Bom dia, pessoal!!!! À medida em que eu ia escrevendo esse post, a lembrança do sabor dos pratos que experimentei durante a viagem voltava à minha memória e me deixava com um gostinho de “quero voltar”…
Pesquisamos restaurantes recomendados pelos DESTEMPERADOS, como de costume, além de bares e pubs sugeridos por outros viajantes. Quando comecei a elaborar o post, não sabia como classificar os restaurantes por categorias e achei melhor organizar o relato das nossas peripécias gastronômicas dividindo-as entre os bairros da capital chilena. Sendo assim, o primeiro é…
BELLAVISTA
Bellavista é um bairro descolado e boêmio. É lá que fica a LA CHASCONA, última residência do poeta PABLO NERUDA. Acho que é um passeio imperdível e foi por meio desse lugar interessantíssimo cheio de referências ao mar, que descobri que o artista tinha algo em comum comigo: ele não era minimalista e adorava expôr em casa objetos garimpados durante suas viagens pelo mundo, além de presentes de amigos. Gosto muito de peças que lembram lugares e pessoas, como também já disse Danuza Leão.
Seguindo uma das sugestões dos DESTEMPERADOS, conhecemos o COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE e amamos a experiência!!!! O lugar é bem pitoresco e tivemos a sorte de ocupar um lugar no mezzanino, de onde pode-se avistar todo o restaurante, incluindo a claraboia e a charmosa fonte que fica no térreo. Não precisamos fazer reserva porque jantamos cedo, por volta das 19 hs.
Assim que vi esse prato de peixe flamejante, lembrei do meu pai. Ele adora essas coisas extravagantes e escalafobéticas e imaginei que ele adoraria a performance…
Como o Marcelo é carnívoro, pedimos a seguinte entrada: AJÍ RELLENO DE SONORA, que tratava-se de pimentão recheado com filé mignon e jamón serrano gratinado com mussarela. Amamos!!!!! Mas cuidado com a pimenta, gente! Eu adoro comida picante, mas sei que nem todos se animam a provar pratos bem calientes…
Como prato principal, eu pedi o FILETE AO LODO, um generoso medalhão de filé grelhado com cogumelos ao molho de vinho e cebolas adocicadas, além de batatas doces “bem doces”, segundo o texto do menu. O Marcelo optou pelo FILETE DE VIGOR Y PASSIÓN, envolto em bacon e queijo com molho de três pimentas e legumes sautée. Estava tudo perfeito e bem farto, mas ainda sobrou espaço para a sobremesa…
Pedimos AMOR ENTRE BLANCOS Y NEGROS, composto por brownies preto e branco com mousse de cream cheese, amêndoas e frutas vermelhas. Pra falar a verdade, eu achei a descrição do prato mais suculenta do que a sobremesa em si. Mas em geral, nossa impressão foi super positiva!!!!
O bairro é cheio de bares e pubs e aproveitamos algumas dicas para conhecer o BUDAPEST, onde experimentamos a cerveja artesanal DIE M, que me agradou mas não me marcou.
Já a inglesa YOUNG’S do tipo STOUT com aroma de chocolate ficou na minha memória gustativa. Apesar de não ser adocicada, o sabor é delicioso e a cerveja é bem encorpada, do jeito que eu gosto!!!! Provamos a bebida no bar DUBLIN.
Ah, o PATIO BELLAVISTA… tenho ótimas lembranças desse lugar onde estive com algumas amigas na capital chilena pela primeira vez em 2008. De lá pra cá, eu tive a impressão de que o shopping/centro gastronômico cresceu bastante e conta com restaurantes perfeitos para uma refeição completa ou simplesmente um drink acompanhado de belisquetes.
Foi o que fizemos no bar LA CASA EN EL AIRE, onde provamos o primeiro PISCO SOUR da viagem e comemos uns legumes crocantes com molho de palta (abacate).
O Patio Bellavista também fica bem animado e colorido à noite. Amei as luminárias da foto à direita!!!!
De volta da viagem ao DESERTO DO ATACAMA, encontramos meus pais em Santiago e conhecemos o restaurante EPICÚREO. Foi uma escolha às cegas que teve um ótimo resultado. Adoramos os pratos, o atendimento e a ambientação.
Como cortesia, provamos um amuse bouche composto de tartar de atum com um legume crocante.
