Outro dia fui rever algumas fotos que pertencem ao meu álbum do Orkut intitulado “LISTA DE DESEJOS…E CONQUISTAS” e lá estava ela: uma belíssima imagem capturada da Internet que mostra um balão sobrevoando a inigualável região da Capadócia, na Turquia.
Já mencionei em um post anterior que a Turquia está no topo da lista das viagens que pretendo fazer na vida, né? Pena que a lista do Marcelo é um pouco diferente da minha e o país está lá no terceiro ou quarto lugar… Sendo assim, acho que vai demorar um tempinho até que eu possa realizar esse sonho antigo que vem sendo alimentado desde que conheci um colega de trabalho chamado Adonis no início dos anos 90, cujo passaporte era repleto de carimbos. Ele me mostrou algumas fotos de Pamukkale e foi aí que me apaixonei por esse lugar fantástico que abriga uma paisagem aparentemente extraterrestre. Deve ser um passeio sensacional de tirar o fôlego! E, se eu dia eu puder estar diante de tamanha maravilha, sei que vou chorar e muito. Sempre me emociono ao ver tanta beleza produzida pela natureza e me sinto verdadeiramente abençoada e agradecida quando essas oportunidades surgem na minha vida.
Bom, voltando ao tema do post de hoje, quero apresentar a vocês a simpaticíssima, viajadíssima e lindíssima Fê Costta, que conheci por meio de pesquisas no Google sobre algum destino de viagem que nem lembro mais. A Fê é brasileira, mora em Dubai, se descreve como “turista profissional” e viaja por lugares super interessantes e exóticos, além de fotografar muito bem.
A Fê Costta realizou meu sonho de sobrevoar a Capadócia em um balão, além vários outros sonhos de viagem também, pra falar a verdade. O blog dela é uma fonte de consulta perfeita para quem gosta de se aventurar em destinos mais exóticos, como eu!!!!! Vamos acompanhar o relato da Fê?
Às 4:30 da manhã o despertador toca. Para qualquer pessoa, é a pior das trilhas sonoras, principalmente num horário destes. Para mim, soava como a voz de um anjo! Finalmente chegava a hora de realizar um sonho antigo: voar de balão sobre a Capadócia!
Ainda estava escuro quando deixamos o hotel. Após curvas sinuosas, nossa van estacionou numa clareira de onde os balões levantariam vôo. Ali já estavam concentrados outros turistas, todos em volta de uma grande fogueira que tentava espantar o frio de 12 graus que fazia em setembro. Um chocolate quente e o típico chá de maçã turco eram a mais perfeita companhia para aquela manhã.
Pouco a pouco os balões iam tomando forma. A equipe inflava-os rapidamente. O céu já estava mais claro e nos permitia ver em volta as lindas formações da Capadócia. O simpático guia começa a nos explicar o que ia ser visto e qual era o procedimento de segurança. Pronto, era a chegada a hora! Um misto de medo e ansiedade tomava conta de mim...
Fui a primeira a subir no cesto, na tentativa de garantir um lugar que permitisse os melhores ângulos. Ledo engano de principiante! Nem me dei conta que estava ao lado do piloto e assim, metade da minha vista seria afetada pelas manobras do mesmo. Para piorar, as chamas ficavam logo sobre minha cabeça, o que no início pareceu confortável devido ao frio, mas depois se mostrou traiçoeiro e por pouco não fritava meus miolos! rsrs Me reacomodei e a viagem começou.
Suavemente o balão foi ganhando altura. O céu já estava claro e multicolorido, com mais de 100 balões a voar por ali. Um azul infinito e limpo contrastava com a rosada Capadócia. Aos poucos os primeiros raios de sol iam surgindo, deixando aquele momento ainda mais encantado! O balão voava delicadamente ao sabor do vento e diante nós, os mais incríveis ângulos daquele que é um dos lugares mais mágicos do planeta!
O sol nasce e é um espetáculo admirá-lo lá de cima! Se tivesse que resumir este passeio em uma palavra, seria sublime! Sem dúvida uma das sensações mais mágicas que já vivi na minha vida! E todas as 15 pessoas que dividiram o balão comigo tinham estampado na cara esta sensação, mesmo as que demonstraram medo no início. Depois de uma hora de vôo, o balão pousa tranquilamente e a equipe já nos aguarda para a entrega dos certificados e o tradicional brinde de champagne! Que aventura espetacular! Sem dúvida, unforgettable!!
Dicas: são diversas empresas que fazem o passeio, mas atente para ao profissionalismo e segurança delas. Eu pesquisei bastante e elegi como a melhor a Goreme Balloons. São de fato, excelentes no que fazem! O preço é 150 Euros por pessoa e juro que vale à pena cada centavo! Mesmo que vc faça o passeio no verão, não deixe de levar um agasalho, pois na Capadócia as temperaturas caem bastante durante à noite.
PS: Outro dia, deparei-me com uma lista de coisas que todo ser humano deveria fazer ao menos uma vez na vida e, dentre as poucas opções, lá estava "voar de balão"... Não é que o autor tinha razão?! Se eu morresse hoje, já morreria realizada!... (anyway, vamos isolar na madeira! rsrs)
…………………………………………………………………………………………………….
O texto de hoje já havia sido publicado pela Fê em seu blog de viagens que eu recomendo muito a vocês. Trata-se do http://www.viaggio-mondo.com/ e vale a pena viajar através das lindas imagens presentes no blog. Ah, dêem uma olhada também no seguinte post da Fê sobre Pamukkale, fico arrepiada só de pensar na beleza e magnitude desse lugar:
http://www.viaggio-mondo.com/2009/12/pamukkale-o-castelo-de-algodao.html
É imperdível!!!!!!
Agradeço à Fê Costta por ter me permitido reproduzir o texto original e sua experiência aqui, me dando a oportunidade de compartilhar esse passeio incrível com os leitores do CASOS E COISAS DA BONFA.
Um grande beijo e um lindo final de semana pra todos! Aposto que hoje à noite vou sonhar que estou voando!!!!!