Acho que é o mais bonito que eu tenho em casa e essas cores são predominantes na sala inteira. Na foto acima, vocês podem ver os detalhes da peça que escaneei e depois imprimi em papel offset de 90 g/m2 comum.


Foi por acaso que descobri que minha impressora não deixa margens na folha A4! Como ela é relativamente nova, eu não sabia que possuía esse recurso. Trata-se de uma HP Deskjet F4480 e até o momento estou muito satisfeita com a qualidade da impressão.

Cortei a folha de papel A4 ao meio e usei cada metade para decorar os vidros que comprei para o dia do DESAFIO COQUETEL e que também enfeitei para produzir um arranjo com frutas durante os jogos do Brasil na Copa.


Em seguida, enchi-os de pinhas e o arranjo de mesa ficou pronto!

Penso em usar as pinhas menores com base estável para sustentar placas que servirão para identificar as comidinhas servidas no dia da festa, como algumas sopas, quiches e sanduíches, além dos queijos e vinhos.


Encontrei esses vasos de vidro com textura de pequenas bolhas e acabamento rústico na mesma loja onde comprei as petiqueiras usadas na FESTA ALEMÃ. Cada um custou 5 reais e são bem versáteis. Ao invés de usá-los como vasos de flores, resolvi colocar algumas pedrinhas no fundo e preencher o resto da peça com água para depois inserir uma vela flutuante e obter o seguinte efeito:


Minha inspiração para desenvolver o arranjo acima veio desse post do blog TRECOS E APETRECHOS DA FRAN. Adorei as ideias que ela postou e tentei adaptar uma delas, mas ficou faltando a florzinha…

Para completar a decoração dos vasos, imprimi a “padronagem-tema” da festa em outra folha de papel A4, que dessa vez cortei em quatro partes iguais.

Envolvi os vasos com essa faixa estreita e eles ficaram prontos para serem usados no dia da festa!

Com o quarto vaso que comprei, resolvi fazer um arranjo diferente e completei-o com pedrinhas laranjas antes de inserir um galho seco pintado com tinta marrom e uma camada de verniz semi-brilho. Eu já tinha esse galho em casa porque usei-o pela última vez na HAPPY HOUR DA PRIMAVERA. Dessa vez quero fazer uma árvorezinha um pouco diferente. Tentei pendurar algumas pinhas, mas achei o resultado muito bruto. Ainda estou pensando no que posso colocar aqui. Talvez use as folhas de Plátano ou então desenhe algumas folhas inspiradas na padronagem do caminho de mesa… O que vocês sugerem? Será que se eu comprasse tinta spray em tons de laranja, vermelho e amarelo e pintasse as folhas secas, o resultado seria interessante?

Por último, me inspirei em algumas das lindas luminárias que participaram do concurso e resolvi customizar duas cúpulas usando a imagem do caminho de mesa que escaneei.

Nesse caso, preferi fazer a impressão em papel offset ao invés de usar o vegetal. Acho que o papel fosco dá a impressão de que a luminária é realmente feita de tecido.

Ideias para um jantar romântico

Encontrei essas taças de cristal, que são grandes demais para licor e pequenas demais para vinho, no supermercado MUNDIAL por 7 reais cada. Achei que elas tinham o tamanho perfeito para servir sobremesas cremosas ou entradinhas charmosas e comprei as seis que estavam na prateleira.

Na semana passada, preparei um jantarzinho romântico em casa e usei essas peças. Mas antes disso, pesquisei algumas comidinhas que poderia servir dentro delas e experimentei maneiras diferentes de utilizá-las, como nos exemplos a seguir.

Totalmente inspirada pela Anita e as lindas bases de metal que ela usou nesse post, resolvi ir à procura de algo semelhante aqui em casa e encontrei esses pratinhos fofos e bem coloridos que uso para servir azeite aromatizado e fazem parte de um conjunto que inclui um galeteiro. Quando percebi que as taças couberam perfeitamente dentro deles, resolvi usá-los como base para meus verrines! Na foto acima, separei esses garfinhos porque pensei em colocar nas taças queijo temperado com ervas, pimenta e azeite aromatizado. Nesse caso, esse tipo de “talher” seria a melhor opção para comer a entradinha.

Havia também a opção de servir uma sopinha ou creme de legumes de entrada e para isso, uma pequena colher é mais útil e prática. O mesmo acontece no caso de uma sobremesa cremosa como uma mousse, por exemplo.


Também achei interessante a possibilidade de decorar as taças usando frutinhas espetadas nessas peças de metal, como cerejas ou uvas sem caroço. Eu poderia usar essa ideia para servir um pequeno drink ou até mesmo uma salada de frutas.

Lembram das colheres que eu trouxe da viagem à Alemanha e que a Fabi ganhou no CONCURSO DE FOTOS DE VIAGEM? Pois é, tenho 6 dessas colheres de degustação e experimentei colocá-las na petisqueira quadrada com 4 divisórias que custou 3,95 reais e mostrei pela primeira vez no dia da FESTA ALEMÃ. As colheres precisavam de um apoio e gostei do efeito que a base de vidro proporcionou. Para o jantar romântico, eu pensei em colocar nas colheres um aperitivo feito com tomate cereja recheado.

Na petisqueira retangular contendo três divisórias, pensei em servir um mini fondue de chocolate com frutas, usando um dos espaços para os garfinhos, outro para as frutas e o último para o chocolate derretido.

Na semana anterior à do jantar, recebi mais alguns exemplares da revista TOUT SIMPLEMENT CLODINE, enviados por uma amiga brasileira que mora no Canadá. Eu adoro a revista e ela vem sempre recheada de comidinhas apetitosas e fotos deslumbrantes. É uma ótima fonte de inspiração!

Na última edição, encontrei essa sugestão de petisco feito de damasco e amêndoa envolto por uma fatia de bacon.


E essa abobrinha recheada com tomate, queijo de cabra e ervas frescas não parece deliciosa? Foi dessa maravilhosa revista que tirei algumas inspirações para o jantar romântico que mostrarei a vocês aqui na segunda-feira!

Um grande beijo e uma linda semana!!!!

Bonfa ass