Meu pai pediu um cordeiro cozido no próprio suco com purê de ervilhas e alho-poró ao curry, que estava muito macio e saboroso.
Meu prato de ravioles negros com recheio de Centolla (king crab) e molho de mariscos com camarões estava sensacional!!!! Foi uma das minhas melhores refeições nessa viagem!!!!
Minha mãe e minha avó dividiram o Mero com molho de maracujá, purê de batata e legumes.
Pra variar, não resisti aos encantos do jardim de inverno/lounge e do banheiro com pastilhas coloridas e tive que registrar as imagens pra compartilhar aqui com vocês. Afinal, também adoro restaurantes bem decorados de maneira interessante e criativa!!!!
YUNGAY
O Marcelo descobriu o BOULEVARD LAVAUD na internet e sugeriu que passássemos por lá pra conferir a dica. Eu fiquei simplesmente encantada com a decoração do restaurante e saí clicando tudo o que eu vi pela frente com a anuência e o incentivo do gerente do restaurante, que delícia!!!!
O Boulevard Lavaud é, além de restaurante, um antiquário, e todas as peças expostas estão à venda. A história da casa começou em 1868 como uma barbearia de origem francesa e, se tiverem curiosidade, vocês podem ler a interessante trajetória desse estabelecimento aqui:
http://www.boulevardlavaud.cl/historias.html
Detalhes da escadaria que leva ao segundo piso
O armário da foto acima é, na verdade, a porta de entrada para o banheiro feminino e a gaveta é falsa. Achei super curioso e inusitado, a minha cara!!!!!!!!!!!!
É possível encontrar um pouco de tudo no restaurante/antiquário e a cozinha fica no segundo andar. Preferimos nos sentar no andar térreo e eu pedi um Pisco Sour feito com limão peruano (mais amargo) e angostura. Hummm, delicioso!!!! Foi o melhor Pisco que provei no Chile.
Para comer, optei por camarões empanados com salada verde, molho de limão e fatias de abacate. Adorei e fiquei mal acostumada: desejei que todos os meus pratos dali em diante tivessem abacate na versão salgada!!!!
Ao lado do Boulevard Lavaud, existe uma mercearia em funcionamento decorada com peças antigas. O pessoal do restaurante foi super simpático e nos convidou a conhecer o lugar, mesmo estando fechado àquela hora do dia.
LAS CONDES
Na volta do passeio ao DESERTO DO ATACAMA, ficamos hospedados no hotel RADISSON próximo ao badalado restaurante ASTRID Y GASTÓN, presente também no Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Espanha, México e Argentina.
O restaurante já me conquistou logo na apresentação da mesa, decorada com esse lindo sousplat!!!! A cozinha é aberta e podemos observar tudo o que acontece lá dentro.
Eu pedi o linguini com centolla de Punta Arenas a la huancaina de rocoto y caviar de salmón… MARAVILHOSO!!!!!
O Marcelo foi de Bife Americano a las brasas con su encebollado y bearnesa de huacatay, papitas fritas nativas en texturas.
Não me empolguei muito com a aparência do prato mas, segundo o Marcelo, ele também estava maravilhoso.
A sobremesa do Marcelo foi a seguinte: Esfera de chocolate derretida con compota de frambuesa, helado de lúcuma y espuma de crema brulée. Copón de arroz con leche al ají amarillo, sorbete de frambuesa con rocoto confitado y espuma de arroz con leche Y canela china.
A minha foi uma espécie de lasanha de frutas com kiwi, abacaxi, morangos e um rolinho crocante recheado com creme de amendoim. Tudo perfeito!!!!!
O post dos DESTEMPERADOS sobre o Astrid y Gastón está aqui:
http://destemperados.blogspot.com/2009/03/as-maravilhas-da-culinaria-chilena.html
O RESTAURANT GIRATORIO é muito popular entre os turistas que visitam a cidade e seu maior atrativo é mesmo a vista da cidade e o fato de que que ele dá uma volta de 360 graus em pouco mais de uma hora.
Pedimos uma entradinha de queijos e frios que estava gostosa, com destaque para o presunto de Parma, cortado bem fininho.
O Marcelo experimentou o GARRON DE CORDERO: Garron de cordero magallanico, sobre arroz silvestre e eu, os CAMARONES ANDINOS: Camarones Andinos, salsa finas hierbas y queso de cabra, arroz perla. Só que pedi pra substituir o arroz por bolinhos de batata. Meu prato estava legal, mas depois de ter conhecido o Astrid y Gastón, não dava pra comparar…
Na nossa última noite em Santiago, bem cansados e com a perspectiva de acordar às 4:30 hs da manhã para voltar ao Brasil, preferimos buscar uma pizzaria nas redondezas e fomos parar na recomendadíssima TIRAMISU.
O lugar estava cheio e tinha uma pequena fila na porta enquanto os outros restaurantes adjacentes estavam praticamente vazios. “Sinal de que a pizza deve ser boa” - pensei e não me enganei.
Além da deliciosa pizza AUTOSTRADA, uma espécie de Margherita, também provamos a cerveja artesanal KROSS nas versões GOLDEN ALE e STOUT. Gostei das bebidas, mas também não ficaram na memória… Talvez o sono e cansaço tenham atrapalhado meu julgamento!!!!
Em Las Condes também fica o FLANNERY GEO IRISH PUB, um bar irlandês que fabrica sua própria cerveja.
Gostamos muito dessas quesadillas de frango servidas com guacamole, sour cream e ají, que é um molho de pimenta bem forte e aromático (virei fã e trouxe alguns pra casa!!!!). Se você preferir pimenta do reino, basta pedir “pimienta”.
As cervejas do tipo STOUT e RED ALE eram as melhores e o lugar serviu como pit stop para uma de nossas longas caminhadas pela cidade.
PARQUE ARAUCO
O PARQUE ARAUCO é um shopping meio fechado/meio aberto com restaurantes simpáticos, cinemas, shows noturnos e lojas de decoração maravilhosas situadas no PISO DISEÑO: Falabella, El Portico, Paris, Casa & Ideas etc.
Passamos no shopping com o objetivo de comprar um casaco na THE NORTHFACE pra que eu pudesse aguentar as baixas temperaturas no Atacama e depois partimos pra devorar um combo bem calórico no TONY ROMA’S composto por…
… dip de alcachofras, espinafre e parmesão com tortilla chips e…
Para beber, uma deliciosa e gigantesca Frozen Margarita de morango!!!!
MERCADO CENTRAL
Quem se aventura no Mercado Central de Santiago se sente em uma viagem pelo Pacífico. Lá a gente encontra seres marinhos bem exóticos como algas, fungos, ouriços e aranhas-do-mar.
Alguns restaurantes exibem pratos prontos em suas vitrines e a vedete é sempre a Centolla, ou King Crab, uma espécie de caranguejo gigante encontrado nas águas gélidas da Patagônia e do Alaska.
Dessa vez, só passeamos e fotografamos, mas na minha visita anterior à cidade, comi um pastel de queijo no DONDE AUGUSTO, o mais famoso restaurante do mercado.
VIÑA DEL MAR
Em Viña del Mar, cidade praiana a duas horas de Santiago, almoçamos no CASTILLO ROSS.
Eu não estava com muita fome e pedi somente um prato de ceviche (iguaria de origem peruana que tem como base peixe cru marinado em suco de limão ou outro cítrico).
Meu pai escolheu uma saladinha de Centolla…
…e minha irmã preferiu camarões ao Pil-Pil, que vem temperados com bastante alho e são imersos em azeite aromatizado bem quente. Tudo estava muito bom!!!!
Pra terminar esse longo e suculento post, deixo aqui duas fotos marcantes: a primeira era meu sonho de consumo nos anos 80, uma FANTA MORANGO!!!!! Ai, como eu queria que ela existisse no Brasil naquela época… Na segunda foto, o Marcelo experimenta o MOTE CON HUESILLOS, uma sobremesa típica feita com suco caramelado, pêssego e uma espécie de grão de trigo. Apesar da aparência exótica, o doce é bem gostoso e é encontrado em várias barraquinhas e/ou quiosques espalhados pela cidade.
Ficou faltando escrever sobre nossas aventuras gastronômicas em San Pedro de Atacama, mas essa postagem já ficou grande demais…isso quer dizer que vai ter Parte 2!!!!
Um grande beijo e uma deliciosa semana pra todos vocês!!!!!